Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13654 |
Resumo: | O presente relatório consiste numa abordagem sobre a importância da utilização da improvisação musical no desenvolvimento de experiências de ensino-aprendizagem em Educação Musical. Durante a execução das experiências de ensino-aprendizagem, realizadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical e no contexto da prática profissional do 1.º e do 2.º CEB, pretendi observar e analisar o desenvolvimento da improvisação musical alcançado pelos alunos, através da utilização da imitação rítmica e da realização regular de exercícios de improvisação. Mediante o problema detetado, no que se refere à realização da improvisação, executada inicialmente pelos alunos, procurei identificar e compreender os motivos que suportaram a existência de reduzida qualidade na realização da improvisação musical, de pouco conhecimento da prática e do conceito. Os resultados obtidos com a aplicação de experiências pedagógicas, poderão evidenciar o contributo que a implementação da improvisação musical acarreta no ensino da Educação Musical, no interesse pela realização musical e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos, ao nível da execução rítmica, da experimentação musical e do acompanhamento musical com instrumentos musicais.This report consists an approach to the importance of using musical improvisation in the development of teaching-learning experiences in Music Education. During the execution of the teaching-learning experiences, carried out in the 3rd Cycle of Basic Education, within the Supervised Teaching Practice in Music Education and in the context of the professional practice of the 1st and 2nd CEB, I intend to observe and analyze the development of musical improvisation achieved by students through the use of rhythmic imitation and regular improvisation exercises. Through the problem detected, with regard to the realization of the improvisation, initially performed by the students, I tried to identify and understand the reasons that supported the existence of reduced quality in the realization of musical improvisation, little knowledge of practice and concept. The results obtained with the application of pedagogical experiences, may highlight the contribution that the implementation of musical improvisation has in the teaching of Music Education, in the interest for musical achievement and in the development of the students’ potentialities, at the level of rhythmic execution, musical experimentation and musical accompaniment with musical instruments. |
id |
RCAP_66cc07a9516a9fd127e22ce18ff73f10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13654 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino BásicoImitação rítmicaImprovisação musicalEducação musicalO presente relatório consiste numa abordagem sobre a importância da utilização da improvisação musical no desenvolvimento de experiências de ensino-aprendizagem em Educação Musical. Durante a execução das experiências de ensino-aprendizagem, realizadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical e no contexto da prática profissional do 1.º e do 2.º CEB, pretendi observar e analisar o desenvolvimento da improvisação musical alcançado pelos alunos, através da utilização da imitação rítmica e da realização regular de exercícios de improvisação. Mediante o problema detetado, no que se refere à realização da improvisação, executada inicialmente pelos alunos, procurei identificar e compreender os motivos que suportaram a existência de reduzida qualidade na realização da improvisação musical, de pouco conhecimento da prática e do conceito. Os resultados obtidos com a aplicação de experiências pedagógicas, poderão evidenciar o contributo que a implementação da improvisação musical acarreta no ensino da Educação Musical, no interesse pela realização musical e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos, ao nível da execução rítmica, da experimentação musical e do acompanhamento musical com instrumentos musicais.This report consists an approach to the importance of using musical improvisation in the development of teaching-learning experiences in Music Education. During the execution of the teaching-learning experiences, carried out in the 3rd Cycle of Basic Education, within the Supervised Teaching Practice in Music Education and in the context of the professional practice of the 1st and 2nd CEB, I intend to observe and analyze the development of musical improvisation achieved by students through the use of rhythmic imitation and regular improvisation exercises. Through the problem detected, with regard to the realization of the improvisation, initially performed by the students, I tried to identify and understand the reasons that supported the existence of reduced quality in the realization of musical improvisation, little knowledge of practice and concept. The results obtained with the application of pedagogical experiences, may highlight the contribution that the implementation of musical improvisation has in the teaching of Music Education, in the interest for musical achievement and in the development of the students’ potentialities, at the level of rhythmic execution, musical experimentation and musical accompaniment with musical instruments.Alves, VascoBiblioteca Digital do IPBMendes, José Fernando Ventura2017-01-05T10:05:07Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13654TID:201989905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:47.514282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico Mendes, José Fernando Ventura Imitação rítmica Improvisação musical Educação musical |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
author |
Mendes, José Fernando Ventura |
author_facet |
Mendes, José Fernando Ventura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Vasco Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, José Fernando Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imitação rítmica Improvisação musical Educação musical |
topic |
Imitação rítmica Improvisação musical Educação musical |
description |
O presente relatório consiste numa abordagem sobre a importância da utilização da improvisação musical no desenvolvimento de experiências de ensino-aprendizagem em Educação Musical. Durante a execução das experiências de ensino-aprendizagem, realizadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical e no contexto da prática profissional do 1.º e do 2.º CEB, pretendi observar e analisar o desenvolvimento da improvisação musical alcançado pelos alunos, através da utilização da imitação rítmica e da realização regular de exercícios de improvisação. Mediante o problema detetado, no que se refere à realização da improvisação, executada inicialmente pelos alunos, procurei identificar e compreender os motivos que suportaram a existência de reduzida qualidade na realização da improvisação musical, de pouco conhecimento da prática e do conceito. Os resultados obtidos com a aplicação de experiências pedagógicas, poderão evidenciar o contributo que a implementação da improvisação musical acarreta no ensino da Educação Musical, no interesse pela realização musical e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos, ao nível da execução rítmica, da experimentação musical e do acompanhamento musical com instrumentos musicais.This report consists an approach to the importance of using musical improvisation in the development of teaching-learning experiences in Music Education. During the execution of the teaching-learning experiences, carried out in the 3rd Cycle of Basic Education, within the Supervised Teaching Practice in Music Education and in the context of the professional practice of the 1st and 2nd CEB, I intend to observe and analyze the development of musical improvisation achieved by students through the use of rhythmic imitation and regular improvisation exercises. Through the problem detected, with regard to the realization of the improvisation, initially performed by the students, I tried to identify and understand the reasons that supported the existence of reduced quality in the realization of musical improvisation, little knowledge of practice and concept. The results obtained with the application of pedagogical experiences, may highlight the contribution that the implementation of musical improvisation has in the teaching of Music Education, in the interest for musical achievement and in the development of the students’ potentialities, at the level of rhythmic execution, musical experimentation and musical accompaniment with musical instruments. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-05T10:05:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13654 TID:201989905 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13654 |
identifier_str_mv |
TID:201989905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135284248444928 |