Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, José Fernando Ventura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13654
Resumo: O presente relatório consiste numa abordagem sobre a importância da utilização da improvisação musical no desenvolvimento de experiências de ensino-aprendizagem em Educação Musical. Durante a execução das experiências de ensino-aprendizagem, realizadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical e no contexto da prática profissional do 1.º e do 2.º CEB, pretendi observar e analisar o desenvolvimento da improvisação musical alcançado pelos alunos, através da utilização da imitação rítmica e da realização regular de exercícios de improvisação. Mediante o problema detetado, no que se refere à realização da improvisação, executada inicialmente pelos alunos, procurei identificar e compreender os motivos que suportaram a existência de reduzida qualidade na realização da improvisação musical, de pouco conhecimento da prática e do conceito. Os resultados obtidos com a aplicação de experiências pedagógicas, poderão evidenciar o contributo que a implementação da improvisação musical acarreta no ensino da Educação Musical, no interesse pela realização musical e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos, ao nível da execução rítmica, da experimentação musical e do acompanhamento musical com instrumentos musicais.This report consists an approach to the importance of using musical improvisation in the development of teaching-learning experiences in Music Education. During the execution of the teaching-learning experiences, carried out in the 3rd Cycle of Basic Education, within the Supervised Teaching Practice in Music Education and in the context of the professional practice of the 1st and 2nd CEB, I intend to observe and analyze the development of musical improvisation achieved by students through the use of rhythmic imitation and regular improvisation exercises. Through the problem detected, with regard to the realization of the improvisation, initially performed by the students, I tried to identify and understand the reasons that supported the existence of reduced quality in the realization of musical improvisation, little knowledge of practice and concept. The results obtained with the application of pedagogical experiences, may highlight the contribution that the implementation of musical improvisation has in the teaching of Music Education, in the interest for musical achievement and in the development of the students’ potentialities, at the level of rhythmic execution, musical experimentation and musical accompaniment with musical instruments.
id RCAP_66cc07a9516a9fd127e22ce18ff73f10
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino BásicoImitação rítmicaImprovisação musicalEducação musicalO presente relatório consiste numa abordagem sobre a importância da utilização da improvisação musical no desenvolvimento de experiências de ensino-aprendizagem em Educação Musical. Durante a execução das experiências de ensino-aprendizagem, realizadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical e no contexto da prática profissional do 1.º e do 2.º CEB, pretendi observar e analisar o desenvolvimento da improvisação musical alcançado pelos alunos, através da utilização da imitação rítmica e da realização regular de exercícios de improvisação. Mediante o problema detetado, no que se refere à realização da improvisação, executada inicialmente pelos alunos, procurei identificar e compreender os motivos que suportaram a existência de reduzida qualidade na realização da improvisação musical, de pouco conhecimento da prática e do conceito. Os resultados obtidos com a aplicação de experiências pedagógicas, poderão evidenciar o contributo que a implementação da improvisação musical acarreta no ensino da Educação Musical, no interesse pela realização musical e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos, ao nível da execução rítmica, da experimentação musical e do acompanhamento musical com instrumentos musicais.This report consists an approach to the importance of using musical improvisation in the development of teaching-learning experiences in Music Education. During the execution of the teaching-learning experiences, carried out in the 3rd Cycle of Basic Education, within the Supervised Teaching Practice in Music Education and in the context of the professional practice of the 1st and 2nd CEB, I intend to observe and analyze the development of musical improvisation achieved by students through the use of rhythmic imitation and regular improvisation exercises. Through the problem detected, with regard to the realization of the improvisation, initially performed by the students, I tried to identify and understand the reasons that supported the existence of reduced quality in the realization of musical improvisation, little knowledge of practice and concept. The results obtained with the application of pedagogical experiences, may highlight the contribution that the implementation of musical improvisation has in the teaching of Music Education, in the interest for musical achievement and in the development of the students’ potentialities, at the level of rhythmic execution, musical experimentation and musical accompaniment with musical instruments.Alves, VascoBiblioteca Digital do IPBMendes, José Fernando Ventura2017-01-05T10:05:07Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13654TID:201989905porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:32Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:47.514282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Mendes, José Fernando Ventura
Imitação rítmica
Improvisação musical
Educação musical
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino de Educação Musical no Ensino Básico
author Mendes, José Fernando Ventura
author_facet Mendes, José Fernando Ventura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Vasco
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, José Fernando Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Imitação rítmica
Improvisação musical
Educação musical
topic Imitação rítmica
Improvisação musical
Educação musical
description O presente relatório consiste numa abordagem sobre a importância da utilização da improvisação musical no desenvolvimento de experiências de ensino-aprendizagem em Educação Musical. Durante a execução das experiências de ensino-aprendizagem, realizadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical e no contexto da prática profissional do 1.º e do 2.º CEB, pretendi observar e analisar o desenvolvimento da improvisação musical alcançado pelos alunos, através da utilização da imitação rítmica e da realização regular de exercícios de improvisação. Mediante o problema detetado, no que se refere à realização da improvisação, executada inicialmente pelos alunos, procurei identificar e compreender os motivos que suportaram a existência de reduzida qualidade na realização da improvisação musical, de pouco conhecimento da prática e do conceito. Os resultados obtidos com a aplicação de experiências pedagógicas, poderão evidenciar o contributo que a implementação da improvisação musical acarreta no ensino da Educação Musical, no interesse pela realização musical e no desenvolvimento das potencialidades dos alunos, ao nível da execução rítmica, da experimentação musical e do acompanhamento musical com instrumentos musicais.This report consists an approach to the importance of using musical improvisation in the development of teaching-learning experiences in Music Education. During the execution of the teaching-learning experiences, carried out in the 3rd Cycle of Basic Education, within the Supervised Teaching Practice in Music Education and in the context of the professional practice of the 1st and 2nd CEB, I intend to observe and analyze the development of musical improvisation achieved by students through the use of rhythmic imitation and regular improvisation exercises. Through the problem detected, with regard to the realization of the improvisation, initially performed by the students, I tried to identify and understand the reasons that supported the existence of reduced quality in the realization of musical improvisation, little knowledge of practice and concept. The results obtained with the application of pedagogical experiences, may highlight the contribution that the implementation of musical improvisation has in the teaching of Music Education, in the interest for musical achievement and in the development of the students’ potentialities, at the level of rhythmic execution, musical experimentation and musical accompaniment with musical instruments.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-05T10:05:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13654
TID:201989905
url http://hdl.handle.net/10198/13654
identifier_str_mv TID:201989905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135284248444928