O arquivo ficcional na prática artística contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11414 |
Resumo: | Na presente dissertação por projecto, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a contribuição de conceitos derivados do Arquivo para a arte contemporânea. Procurou-se compreender como o arquivo ficcional opera em especial no médium da fotografia, através de bases teóricas cedidas por Jacques Derrida, Michel Foucault, Walter Benjamin, Rosalind Krauss, entre outros. Artisticamente referem-se por exemplo a Walid Raad e Lamia Joreige. Estes e outros artistas não só criaram o seu próprio conceito de arquivo, como também contribuíram para desmistificar a ideia de que é possível recuperar totalmente a memória de factos passados, obrigando-nos a repensar os mecanismos tradicionais de legitimação da história. Os projectos de experimentação artística apresentados em contexto de exposição são acompanhados e complementados pela reflexão teórica desenvolvida ao longo dos primeiros capítulos. |
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O arquivo ficcional na prática artística contemporâneaCriação artísticaArte contemporâneaFicçãoNa presente dissertação por projecto, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a contribuição de conceitos derivados do Arquivo para a arte contemporânea. Procurou-se compreender como o arquivo ficcional opera em especial no médium da fotografia, através de bases teóricas cedidas por Jacques Derrida, Michel Foucault, Walter Benjamin, Rosalind Krauss, entre outros. Artisticamente referem-se por exemplo a Walid Raad e Lamia Joreige. Estes e outros artistas não só criaram o seu próprio conceito de arquivo, como também contribuíram para desmistificar a ideia de que é possível recuperar totalmente a memória de factos passados, obrigando-nos a repensar os mecanismos tradicionais de legitimação da história. Os projectos de experimentação artística apresentados em contexto de exposição são acompanhados e complementados pela reflexão teórica desenvolvida ao longo dos primeiros capítulos.In this dissertation, it was intended to develop a reflection about the contribution of concepts derived Archive for contemporary art. We sought to understand how the file fictional operates especially in the medium of photography, through theoretical courtesy of Jacques Derrida, Michel Foucault, Walter Benjamin, Rosalind Krauss, among others. Artistically refer for example Walid Raad and Lamia Joreige. These and other artists not only created their own concept of file and also helped to demystify the idea that it is possible to fully recover the memory of past events, forcing us to rethink the traditional mechanisms of legitimation of history. The projects of artistic experimentation presented in the context of the exhibition are accompanied and complemented by theoretical developed over the first few chapters.Universidade de Aveiro2013-11-21T16:56:26Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11414TID:201577410porRocha, Inês Morais dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:31Zoai:ria.ua.pt:10773/11414Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:50.888689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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