Stripping customers' feedback on hotels evaluation through data mining
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/14047 |
Resumo: | Com a constante evolução tecnológica e a consequente afluência de partilha de informação entre os consumidores, as plataformas online, como é o caso do TripAdvisor, começaram a ser usadas para análise, principalmente na indústria hoteleira. Estas plataformas permitem aos clientes a partilha de opiniões e a respectiva atribuição de uma avaliação quantitativa aos hotéis visitados. Os estudos publicados têm-se focado, fundamentalmente, na análise dos comentários; contudo, estudos relacionados com a avaliação quantitativa são mais escassos. Este estudo foi desenvolvido através de técnicas de data mining por forma a modelar a pontuação atribuída no TripAdvisor. Foram recolhidos dois comentários por cada mês do ano de 2015 referentes a 21 hotéis localizados na avenida mais emblemática de Las Vegas, a Strip, num total de 504 comentários. A localização foi seleccionada por ser um destino de elevado impato turístico já que a cidade persiste devido à hotelaria e aos casinos. Foram seleccionadas 19 variáveis que representam o utilizador, o hotel e as suas características para alimentarem uma máquina de vectores de suporte objectivando a modelação da avaliação quantitativa para extração de conhecimento. Os resultados atestaram a utilidade do modelo na sua capacidade preditiva. Após esta validação foi aplicada uma análise de sensibilidade ao modelo para compreender a relevância das variáveis. Os resultados revelaram que as variáveis diretamente relacionadas com o utilizador e a sua experiência na utilização do TripAdvisor têm maior influência na atribuição das pontuações, comparativamente com as variáveis relacionadas com o hotel. |
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Com a constante evolução tecnológica e a consequente afluência de partilha de informação entre os consumidores, as plataformas online, como é o caso do TripAdvisor, começaram a ser usadas para análise, principalmente na indústria hoteleira. Estas plataformas permitem aos clientes a partilha de opiniões e a respectiva atribuição de uma avaliação quantitativa aos hotéis visitados. Os estudos publicados têm-se focado, fundamentalmente, na análise dos comentários; contudo, estudos relacionados com a avaliação quantitativa são mais escassos. Este estudo foi desenvolvido através de técnicas de data mining por forma a modelar a pontuação atribuída no TripAdvisor. Foram recolhidos dois comentários por cada mês do ano de 2015 referentes a 21 hotéis localizados na avenida mais emblemática de Las Vegas, a Strip, num total de 504 comentários. A localização foi seleccionada por ser um destino de elevado impato turístico já que a cidade persiste devido à hotelaria e aos casinos. Foram seleccionadas 19 variáveis que representam o utilizador, o hotel e as suas características para alimentarem uma máquina de vectores de suporte objectivando a modelação da avaliação quantitativa para extração de conhecimento. Os resultados atestaram a utilidade do modelo na sua capacidade preditiva. Após esta validação foi aplicada uma análise de sensibilidade ao modelo para compreender a relevância das variáveis. Os resultados revelaram que as variáveis diretamente relacionadas com o utilizador e a sua experiência na utilização do TripAdvisor têm maior influência na atribuição das pontuações, comparativamente com as variáveis relacionadas com o hotel. |
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