SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zangão, Maria Otília
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Manuel Agostinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27873
Resumo: Enquadramento: A segurança do doente é uma temática na ordem do dia nas nossas unidades de saúde. Tal facto pode ser comprovado com o aumento do interesse em ter uma acreditação por uma entidade idónea. A segurança da doente em Obstetrícia é um assunto um pouco menos expresso, motivo pelo qual nos propusemos a avaliar este fenómeno, Objetivo: Compreender a importância da segurança da doente em obstetrícia atribuída pela da literatura científica publicada entre 2013 e 2015. Método: Realizámos uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: MEDLINE with Full Text; Medic Latina ; CINAHL Plus with Full Text; Academic Search Complete; BIREME/OPAS/OMS - Biblioteca Virtual em Saúde; Scielo e no Portal Proqualis. Definimos critérios de inclusão e obtivemos 6 artigos. Utilizámos o Software Alceste 2010 e o Software Iramuteq versão 0.7 para realizar a análise dos artigos através do qual obtivemos cinco classes. Resultados: Verificámos que são realizados procedimentos de forma rotineira como a realização de cesarianas e episiotomias. Verificámos que a segurança da doente em obstetrícia está relacionada com a dotação do número de enfermeiros em cada unidade de saúde, com a qualidade dos cuidados prestados e aqui é dada importância às grandes unidades, ou seja, unidades onde são praticados mais partos e onde a experiência é maior para situações mais complexas. Também para a qualidade e segurança dos cuidados é tida em conta o ambiente terapêutico da unidade de cuidados, assim como a utilização de instrumentos que ajudem na verificação dos cuidados prestados de forma a prevenir complicações. Conclusões: Esperamos alertar para praticas que poderão ser facilitadoras de cuidados de qualidade e com segurança para as mulheres nesse momento tão importante das suas vidas, nomeadamente a utilização do partograma e da Checklist de Parto Seguro.
id RCAP_66efc30fef00cfc8f60bcd250bf600ab
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIAPatient Safety in ObstetricsSeguridad del Paciente en Obstetriciasegurançaqualidade da assistência à saúdecuidados de enfermagemobstetríciaEnquadramento: A segurança do doente é uma temática na ordem do dia nas nossas unidades de saúde. Tal facto pode ser comprovado com o aumento do interesse em ter uma acreditação por uma entidade idónea. A segurança da doente em Obstetrícia é um assunto um pouco menos expresso, motivo pelo qual nos propusemos a avaliar este fenómeno, Objetivo: Compreender a importância da segurança da doente em obstetrícia atribuída pela da literatura científica publicada entre 2013 e 2015. Método: Realizámos uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: MEDLINE with Full Text; Medic Latina ; CINAHL Plus with Full Text; Academic Search Complete; BIREME/OPAS/OMS - Biblioteca Virtual em Saúde; Scielo e no Portal Proqualis. Definimos critérios de inclusão e obtivemos 6 artigos. Utilizámos o Software Alceste 2010 e o Software Iramuteq versão 0.7 para realizar a análise dos artigos através do qual obtivemos cinco classes. Resultados: Verificámos que são realizados procedimentos de forma rotineira como a realização de cesarianas e episiotomias. Verificámos que a segurança da doente em obstetrícia está relacionada com a dotação do número de enfermeiros em cada unidade de saúde, com a qualidade dos cuidados prestados e aqui é dada importância às grandes unidades, ou seja, unidades onde são praticados mais partos e onde a experiência é maior para situações mais complexas. Também para a qualidade e segurança dos cuidados é tida em conta o ambiente terapêutico da unidade de cuidados, assim como a utilização de instrumentos que ajudem na verificação dos cuidados prestados de forma a prevenir complicações. Conclusões: Esperamos alertar para praticas que poderão ser facilitadoras de cuidados de qualidade e com segurança para as mulheres nesse momento tão importante das suas vidas, nomeadamente a utilização do partograma e da Checklist de Parto Seguro.2020-05-20T15:16:55Z2020-05-202019-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27873http://hdl.handle.net/10174/27873porZangão MO; Fernandes MF (2019). Segurança do doente em obstetrícia. Revista da APEO, 18; 30-40.2182-3006otiliaz@uevora.ptmf@uevora.ptZangão, Maria OtíliaFernandes, Manuel Agostinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:50.746965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA
Patient Safety in Obstetrics
Seguridad del Paciente en Obstetricia
title SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA
spellingShingle SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA
Zangão, Maria Otília
segurança
qualidade da assistência à saúde
cuidados de enfermagem
obstetrícia
title_short SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA
title_full SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA
title_fullStr SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA
title_full_unstemmed SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA
title_sort SEGURANÇA DO DOENTE EM OBSTETRÍCIA
author Zangão, Maria Otília
author_facet Zangão, Maria Otília
Fernandes, Manuel Agostinho
author_role author
author2 Fernandes, Manuel Agostinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zangão, Maria Otília
Fernandes, Manuel Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv segurança
qualidade da assistência à saúde
cuidados de enfermagem
obstetrícia
topic segurança
qualidade da assistência à saúde
cuidados de enfermagem
obstetrícia
description Enquadramento: A segurança do doente é uma temática na ordem do dia nas nossas unidades de saúde. Tal facto pode ser comprovado com o aumento do interesse em ter uma acreditação por uma entidade idónea. A segurança da doente em Obstetrícia é um assunto um pouco menos expresso, motivo pelo qual nos propusemos a avaliar este fenómeno, Objetivo: Compreender a importância da segurança da doente em obstetrícia atribuída pela da literatura científica publicada entre 2013 e 2015. Método: Realizámos uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: MEDLINE with Full Text; Medic Latina ; CINAHL Plus with Full Text; Academic Search Complete; BIREME/OPAS/OMS - Biblioteca Virtual em Saúde; Scielo e no Portal Proqualis. Definimos critérios de inclusão e obtivemos 6 artigos. Utilizámos o Software Alceste 2010 e o Software Iramuteq versão 0.7 para realizar a análise dos artigos através do qual obtivemos cinco classes. Resultados: Verificámos que são realizados procedimentos de forma rotineira como a realização de cesarianas e episiotomias. Verificámos que a segurança da doente em obstetrícia está relacionada com a dotação do número de enfermeiros em cada unidade de saúde, com a qualidade dos cuidados prestados e aqui é dada importância às grandes unidades, ou seja, unidades onde são praticados mais partos e onde a experiência é maior para situações mais complexas. Também para a qualidade e segurança dos cuidados é tida em conta o ambiente terapêutico da unidade de cuidados, assim como a utilização de instrumentos que ajudem na verificação dos cuidados prestados de forma a prevenir complicações. Conclusões: Esperamos alertar para praticas que poderão ser facilitadoras de cuidados de qualidade e com segurança para as mulheres nesse momento tão importante das suas vidas, nomeadamente a utilização do partograma e da Checklist de Parto Seguro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01T00:00:00Z
2020-05-20T15:16:55Z
2020-05-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27873
http://hdl.handle.net/10174/27873
url http://hdl.handle.net/10174/27873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Zangão MO; Fernandes MF (2019). Segurança do doente em obstetrícia. Revista da APEO, 18; 30-40.
2182-3006
otiliaz@uevora.pt
mf@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136660236009472