As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18596 |
Resumo: | Esse é um estudo etnomusicológico sobre a música brasileira em contextos de entretenimento noturno do Porto, em Portugal. Considerando que muitos trabalhos sobre esta realidade fora das fronteiras do Brasil enfatizam o papel dos grandes consórcios das indústrias da cultura e dos mass media na sua disseminação e consumo, essa investigação dirige-se ao polo oposto: aos músicos “small heroes”, numa acepção de L.L. Langness e Gelya Frank (1981), que transitam em geografias transnacionais e atuam e partilham de uma memória musical (Piedade 2013) em contextos face a face de performance. Numa condição de músico e investigador, de 2014 até 2017 realizei trabalho de campo junto dos atores que participam na construção de “noites” de música brasileira em bares noturnos na específica região da Baixa do Porto. Nesse sentido, sobrepujando o entendimento estático de música brasileira (frequentemente concatenada a “peças musicais”) em vista de um entendimento dinâmico das práticas musicais enquanto uma “enunciação mutante” – na acepção de Félix Guatarri – nesse trabalho perspectivo a música brasileira como um terreno em transformação – empregando a noção de Álvaro Neder (2010) – na qual interagem músicos “comuns”, assistências e espaços performativos, redes de comunicação, memórias, competências musicais, sonoridades, imaginações, mobilidades, processos de negociação social e espaços e estratégias de resistência. |
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As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertóriosEtnomusicologia - BrasilMúsicos - BrasilMúsica popular - BrasilSociologia da músicaEsse é um estudo etnomusicológico sobre a música brasileira em contextos de entretenimento noturno do Porto, em Portugal. Considerando que muitos trabalhos sobre esta realidade fora das fronteiras do Brasil enfatizam o papel dos grandes consórcios das indústrias da cultura e dos mass media na sua disseminação e consumo, essa investigação dirige-se ao polo oposto: aos músicos “small heroes”, numa acepção de L.L. Langness e Gelya Frank (1981), que transitam em geografias transnacionais e atuam e partilham de uma memória musical (Piedade 2013) em contextos face a face de performance. Numa condição de músico e investigador, de 2014 até 2017 realizei trabalho de campo junto dos atores que participam na construção de “noites” de música brasileira em bares noturnos na específica região da Baixa do Porto. Nesse sentido, sobrepujando o entendimento estático de música brasileira (frequentemente concatenada a “peças musicais”) em vista de um entendimento dinâmico das práticas musicais enquanto uma “enunciação mutante” – na acepção de Félix Guatarri – nesse trabalho perspectivo a música brasileira como um terreno em transformação – empregando a noção de Álvaro Neder (2010) – na qual interagem músicos “comuns”, assistências e espaços performativos, redes de comunicação, memórias, competências musicais, sonoridades, imaginações, mobilidades, processos de negociação social e espaços e estratégias de resistência.This is an ethnomusicological study about the Brazilian music in night entertainment venues in Porto, Portugal. Considering that a large number of researches on this reality outside Brazilian borders emphasize the role played by the cultural industries and the mass media in its dissemination and consumption, this study is directed to the opposite pole: to the “small heroes” (L.L. Langness e Gelya Frank 1981), musicians who travel in transnational geographies performing and sharing a musical memory (Piedade 2013) in face-to-face contexts of musical performance. As a musician and researcher, from 2014 to 2017 I conducted fieldwork along with people who participate in "nights" of Brazilian music at night bars located in Baixa do Porto. In this sense, overcoming the "static" understanding of Brazilian music (often linked to "musical pieces") and trying to provide a dynamic interpretation of musical practices as a "mutant enunciation" – as understood by Felix Guatarri – in this study I conceive "Brazilian music" as a field under transformation (Álvaro Neder 2010) where “ordinary” musicians, contexts and performative spaces, communication networks, memories, musical abilities, sonorities, imaginations, mobility, social negotiation processes and spaces and strategies of resistance interact continuously.Universidade de Aveiro2017-10-20T12:39:29Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18596TID:201936739porWink, Lucas Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:01Zoai:ria.ua.pt:10773/18596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:33.713521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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