As “noites” de música brasileira na cidade do Porto: uma etnografia de músicos, contextos e repertórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wink, Lucas André
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18596
Resumo: Esse é um estudo etnomusicológico sobre a música brasileira em contextos de entretenimento noturno do Porto, em Portugal. Considerando que muitos trabalhos sobre esta realidade fora das fronteiras do Brasil enfatizam o papel dos grandes consórcios das indústrias da cultura e dos mass media na sua disseminação e consumo, essa investigação dirige-se ao polo oposto: aos músicos “small heroes”, numa acepção de L.L. Langness e Gelya Frank (1981), que transitam em geografias transnacionais e atuam e partilham de uma memória musical (Piedade 2013) em contextos face a face de performance. Numa condição de músico e investigador, de 2014 até 2017 realizei trabalho de campo junto dos atores que participam na construção de “noites” de música brasileira em bares noturnos na específica região da Baixa do Porto. Nesse sentido, sobrepujando o entendimento estático de música brasileira (frequentemente concatenada a “peças musicais”) em vista de um entendimento dinâmico das práticas musicais enquanto uma “enunciação mutante” – na acepção de Félix Guatarri – nesse trabalho perspectivo a música brasileira como um terreno em transformação – empregando a noção de Álvaro Neder (2010) – na qual interagem músicos “comuns”, assistências e espaços performativos, redes de comunicação, memórias, competências musicais, sonoridades, imaginações, mobilidades, processos de negociação social e espaços e estratégias de resistência.
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