“Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Niandra Lacerda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/720
Resumo: Esta é uma pesquisa etnomusicológica que tem como tema principal a música e a memória, centralizada no evento “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis”, em Bagé/RS, no qual diversos cantores com faixas-etárias acima dos 60 anos, em sua maioria, são os protagonistas. No evento, os “seresteiros e seresteiras” interpretam canções da música popular brasileira frequentemente associadas a esse pertencimento geracional. Em diálogo com referenciais teóricos que abordam temáticas relacionadas ao estudo da memória e do “lugar” das pessoas “de idade” dentro da sociedade, busco, com este trabalho, compreender as relações sociais entre música e memória no convívio com os cantores participantes do evento. A partir de técnicas de pesquisa como observações-participantes de apresentações musicais de dois “seresteiros” do evento que atuam na noite bajeense, bem como da “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis”, acrescidas de entrevistas e registros em diários de campo, é que almejo acompanhar a cena etnográfica e compreender como suas memórias estão sendo acionadas nas suas performances musicais. É possível inferir que a “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis” é relevante para a manutenção da memória dos participantes, visto que atua como agente no exercício de “trazer à tona” as vivências e trajetórias de cada um dos cantores, de modo que se sintam “vivos” no cenário musical. O evento, em si, faz emergir as posicionalidades dos participantes e a realização do mesmo possibilita que essas pessoas sejam ouvidas, tentando garantir, por vez, os seus lugares na sociedade. A partir do trabalho de campo realizado, pretende-se descrever a cena e apontar relações entre música e memória a partir do espaço, do repertório e das performances dos participantes, os quais se unem em uma prática sociocultural que ultrapassa os limiares da consciência individual, tornando-se parte também das experiências que compõem sua memória coletiva.
id UNIP_fea7f4df14e0fe6f744c0a0d8fd5129f
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/720
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Santos, Luana Zambiazzi dosRodrigues, Niandra Lacerda2017-01-17T13:21:41Z2017-01-17T13:21:41Z2016-12-06http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/720Esta é uma pesquisa etnomusicológica que tem como tema principal a música e a memória, centralizada no evento “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis”, em Bagé/RS, no qual diversos cantores com faixas-etárias acima dos 60 anos, em sua maioria, são os protagonistas. No evento, os “seresteiros e seresteiras” interpretam canções da música popular brasileira frequentemente associadas a esse pertencimento geracional. Em diálogo com referenciais teóricos que abordam temáticas relacionadas ao estudo da memória e do “lugar” das pessoas “de idade” dentro da sociedade, busco, com este trabalho, compreender as relações sociais entre música e memória no convívio com os cantores participantes do evento. A partir de técnicas de pesquisa como observações-participantes de apresentações musicais de dois “seresteiros” do evento que atuam na noite bajeense, bem como da “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis”, acrescidas de entrevistas e registros em diários de campo, é que almejo acompanhar a cena etnográfica e compreender como suas memórias estão sendo acionadas nas suas performances musicais. É possível inferir que a “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis” é relevante para a manutenção da memória dos participantes, visto que atua como agente no exercício de “trazer à tona” as vivências e trajetórias de cada um dos cantores, de modo que se sintam “vivos” no cenário musical. O evento, em si, faz emergir as posicionalidades dos participantes e a realização do mesmo possibilita que essas pessoas sejam ouvidas, tentando garantir, por vez, os seus lugares na sociedade. A partir do trabalho de campo realizado, pretende-se descrever a cena e apontar relações entre música e memória a partir do espaço, do repertório e das performances dos participantes, os quais se unem em uma prática sociocultural que ultrapassa os limiares da consciência individual, tornando-se parte também das experiências que compõem sua memória coletiva.This is an ethnomusicological research that aims to discuss music and memory, centralizing in the event „‟Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis‟‟, in which many singers aged 60+, in the majority, are the leading figures. In the event, the minstrels sing songs of Brazilian popular music, associated to this generational belonging. Dialoging with theoretical references that show themes related to the memory study, the people‟s place and the age inside the society, in this research I attempt to understand the social relations between music and memory, based on fieldwork with the singers involved in this event. From techniques of research as participating observations of the musical presentations of two minstrels that act in Bagé‟s night life, as well as at “Noite de Serestas e músicas Inesquecíveis‟‟, and interviews, I have as objective following the ethnographic scene and understanding how their memories are being used in their musical performances. It is possible to mention that “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis‟‟ is relevant for the maintenance of the participant‟s memory, since as it is observed that it works as a “bring up‟‟ of the singer‟s careers, in a way that they feel alive in the musical field. The event makes positionalities be emerged from participants and the realization of this makes sure that these people will be heard, trying to ensure their places in society. From this research, it is described the musical backgrounds of “seresteiros” and “seresteiras”, and showed the connections between music and memory, by the setlists and the singer‟s performances, which are connected with the sociocultural practices that exceed the thresholds of individual consciousness, becoming part of the experiences from the collective memory.Universidade Federal do PampaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSeresteirosMúsica popularMemória coletivaEtnomusicologiaSeresteirosBrazilian popular musicCollective memoryEthnomusicology“Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPACC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/720/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/720/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALTCC, VERSÃO FINAL, GRAVAR CD.pdfTCC, VERSÃO FINAL, GRAVAR CD.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Músicaapplication/pdf738701https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/720/1/TCC%2c%20VERS%c3%83O%20FINAL%2c%20GRAVAR%20CD.pdf59319081048e1c8f98a4492a9a3ad5abMD51TEXTTCC, VERSÃO FINAL, GRAVAR CD.pdf.txtTCC, VERSÃO FINAL, GRAVAR CD.pdf.txtExtracted texttext/plain132682https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/720/4/TCC%2c%20VERS%c3%83O%20FINAL%2c%20GRAVAR%20CD.pdf.txt0b2e02ffe2a32079ba42e444e178a3edMD54riu/7202021-03-17 17:12:42.973oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/720Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2021-03-17T20:12:42Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS
title “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS
spellingShingle “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS
Rodrigues, Niandra Lacerda
Seresteiros
Música popular
Memória coletiva
Etnomusicologia
Seresteiros
Brazilian popular music
Collective memory
Ethnomusicology
title_short “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS
title_full “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS
title_fullStr “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS
title_full_unstemmed “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS
title_sort “Noite de serestas e músicas inesquecíveis”: uma etnografia sobre música e memória em Bagé/RS
author Rodrigues, Niandra Lacerda
author_facet Rodrigues, Niandra Lacerda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Luana Zambiazzi dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Niandra Lacerda
contributor_str_mv Santos, Luana Zambiazzi dos
dc.subject.por.fl_str_mv Seresteiros
Música popular
Memória coletiva
Etnomusicologia
topic Seresteiros
Música popular
Memória coletiva
Etnomusicologia
Seresteiros
Brazilian popular music
Collective memory
Ethnomusicology
dc.subject.eng.fl_str_mv Seresteiros
Brazilian popular music
Collective memory
Ethnomusicology
description Esta é uma pesquisa etnomusicológica que tem como tema principal a música e a memória, centralizada no evento “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis”, em Bagé/RS, no qual diversos cantores com faixas-etárias acima dos 60 anos, em sua maioria, são os protagonistas. No evento, os “seresteiros e seresteiras” interpretam canções da música popular brasileira frequentemente associadas a esse pertencimento geracional. Em diálogo com referenciais teóricos que abordam temáticas relacionadas ao estudo da memória e do “lugar” das pessoas “de idade” dentro da sociedade, busco, com este trabalho, compreender as relações sociais entre música e memória no convívio com os cantores participantes do evento. A partir de técnicas de pesquisa como observações-participantes de apresentações musicais de dois “seresteiros” do evento que atuam na noite bajeense, bem como da “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis”, acrescidas de entrevistas e registros em diários de campo, é que almejo acompanhar a cena etnográfica e compreender como suas memórias estão sendo acionadas nas suas performances musicais. É possível inferir que a “Noite de Serestas e Músicas Inesquecíveis” é relevante para a manutenção da memória dos participantes, visto que atua como agente no exercício de “trazer à tona” as vivências e trajetórias de cada um dos cantores, de modo que se sintam “vivos” no cenário musical. O evento, em si, faz emergir as posicionalidades dos participantes e a realização do mesmo possibilita que essas pessoas sejam ouvidas, tentando garantir, por vez, os seus lugares na sociedade. A partir do trabalho de campo realizado, pretende-se descrever a cena e apontar relações entre música e memória a partir do espaço, do repertório e das performances dos participantes, os quais se unem em uma prática sociocultural que ultrapassa os limiares da consciência individual, tornando-se parte também das experiências que compõem sua memória coletiva.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-17T13:21:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-17T13:21:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/720
url http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/720/2/license_rdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/720/3/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/720/1/TCC%2c%20VERS%c3%83O%20FINAL%2c%20GRAVAR%20CD.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/720/4/TCC%2c%20VERS%c3%83O%20FINAL%2c%20GRAVAR%20CD.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 66e71c371cc565284e70f40736c94386
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
59319081048e1c8f98a4492a9a3ad5ab
0b2e02ffe2a32079ba42e444e178a3ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849033634873344