Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novais, Ana Catarina Correia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17472
Resumo: O principal objetivo da presente investigação é compreender como é que a Geração Millennial planeia o desenvolvimento da carreira profissional, percebendo a sua perceção relativamente à própria carreira, explorando o modo como está a planeá-la, identificando os perfis de carreira existentes e, ainda, verificando os desafios que lhe estão associados. No presente estudo, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo à técnica da entrevista semiestruturada para efetuar a recolha dos dados. Realizaram-se quinze entrevistas a profissionais da área de Recursos Humanos, com idades compreendidas entre os 23 e os 38 anos, cuja experiência profissional varia entre dois e cinco anos. A análise e o tratamento dos dados recolhidos concretizou-se através da análise de conteúdo e categorização da informação, tendo por base os princípios da Grounded Theory. Os resultados da investigação sugerem que os Millennials mostram-se satisfeitos com a profissão que exercem, sendo que percecionam a sua carreira profissional como sendo um fenómeno que tem grande impacto no seu bem-estar e na sua vida pessoal, por isso, ambicionam o equilíbrio entre as duas vertentes. Para além disso, valorizam a existência de um horário de trabalho flexível nas organizações. Estes jovens têm por hábito acompanhar as ofertas de emprego que surgem no Mercado de Trabalho, de modo a conseguirem planear a sua carreira profissional. Assim, revelam ser importante a aposta na Formação Profissional como complemento da sua qualificação, dado que sentem que é uma das vias mais eficazes para crescer profissionalmente. Desta forma, a geração Millennial tende a preocupar-se cada vez mais com a gestão da própria carreira, essencialmente de acordo com as suas expectativas, tendo em vista a satisfação e o bem-estar profissionais. Na parte final desta dissertação, discutem-se as principais implicações do estudo, bem como algumas limitações. Finalmente, apresentam-se algumas sugestões para a investigação futura.
id RCAP_66fef714065a2d5b96e45512df1e6d65
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/17472
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?MillennialsCarreira profissionalPlaneamentoDesenvolvimentoGestão da carreiraProfessional careerPlanningCareer managementDevelopmentGestãoO principal objetivo da presente investigação é compreender como é que a Geração Millennial planeia o desenvolvimento da carreira profissional, percebendo a sua perceção relativamente à própria carreira, explorando o modo como está a planeá-la, identificando os perfis de carreira existentes e, ainda, verificando os desafios que lhe estão associados. No presente estudo, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo à técnica da entrevista semiestruturada para efetuar a recolha dos dados. Realizaram-se quinze entrevistas a profissionais da área de Recursos Humanos, com idades compreendidas entre os 23 e os 38 anos, cuja experiência profissional varia entre dois e cinco anos. A análise e o tratamento dos dados recolhidos concretizou-se através da análise de conteúdo e categorização da informação, tendo por base os princípios da Grounded Theory. Os resultados da investigação sugerem que os Millennials mostram-se satisfeitos com a profissão que exercem, sendo que percecionam a sua carreira profissional como sendo um fenómeno que tem grande impacto no seu bem-estar e na sua vida pessoal, por isso, ambicionam o equilíbrio entre as duas vertentes. Para além disso, valorizam a existência de um horário de trabalho flexível nas organizações. Estes jovens têm por hábito acompanhar as ofertas de emprego que surgem no Mercado de Trabalho, de modo a conseguirem planear a sua carreira profissional. Assim, revelam ser importante a aposta na Formação Profissional como complemento da sua qualificação, dado que sentem que é uma das vias mais eficazes para crescer profissionalmente. Desta forma, a geração Millennial tende a preocupar-se cada vez mais com a gestão da própria carreira, essencialmente de acordo com as suas expectativas, tendo em vista a satisfação e o bem-estar profissionais. Na parte final desta dissertação, discutem-se as principais implicações do estudo, bem como algumas limitações. Finalmente, apresentam-se algumas sugestões para a investigação futura.The main objective of this research is to understand how the Millennial Generation plans the development of the professional career, realizing their perception concerning to their own career, exploring the way they are planning it, identifying the existing career profiles and, still, checking the challenges associated with it. In the present study, a qualitative methodology was used, relying on the semi- structured interview technique to perform data collection. Fifteen interviews were conducted with professionals in the area of Human Resources, aged between 23 and 38 years old, whose professional experience varies between two and five years. The analysis and treatment of the data collected was carried out through content analysis and categorization of information, based on the principles of Grounded Theory. The results suggest that Millennials are satisfied with their jobs, and perceive their professional career as a phenomenon that has a major impact on their well-being and their personal life, so they aim for balance between the two strands. In addition, they value flexible working hours in organizations. These young people often search for job offers in the Labor Market, in order to achieve professional career planning. Thus, it proves the importance to invest in Vocational Training as a complement to qualification, since that they feel it as one of the most effective ways to grow professionally. In this way, the Millennial generation tends to be increasingly concerned with managing their own careers, essentially according to their expectations, with a view to professional satisfaction and well-being. In the final part of this dissertation, the main implications of the study are discussed, as well as some limitations. Finally, some suggestions for future research are presented.Martins, Dora Cristina MoreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNovais, Ana Catarina Correia2021-03-12T16:08:37Z2020-07-272020-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/17472TID:202644430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:08:16Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/17472Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:06.556384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?
title Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?
spellingShingle Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?
Novais, Ana Catarina Correia
Millennials
Carreira profissional
Planeamento
Desenvolvimento
Gestão da carreira
Professional career
Planning
Career management
Development
Gestão
title_short Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?
title_full Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?
title_fullStr Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?
title_full_unstemmed Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?
title_sort Geração Millennial: como planear o desenvolvimento da carreira profissional?
author Novais, Ana Catarina Correia
author_facet Novais, Ana Catarina Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Dora Cristina Moreira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Novais, Ana Catarina Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Millennials
Carreira profissional
Planeamento
Desenvolvimento
Gestão da carreira
Professional career
Planning
Career management
Development
Gestão
topic Millennials
Carreira profissional
Planeamento
Desenvolvimento
Gestão da carreira
Professional career
Planning
Career management
Development
Gestão
description O principal objetivo da presente investigação é compreender como é que a Geração Millennial planeia o desenvolvimento da carreira profissional, percebendo a sua perceção relativamente à própria carreira, explorando o modo como está a planeá-la, identificando os perfis de carreira existentes e, ainda, verificando os desafios que lhe estão associados. No presente estudo, utilizou-se uma metodologia qualitativa, recorrendo à técnica da entrevista semiestruturada para efetuar a recolha dos dados. Realizaram-se quinze entrevistas a profissionais da área de Recursos Humanos, com idades compreendidas entre os 23 e os 38 anos, cuja experiência profissional varia entre dois e cinco anos. A análise e o tratamento dos dados recolhidos concretizou-se através da análise de conteúdo e categorização da informação, tendo por base os princípios da Grounded Theory. Os resultados da investigação sugerem que os Millennials mostram-se satisfeitos com a profissão que exercem, sendo que percecionam a sua carreira profissional como sendo um fenómeno que tem grande impacto no seu bem-estar e na sua vida pessoal, por isso, ambicionam o equilíbrio entre as duas vertentes. Para além disso, valorizam a existência de um horário de trabalho flexível nas organizações. Estes jovens têm por hábito acompanhar as ofertas de emprego que surgem no Mercado de Trabalho, de modo a conseguirem planear a sua carreira profissional. Assim, revelam ser importante a aposta na Formação Profissional como complemento da sua qualificação, dado que sentem que é uma das vias mais eficazes para crescer profissionalmente. Desta forma, a geração Millennial tende a preocupar-se cada vez mais com a gestão da própria carreira, essencialmente de acordo com as suas expectativas, tendo em vista a satisfação e o bem-estar profissionais. Na parte final desta dissertação, discutem-se as principais implicações do estudo, bem como algumas limitações. Finalmente, apresentam-se algumas sugestões para a investigação futura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
2020-07-27T00:00:00Z
2021-03-12T16:08:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/17472
TID:202644430
url http://hdl.handle.net/10400.22/17472
identifier_str_mv TID:202644430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131461452824576