Composição do grupo em salas de educação pré-escolar: As ideias dos educadores de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/23681 |
Resumo: | Cada vez mais, as turmas são mais diversificadas e as escolas integram alunos com diferentes características sociais, económicas e culturais. Em educação pré-escolar (EPE), a situação é equivalente. Os educadores de infância são responsáveis por proporcionar uma educação de qualidade a grupos cada vez mais diversos de crianças (Pinto, 2012). Desta forma, no presente estudo, pretendeu-se entender quais são os principais desafios ao nível da composição do grupo de crianças e que apoios e recursos são disponibilizados para a gestão do grupo de crianças, bem como as condicionantes à prática dos educadores de infância. Os 15 participantes que constituem a amostra deste estudo são educadores de infância de nove agrupamentos de escolas da rede pública da área metropolitana de Lisboa. Através deste estudo, de carácter qualitativo, e da análise de conteúdo realizada, verificou-se que os educadores de infância, de uma forma geral, sentem dificuldades na gestão do grupo de crianças, nomeadamente devido à falta de apoio de outros profissionais. A inclusão de crianças com medidas de suporte à inclusão e à aprendizagem (MSAI) e de crianças imigrantes constituem dois dos principais desafios para a prática dos educadores de infância. Assim, o estudo tem como principal contributo, dar a conhecer as necessidades sentidas pelos educadores de infância na gestão do grupo de crianças, e de alguma forma, fornecer indícios sobre o que é necessário para dar resposta e colmatar essas necessidades. |
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Composição do grupo em salas de educação pré-escolar: As ideias dos educadores de infânciaEducação pré-escolarComposição do grupoIdeias dos educadoresEarly childhood educationGroup compositionTeachers’ ideasCada vez mais, as turmas são mais diversificadas e as escolas integram alunos com diferentes características sociais, económicas e culturais. Em educação pré-escolar (EPE), a situação é equivalente. Os educadores de infância são responsáveis por proporcionar uma educação de qualidade a grupos cada vez mais diversos de crianças (Pinto, 2012). Desta forma, no presente estudo, pretendeu-se entender quais são os principais desafios ao nível da composição do grupo de crianças e que apoios e recursos são disponibilizados para a gestão do grupo de crianças, bem como as condicionantes à prática dos educadores de infância. Os 15 participantes que constituem a amostra deste estudo são educadores de infância de nove agrupamentos de escolas da rede pública da área metropolitana de Lisboa. Através deste estudo, de carácter qualitativo, e da análise de conteúdo realizada, verificou-se que os educadores de infância, de uma forma geral, sentem dificuldades na gestão do grupo de crianças, nomeadamente devido à falta de apoio de outros profissionais. A inclusão de crianças com medidas de suporte à inclusão e à aprendizagem (MSAI) e de crianças imigrantes constituem dois dos principais desafios para a prática dos educadores de infância. Assim, o estudo tem como principal contributo, dar a conhecer as necessidades sentidas pelos educadores de infância na gestão do grupo de crianças, e de alguma forma, fornecer indícios sobre o que é necessário para dar resposta e colmatar essas necessidades.Increasingly, classes are more diverse, and schools are including students with different social, economic, and cultural characteristics. In early childhood education, the situation is equivalent. Early childhood education (ECE) teachers are responsible for providing quality education to increasingly diverse groups of children (Pinto, 2012). Thus, in this study, we aimed to understand the perspectives of ECE teachers regarding the main challenges associated with the composition of the group of children and the support and resources available to manage ECE classrooms, as well as the constraints on the practices of ECE teachers. The 15 participants who participated in this study are ECE teachers from nine public school clusters in the metropolitan area of Lisbon. Through this qualitative study, and based on content analysis, we found that ECE teachers, in general, feel difficulties in managing diverse groups of children, namely because of the lack of support from other professionals. The inclusion of children with measures to support inclusion and learning and of immigrant children were the main challenges reported regarding the practice of ECE teachers. Thus, the main contribution of this study is to provide information about the needs felt by ECE teachers in managing the group of children, and somehow, provide indications of what is needed to meet and fulfill these needs.2021-12-13T10:43:01Z2021-12-09T00:00:00Z2021-12-092021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/23681TID:202810038porGonçalves, Ana Teresa Nourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:46:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/23681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:40.169521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Cada vez mais, as turmas são mais diversificadas e as escolas integram alunos com diferentes características sociais, económicas e culturais. Em educação pré-escolar (EPE), a situação é equivalente. Os educadores de infância são responsáveis por proporcionar uma educação de qualidade a grupos cada vez mais diversos de crianças (Pinto, 2012). Desta forma, no presente estudo, pretendeu-se entender quais são os principais desafios ao nível da composição do grupo de crianças e que apoios e recursos são disponibilizados para a gestão do grupo de crianças, bem como as condicionantes à prática dos educadores de infância. Os 15 participantes que constituem a amostra deste estudo são educadores de infância de nove agrupamentos de escolas da rede pública da área metropolitana de Lisboa. Através deste estudo, de carácter qualitativo, e da análise de conteúdo realizada, verificou-se que os educadores de infância, de uma forma geral, sentem dificuldades na gestão do grupo de crianças, nomeadamente devido à falta de apoio de outros profissionais. A inclusão de crianças com medidas de suporte à inclusão e à aprendizagem (MSAI) e de crianças imigrantes constituem dois dos principais desafios para a prática dos educadores de infância. Assim, o estudo tem como principal contributo, dar a conhecer as necessidades sentidas pelos educadores de infância na gestão do grupo de crianças, e de alguma forma, fornecer indícios sobre o que é necessário para dar resposta e colmatar essas necessidades. |
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