Composição do grupo em salas de educação pré-escolar: As ideias dos educadores de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Teresa Noura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23681
Resumo: Cada vez mais, as turmas são mais diversificadas e as escolas integram alunos com diferentes características sociais, económicas e culturais. Em educação pré-escolar (EPE), a situação é equivalente. Os educadores de infância são responsáveis por proporcionar uma educação de qualidade a grupos cada vez mais diversos de crianças (Pinto, 2012). Desta forma, no presente estudo, pretendeu-se entender quais são os principais desafios ao nível da composição do grupo de crianças e que apoios e recursos são disponibilizados para a gestão do grupo de crianças, bem como as condicionantes à prática dos educadores de infância. Os 15 participantes que constituem a amostra deste estudo são educadores de infância de nove agrupamentos de escolas da rede pública da área metropolitana de Lisboa. Através deste estudo, de carácter qualitativo, e da análise de conteúdo realizada, verificou-se que os educadores de infância, de uma forma geral, sentem dificuldades na gestão do grupo de crianças, nomeadamente devido à falta de apoio de outros profissionais. A inclusão de crianças com medidas de suporte à inclusão e à aprendizagem (MSAI) e de crianças imigrantes constituem dois dos principais desafios para a prática dos educadores de infância. Assim, o estudo tem como principal contributo, dar a conhecer as necessidades sentidas pelos educadores de infância na gestão do grupo de crianças, e de alguma forma, fornecer indícios sobre o que é necessário para dar resposta e colmatar essas necessidades.
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