A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jorgiana Ricardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cruz, Rosimere Costa de Andrade, Cruz, Sílvia Helena Vieira, Machado, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25427
Resumo: Integrada em 1996 no sistema de Educação Nacional como etapa da Educação Básica brasileira, a Educação Infantil subdivide-se em creches e pré-escolas segundo a faixa etária das crianças. Muitas das instituições de Educação Infantil são integradas nos sistemas municipais de ensino. Este artigo busca contribuir para o conhecimento acerca da gestão pedagógica na Educação Infantil, enfocando a perspectiva das professoras de turmas de creche sobre o trabalho da coordenadora pedagógica e a sua articulação com as práticas pedagógicas desenvolvidas por elas. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e recorre à análise documental, à observação participante e a entrevistas à coordenadora pedagógica e a quatro professoras. Os dados recolhidos dão conta de uma coordenação mais centrada na gestão do cotidiano focada nas tarefas administrativas, de apoio ao funcionamento da creche em aspetos como a alimentação e a segurança e à comunicação com as famílias. No que diz respeito à coordenação do trabalho pedagógico realizado pelas professoras, a coordenadora pedagógica elabora o planejamento mensal, não interfere com a sua implementação, mas ajuda quando alguma professora procura apoio. A coordenação pedagógica é percebida pelas professoras como não comunicativa e não promovendo a aprendizagem profissional em interação dos pares.
id RCAP_6726f2b9a110b84b72e8f11bf85a719c
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileiraPedagogical management in early childhood education. The perspective of the teachers from a brazilian public nursery schoolEducação InfantilCrecheCoordenação pedagógicaPráticas docentesEarly childhood educationNurseryPedagogical coordinationTeaching practicesIntegrada em 1996 no sistema de Educação Nacional como etapa da Educação Básica brasileira, a Educação Infantil subdivide-se em creches e pré-escolas segundo a faixa etária das crianças. Muitas das instituições de Educação Infantil são integradas nos sistemas municipais de ensino. Este artigo busca contribuir para o conhecimento acerca da gestão pedagógica na Educação Infantil, enfocando a perspectiva das professoras de turmas de creche sobre o trabalho da coordenadora pedagógica e a sua articulação com as práticas pedagógicas desenvolvidas por elas. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e recorre à análise documental, à observação participante e a entrevistas à coordenadora pedagógica e a quatro professoras. Os dados recolhidos dão conta de uma coordenação mais centrada na gestão do cotidiano focada nas tarefas administrativas, de apoio ao funcionamento da creche em aspetos como a alimentação e a segurança e à comunicação com as famílias. No que diz respeito à coordenação do trabalho pedagógico realizado pelas professoras, a coordenadora pedagógica elabora o planejamento mensal, não interfere com a sua implementação, mas ajuda quando alguma professora procura apoio. A coordenação pedagógica é percebida pelas professoras como não comunicativa e não promovendo a aprendizagem profissional em interação dos pares.Integrated in 1996 in the National Education system as a stage of Brazilian Basic Education, early childhood education takes place in daycare and preschools, depending on the child age. Many of these institutions are integrated in the municipal teaching systems. This article aims at contributing to the knowledge about pedagogical management in Early Childhood Education, focusing on the perspective of teachers from a daycare on the work of the pedagogical coordinator and their articulation with the pedagogical practices developed by them. The research developed is of a qualitative nature and uses documentary analysis, participant observation and interviews with the pedagogical coordinator and four teachers. The data collected accounts for a coordination centered on day-to-day management focused on administrative tasks, supporting the daycare operation, in aspects such as food and safety, and communication with families. Regarding the coordination of the pedagogical work carried out by the teachers, the pedagogical coordinator prepares the monthly planning, without participating in its implementation, but helping those teachers that seek support. The pedagogical coordination is perceived by the teachers as non-communicative and does not promote professional learning in peer interaction.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPereira, Jorgiana RicardoCruz, Rosimere Costa de AndradeCruz, Sílvia Helena VieiraMachado, Joaquim2018-08-02T08:26:45Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25427por2186-461410.34632/investigacaoeducacional.2018.3446info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:38:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:15.868970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira
Pedagogical management in early childhood education. The perspective of the teachers from a brazilian public nursery school
title A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira
spellingShingle A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira
Pereira, Jorgiana Ricardo
Educação Infantil
Creche
Coordenação pedagógica
Práticas docentes
Early childhood education
Nursery
Pedagogical coordination
Teaching practices
title_short A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira
title_full A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira
title_fullStr A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira
title_full_unstemmed A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira
title_sort A gestão pedagógica na educação infantil. A voz das professoras de uma creche pública brasileira
author Pereira, Jorgiana Ricardo
author_facet Pereira, Jorgiana Ricardo
Cruz, Rosimere Costa de Andrade
Cruz, Sílvia Helena Vieira
Machado, Joaquim
author_role author
author2 Cruz, Rosimere Costa de Andrade
Cruz, Sílvia Helena Vieira
Machado, Joaquim
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jorgiana Ricardo
Cruz, Rosimere Costa de Andrade
Cruz, Sílvia Helena Vieira
Machado, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Creche
Coordenação pedagógica
Práticas docentes
Early childhood education
Nursery
Pedagogical coordination
Teaching practices
topic Educação Infantil
Creche
Coordenação pedagógica
Práticas docentes
Early childhood education
Nursery
Pedagogical coordination
Teaching practices
description Integrada em 1996 no sistema de Educação Nacional como etapa da Educação Básica brasileira, a Educação Infantil subdivide-se em creches e pré-escolas segundo a faixa etária das crianças. Muitas das instituições de Educação Infantil são integradas nos sistemas municipais de ensino. Este artigo busca contribuir para o conhecimento acerca da gestão pedagógica na Educação Infantil, enfocando a perspectiva das professoras de turmas de creche sobre o trabalho da coordenadora pedagógica e a sua articulação com as práticas pedagógicas desenvolvidas por elas. A pesquisa desenvolvida é de natureza qualitativa e recorre à análise documental, à observação participante e a entrevistas à coordenadora pedagógica e a quatro professoras. Os dados recolhidos dão conta de uma coordenação mais centrada na gestão do cotidiano focada nas tarefas administrativas, de apoio ao funcionamento da creche em aspetos como a alimentação e a segurança e à comunicação com as famílias. No que diz respeito à coordenação do trabalho pedagógico realizado pelas professoras, a coordenadora pedagógica elabora o planejamento mensal, não interfere com a sua implementação, mas ajuda quando alguma professora procura apoio. A coordenação pedagógica é percebida pelas professoras como não comunicativa e não promovendo a aprendizagem profissional em interação dos pares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-02T08:26:45Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/25427
url http://hdl.handle.net/10400.14/25427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2186-4614
10.34632/investigacaoeducacional.2018.3446
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131899844624384