Assessing Psychological Flexibility in Adolescents: validation of PsyFlex-A

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Renata
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cunha, Marina, Massano-Cardoso, Ilda, Galhardo, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Soares, R., Cunha, M., Massano-Cardoso, I., & Galhardo, A. (2023). Avalia??o da flexibilidade psicol?gica em adolescentes: Valida??o da PsyFlex-A. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 9(1), 1?18. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.284
https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.284
Resumo: Objetivo: Adaptar e validar a Psy-Flex para a popula??o de adolescentes (PsyFlex-A). Pretendeu-se analisar a estrutura fatorial da escala, a invari?ncia do modelo entre os g?neros, a fidedignidade e a sua associa??o com vari?veis sociodemogr?ficas e outras de interesse. M?todo: A amostra incluiu 309 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 14,91) e uma m?dia de 9,56 anos de escolaridade. Os participantes preencheram um protocolo formado pela PsyFlex-A e um conjunto de medidas de autorresposta que avaliaram as compet?ncias de mindfulness (CAMM), fus?o cognitiva e evitamento experiencial (AFQ-Y8), estados afetivos negativos (DASS-21) e a perce??o da qualidade de vida e bem-estar (KidScreen-10). Uma subamostra constitu?da por 45 participantes completou a PsyFlex-A quatro semanas ap?s a primeira administra??o para efeitos da an?lise da fidedignidade temporal. Foi realizada uma An?lise Fatorial Confirmat?ria (AFC) para testar a estrutura da escala e uma an?lise multigrupo para avaliar a invari?ncia do modelo entre o sexo masculino e feminino. Testes de confiabilidade e outras validades foram tamb?m analisados. Resultados: A PsyFlex-A apresentou uma estrutura de um factor e uma invari?ncia do modelo entre os sexos, sugerindo que os resultados s?o compar?veis entre rapazes e raparigas. Revelou uma consist?ncia interna e uma fidedignidade teste-reteste adequadas. Mostrou associa??es positivas com as compet?ncias de mindfulness e qualidade de vida e uma associa??o negativa com a fus?o cognitiva/evitamento experiencial e estados afetivos negativos. Foram encontradas diferen?as significativas de g?nero, obtendo os rapazes valores mais elevados de flexibilidade psicol?gica que as raparigas. Conclus?o: A PsyFlex-A mostrou ser um instrumento v?lido e fidedigno para avaliar as compet?ncias de flexibilidade psicol?gica em adolescentes na popula??o portuguesa. De real?ar o seu contributo em contexto educativo e cl?nico, enquanto instrumento de rastreio. / Objective: To adapt and validate the Psy-Flex for the adolescent population (PsyFlex-A). The aim was to analyse the PsyFlex-A factor structure, reliability, the model's invariance between genders, and associations between the PsyFlex-A, sociodemographic variables, and other variables of interest. Method: The sample included 309 adolescents between 12 to 18 years old (M= 14.91) and a mean of 9.56 years of education. The participants completed a protocol comprising the PsyFlex-A and a set of other self-report measures assessing mindfulness skills (CAMM), cognitive fusion and experiential avoidance (AFQ-Y8), psychopathological symptoms (DASS-21), and the perceived quality of life and well-being (KidScreen-10). A subsample of 45 participants completed the PsyFlex-A four weeks after the first administration to conduct a test-retest reliability analysis. Confirmatory factor analyses (CFA) were used to assess the scale's structure. A multi-group CFA was conducted to determine the measurement invariance across genders. Reliability and validity were also analysed. Results: The PsyFlex-A presented a single-factor structure and model invariance between genders, suggesting that the results are comparable between males and females. Moreover, it revealed adequate internal consistency and test-retest reliability. It showed positive associations with mindfulness skills and quality of life and negative associations with cognitive fusion/experiential avoidance and psychopathological symptoms. Finally, significant gender differences were found, with boys revealing higher values of psychological flexibility than girls. Conclusion: The PsyFlex-A proved to be a valid and reliable instrument for assessing Portuguese adolescents' psychological flexibility skills. The PsyFlex-A may be used as a screening instrument in educational and clinical settings.
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Os participantes preencheram um protocolo formado pela PsyFlex-A e um conjunto de medidas de autorresposta que avaliaram as compet?ncias de mindfulness (CAMM), fus?o cognitiva e evitamento experiencial (AFQ-Y8), estados afetivos negativos (DASS-21) e a perce??o da qualidade de vida e bem-estar (KidScreen-10). Uma subamostra constitu?da por 45 participantes completou a PsyFlex-A quatro semanas ap?s a primeira administra??o para efeitos da an?lise da fidedignidade temporal. Foi realizada uma An?lise Fatorial Confirmat?ria (AFC) para testar a estrutura da escala e uma an?lise multigrupo para avaliar a invari?ncia do modelo entre o sexo masculino e feminino. Testes de confiabilidade e outras validades foram tamb?m analisados. Resultados: A PsyFlex-A apresentou uma estrutura de um factor e uma invari?ncia do modelo entre os sexos, sugerindo que os resultados s?o compar?veis entre rapazes e raparigas. Revelou uma consist?ncia interna e uma fidedignidade teste-reteste adequadas. Mostrou associa??es positivas com as compet?ncias de mindfulness e qualidade de vida e uma associa??o negativa com a fus?o cognitiva/evitamento experiencial e estados afetivos negativos. Foram encontradas diferen?as significativas de g?nero, obtendo os rapazes valores mais elevados de flexibilidade psicol?gica que as raparigas. Conclus?o: A PsyFlex-A mostrou ser um instrumento v?lido e fidedigno para avaliar as compet?ncias de flexibilidade psicol?gica em adolescentes na popula??o portuguesa. De real?ar o seu contributo em contexto educativo e cl?nico, enquanto instrumento de rastreio. / Objective: To adapt and validate the Psy-Flex for the adolescent population (PsyFlex-A). The aim was to analyse the PsyFlex-A factor structure, reliability, the model's invariance between genders, and associations between the PsyFlex-A, sociodemographic variables, and other variables of interest. Method: The sample included 309 adolescents between 12 to 18 years old (M= 14.91) and a mean of 9.56 years of education. The participants completed a protocol comprising the PsyFlex-A and a set of other self-report measures assessing mindfulness skills (CAMM), cognitive fusion and experiential avoidance (AFQ-Y8), psychopathological symptoms (DASS-21), and the perceived quality of life and well-being (KidScreen-10). A subsample of 45 participants completed the PsyFlex-A four weeks after the first administration to conduct a test-retest reliability analysis. Confirmatory factor analyses (CFA) were used to assess the scale's structure. A multi-group CFA was conducted to determine the measurement invariance across genders. Reliability and validity were also analysed. Results: The PsyFlex-A presented a single-factor structure and model invariance between genders, suggesting that the results are comparable between males and females. Moreover, it revealed adequate internal consistency and test-retest reliability. It showed positive associations with mindfulness skills and quality of life and negative associations with cognitive fusion/experiential avoidance and psychopathological symptoms. Finally, significant gender differences were found, with boys revealing higher values of psychological flexibility than girls. Conclusion: The PsyFlex-A proved to be a valid and reliable instrument for assessing Portuguese adolescents' psychological flexibility skills. The PsyFlex-A may be used as a screening instrument in educational and clinical settings.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2023-05-16T10:02:36Z2023-05-162023-03-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Soares, R., Cunha, M., Massano-Cardoso, I., & Galhardo, A. (2023). Avalia??o da flexibilidade psicol?gica em adolescentes: Valida??o da PsyFlex-A. 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