Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/93315 |
Resumo: | A literacia da informação é cada vez mais importante na sociedade contemporânea caracterizada por um ambiente de rápidas mudanças tecnológicas e disseminação de recursos de informação e é, por essa razão, reconhecida como uma competência fundamental para o sucesso académico dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior. Na atualidade, algumas das principais funções das bibliotecas das Instituições de Ensino Superior são apoiar os estudantes nas suas atividades de aprendizagem e de investigação. Uma vez que as bibliotecas têm um papel ativo no processo educativo, os profissionais da informação precisam de delinear planos de formação para irem ao encontro do seu público-alvo, criar metas e conceber estratégias para medir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Para apurar a perceção destes profissionais da informação em Escolas de Engenharia em Portugal realizámos um inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir sobre as especificidades deste perfil de utilizador e que ainda existem muitos obstáculos à prática das formações dinamizadas pelas bibliotecas. |
id |
RCAP_672ef632badc7c670533fe4fc94f6dc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/93315 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informaçãoBibliotecas de Ensino SuperiorEscolas de EngenhariaFormação de utilizadores;Profissionais da informaçãoA literacia da informação é cada vez mais importante na sociedade contemporânea caracterizada por um ambiente de rápidas mudanças tecnológicas e disseminação de recursos de informação e é, por essa razão, reconhecida como uma competência fundamental para o sucesso académico dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior. Na atualidade, algumas das principais funções das bibliotecas das Instituições de Ensino Superior são apoiar os estudantes nas suas atividades de aprendizagem e de investigação. Uma vez que as bibliotecas têm um papel ativo no processo educativo, os profissionais da informação precisam de delinear planos de formação para irem ao encontro do seu público-alvo, criar metas e conceber estratégias para medir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Para apurar a perceção destes profissionais da informação em Escolas de Engenharia em Portugal realizámos um inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir sobre as especificidades deste perfil de utilizador e que ainda existem muitos obstáculos à prática das formações dinamizadas pelas bibliotecas.821F-CED0-75EA | Maria Manuel Lopes de Figueiredo Costa Marques Borgesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion2019-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/93315http://hdl.handle.net/10316/93315por0873-5670cv-prod-863398Silva, Rosa MariaBorges, Maria Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:45:56Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:11.673630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação |
title |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação |
spellingShingle |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação Silva, Rosa Maria Bibliotecas de Ensino Superior Escolas de Engenharia Formação de utilizadores; Profissionais da informação |
title_short |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação |
title_full |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação |
title_fullStr |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação |
title_full_unstemmed |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação |
title_sort |
Formação de utilizadores em Escolas de Engenharia nas Bibliotecas de Ensino Superior em Portugal: a visão dos profissionais da informação |
author |
Silva, Rosa Maria |
author_facet |
Silva, Rosa Maria Borges, Maria Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Maria Manuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosa Maria Borges, Maria Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas de Ensino Superior Escolas de Engenharia Formação de utilizadores; Profissionais da informação |
topic |
Bibliotecas de Ensino Superior Escolas de Engenharia Formação de utilizadores; Profissionais da informação |
description |
A literacia da informação é cada vez mais importante na sociedade contemporânea caracterizada por um ambiente de rápidas mudanças tecnológicas e disseminação de recursos de informação e é, por essa razão, reconhecida como uma competência fundamental para o sucesso académico dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior. Na atualidade, algumas das principais funções das bibliotecas das Instituições de Ensino Superior são apoiar os estudantes nas suas atividades de aprendizagem e de investigação. Uma vez que as bibliotecas têm um papel ativo no processo educativo, os profissionais da informação precisam de delinear planos de formação para irem ao encontro do seu público-alvo, criar metas e conceber estratégias para medir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados. Para apurar a perceção destes profissionais da informação em Escolas de Engenharia em Portugal realizámos um inquérito por questionário. Os resultados permitiram concluir sobre as especificidades deste perfil de utilizador e que ainda existem muitos obstáculos à prática das formações dinamizadas pelas bibliotecas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/93315 http://hdl.handle.net/10316/93315 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/93315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-5670 cv-prod-863398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134018171568128 |