O impacto da institucionalização no desempenho académico no 1º ciclo do ensino básico : a perceção dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Filipa Daniela dos Santos Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2509
Resumo: Resumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e inclui duas partes distintas. A primeira parte incide numa reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionadas, no segundo e terceiro semestre desta unidade curricular. Esta reflexão abarca a caraterização dos contextos, a análise das práticas concretizadas e a análise das competências e conhecimentos profissionais desenvolvidas durante o percurso da Prática de Ensino. Na segunda parte do trabalho, efetuámos uma investigação, tendo como instrumento de recolha de dados, o inquérito por entrevista, que se enquadra no âmbito do paradigma qualitativo. Foi elaborado um guião de entrevista semiestruturado, tendo por objetivo conhecer, analisar e compreender as perspetivas dos futuros professores do 1º CEB relativamente ao desempenho académico de crianças institucionalizadas. O estudo teve como amostra um total de 10 alunos do curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, sendo que os 10 alunos eram do sexo feminino com idades compreendidas entre os 22 e os 42 anos. Os resultados permitiram concluir que, para os futuros professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, fatores relacionados com as carências afetivas, psicológicas, emocionais, familiares e ainda a singularidade de cada criança são aspetos condicionantes que provocam diferenças acerca do desempenho escolar entre crianças institucionalizadas e crianças em contexto familiar. Relativamente às dificuldades sentidas em relação às áreas de conteúdo, as conclusões recolhidas incidem em duas áreas, a de Português e em nenhuma área. Em torno das razões das dificuldades evidenciaram-se as vivências e história/experiências de vida de cada uma das crianças institucionalizadas. Por último, no que diz respeito a estratégias de ensino salientaram-se as estratégias gerais de intervenção de acordo com as necessidades da criança.
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