A institucionalização de crianças/jovens e o seu desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21047 |
Resumo: | Em Portugal, a institucionalização de crianças/jovens é a última medida de proteção de crianças/jovens quando estas se encontram em situação de perigo, sendo que a principal razão deste processo é a negligência. As crianças/jovens institucionalizadas contam com uma equipa multidisciplinar que intervém perante as necessidades apresentadas pelas crianças/jovens, de forma a permitir um desenvolvimento pleno das mesmas a nível do bem-estar físico, psíquico, social e educacional. A escola é um fator essencial na vida destas crianças/jovens devido à natureza protetora que a formação escolar assume na vida delas. Este estudo aborda o tema da Institucionalização de crianças/jovens e o seu Desempenho Escolar, tendo como objetivo conhecer as práticas e as representações dos profissionais da instituição de acolhimento residencial na promoção do sucesso escolar destas crianças/jovens. A investigação baseia-se em dois eixos centrais, a institucionalização e o sucesso escolar. Enquadra-se num paradigma qualitativo e a técnica de recolha de dados é a entrevista diretiva aos técnicos do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e aos professores titulares de turma / diretores de turma do Agrupamento de Escolas frequentado pelas crianças/jovens institucionalizados. Derivado às histórias de vida das crianças/jovens institucionalizadas, a parte emocional das mesmas encontra-se bastante fragilizada sendo este um fator que prejudica o desempenho escolar das mesmas. Assim, é fundamental existir algumas medidas que visam promover o sucesso escolar destas crianças/jovens, sendo estas, a articulação entre o CAT e a escola, a participação em atividades extracurriculares e o acompanhamento realizado pela educadora no CAT e por técnicos da área social. |
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A institucionalização de crianças/jovens e o seu desempenho escolarCriança/jovem institucionalizadaInstitucionalizaçãoSucesso-escolarAcolhimentoCATInstitutionalized child/youthInstitutionalizationAcademic successFoster careEm Portugal, a institucionalização de crianças/jovens é a última medida de proteção de crianças/jovens quando estas se encontram em situação de perigo, sendo que a principal razão deste processo é a negligência. As crianças/jovens institucionalizadas contam com uma equipa multidisciplinar que intervém perante as necessidades apresentadas pelas crianças/jovens, de forma a permitir um desenvolvimento pleno das mesmas a nível do bem-estar físico, psíquico, social e educacional. A escola é um fator essencial na vida destas crianças/jovens devido à natureza protetora que a formação escolar assume na vida delas. Este estudo aborda o tema da Institucionalização de crianças/jovens e o seu Desempenho Escolar, tendo como objetivo conhecer as práticas e as representações dos profissionais da instituição de acolhimento residencial na promoção do sucesso escolar destas crianças/jovens. A investigação baseia-se em dois eixos centrais, a institucionalização e o sucesso escolar. Enquadra-se num paradigma qualitativo e a técnica de recolha de dados é a entrevista diretiva aos técnicos do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e aos professores titulares de turma / diretores de turma do Agrupamento de Escolas frequentado pelas crianças/jovens institucionalizados. Derivado às histórias de vida das crianças/jovens institucionalizadas, a parte emocional das mesmas encontra-se bastante fragilizada sendo este um fator que prejudica o desempenho escolar das mesmas. Assim, é fundamental existir algumas medidas que visam promover o sucesso escolar destas crianças/jovens, sendo estas, a articulação entre o CAT e a escola, a participação em atividades extracurriculares e o acompanhamento realizado pela educadora no CAT e por técnicos da área social.In Portugal, the institutionalization of children / young people is the last measure of protection when they are in danger, negligence as being the main reason for this process. Institutionalized children / young people can rely on a multidisciplinary team that will intervene taking into account their needs, in order to allow their full development, in terms of physical, psychological, social and educational level. The school assumes itself as an essential factor in their lives due to the protective nature that school education assumes. This study addresses the issue Institutionalized of children/young people and their school performance, being its main goal knowing the practices and representations of professionals from the residential institution in promoting the academic success of institutionalized children / young people. This research is based on two central axes, institutionalization and academic success. It is framed in a qualitative paradigm and the data collection technique is the directive interview to the technicians of the Foster Care Center (CAT) and to the class teachers of the School Group attended by these institutionalized children / young people. Derived from the life histories that institutionalized children / young people present, their emotional part is quite fragile and this is a factor that consequently impairs their school success. Thus, it is essential to have some measures that aim to promote the school success of this population, namely, the articulation between CAT and the school, participation in extracurricular activities and the monitoring carried out by the CAT educator and by social technicians.2022-11-04T00:00:00Z2020-11-04T00:00:00Z2020-11-042020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21047TID:202555771porMateus, Mariana Medroainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:02:42Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:54.760698Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Em Portugal, a institucionalização de crianças/jovens é a última medida de proteção de crianças/jovens quando estas se encontram em situação de perigo, sendo que a principal razão deste processo é a negligência. As crianças/jovens institucionalizadas contam com uma equipa multidisciplinar que intervém perante as necessidades apresentadas pelas crianças/jovens, de forma a permitir um desenvolvimento pleno das mesmas a nível do bem-estar físico, psíquico, social e educacional. A escola é um fator essencial na vida destas crianças/jovens devido à natureza protetora que a formação escolar assume na vida delas. Este estudo aborda o tema da Institucionalização de crianças/jovens e o seu Desempenho Escolar, tendo como objetivo conhecer as práticas e as representações dos profissionais da instituição de acolhimento residencial na promoção do sucesso escolar destas crianças/jovens. A investigação baseia-se em dois eixos centrais, a institucionalização e o sucesso escolar. Enquadra-se num paradigma qualitativo e a técnica de recolha de dados é a entrevista diretiva aos técnicos do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e aos professores titulares de turma / diretores de turma do Agrupamento de Escolas frequentado pelas crianças/jovens institucionalizados. Derivado às histórias de vida das crianças/jovens institucionalizadas, a parte emocional das mesmas encontra-se bastante fragilizada sendo este um fator que prejudica o desempenho escolar das mesmas. Assim, é fundamental existir algumas medidas que visam promover o sucesso escolar destas crianças/jovens, sendo estas, a articulação entre o CAT e a escola, a participação em atividades extracurriculares e o acompanhamento realizado pela educadora no CAT e por técnicos da área social. |
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