A institucionalização de crianças/jovens e o seu desempenho escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Mariana Medroa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21047
Resumo: Em Portugal, a institucionalização de crianças/jovens é a última medida de proteção de crianças/jovens quando estas se encontram em situação de perigo, sendo que a principal razão deste processo é a negligência. As crianças/jovens institucionalizadas contam com uma equipa multidisciplinar que intervém perante as necessidades apresentadas pelas crianças/jovens, de forma a permitir um desenvolvimento pleno das mesmas a nível do bem-estar físico, psíquico, social e educacional. A escola é um fator essencial na vida destas crianças/jovens devido à natureza protetora que a formação escolar assume na vida delas. Este estudo aborda o tema da Institucionalização de crianças/jovens e o seu Desempenho Escolar, tendo como objetivo conhecer as práticas e as representações dos profissionais da instituição de acolhimento residencial na promoção do sucesso escolar destas crianças/jovens. A investigação baseia-se em dois eixos centrais, a institucionalização e o sucesso escolar. Enquadra-se num paradigma qualitativo e a técnica de recolha de dados é a entrevista diretiva aos técnicos do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) e aos professores titulares de turma / diretores de turma do Agrupamento de Escolas frequentado pelas crianças/jovens institucionalizados. Derivado às histórias de vida das crianças/jovens institucionalizadas, a parte emocional das mesmas encontra-se bastante fragilizada sendo este um fator que prejudica o desempenho escolar das mesmas. Assim, é fundamental existir algumas medidas que visam promover o sucesso escolar destas crianças/jovens, sendo estas, a articulação entre o CAT e a escola, a participação em atividades extracurriculares e o acompanhamento realizado pela educadora no CAT e por técnicos da área social.
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