A imagem de Portugal e dos produtos Portugueses na Polónia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/3727 |
Resumo: | A pesquisa sobre a imagem do país e o seu impacto sobre produtos tem sido realizada segundo várias perspectivas. Este estudo foi desenvolvido segundo a perspectiva do comportamento do consumidor visto que analisa as percepções dos consumidores face à imagem do país, a sua atitude face aos produtos do país e as suas atitudes face às categorias de produtos desse país. É um estudo exploratório que visa criar pistas para uma futura investigação de carácter exploratório que venha a ser efectuada sobre a imagem de Portugal num mercado europeu com elevado potencial: a Polónia. Neste estudo foram feitas entrevistas exploratórias a peritos que permitiram desenvolver um questionário testado em 15 indivíduos e administrado a uma amostra de 215 consumidores Polacos, com o intuito de analisar a imagem de Portugal, dos produtos Portugueses, algumas categorias de produtos e a publicidade feita a Portugal. Com base na análise descritiva (i.e., análise de médias), correlações e tabelas de contingência, verificámos que a atitude face ao país contribui para a atitude face aos produtos desse país. Verificámos também, que a imagem de Portugal e dos produtos portugueses é globalmente positiva, que existe um nível de desconhecimento elevado dos produtos portugueses e das marcas portuguesas, e que os produtos com maior notoriedade são os vinhos: O vinho do Porto bem como os vinhos de mesa. |
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A imagem de Portugal e dos produtos Portugueses na PolóniaImagem do paísImagem dos produtosImagem de PortugalPolóniaCountry imageProduct imagePortugal’s imagePolandA pesquisa sobre a imagem do país e o seu impacto sobre produtos tem sido realizada segundo várias perspectivas. Este estudo foi desenvolvido segundo a perspectiva do comportamento do consumidor visto que analisa as percepções dos consumidores face à imagem do país, a sua atitude face aos produtos do país e as suas atitudes face às categorias de produtos desse país. É um estudo exploratório que visa criar pistas para uma futura investigação de carácter exploratório que venha a ser efectuada sobre a imagem de Portugal num mercado europeu com elevado potencial: a Polónia. Neste estudo foram feitas entrevistas exploratórias a peritos que permitiram desenvolver um questionário testado em 15 indivíduos e administrado a uma amostra de 215 consumidores Polacos, com o intuito de analisar a imagem de Portugal, dos produtos Portugueses, algumas categorias de produtos e a publicidade feita a Portugal. Com base na análise descritiva (i.e., análise de médias), correlações e tabelas de contingência, verificámos que a atitude face ao país contribui para a atitude face aos produtos desse país. Verificámos também, que a imagem de Portugal e dos produtos portugueses é globalmente positiva, que existe um nível de desconhecimento elevado dos produtos portugueses e das marcas portuguesas, e que os produtos com maior notoriedade são os vinhos: O vinho do Porto bem como os vinhos de mesa.Research on the country image and its impact on products has been performed from different perspectives. This study was developed from the perspective of consumer behaviour given that it analyses the perceptions of consumers towards the country's image, and their attitudes towards the products of the country and towards the product categories from that country. It is an exploratory study that aims to create leads for a future research on the image of Portugal in one of the European markets with the highest potential: Poland. During this study, there were made exploratory interviews with experts that allowed for developing a questionnaire tested in 15 individuals and applied to a sample of 215 Polish consumers, in order to analyze the image of Portugal, of Portuguese products and of some categories of products, and the advertising to Portugal. Based on descriptive analysis, correlations and cross tabs, it was found that the attitude towards the country contributes to the attitude towards the products of that country. It was also found that the image of Portugal and Portuguese products is generally positive, that there is a low level of knowledge of Portuguese products and of Portuguese brands, and that the products with the most recognition are: wine and Port wine.2012-08-22T09:57:13Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3727porMarçal, Marina Sobral Tordo Simões Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:12Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:58.120551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A pesquisa sobre a imagem do país e o seu impacto sobre produtos tem sido realizada segundo várias perspectivas. Este estudo foi desenvolvido segundo a perspectiva do comportamento do consumidor visto que analisa as percepções dos consumidores face à imagem do país, a sua atitude face aos produtos do país e as suas atitudes face às categorias de produtos desse país. É um estudo exploratório que visa criar pistas para uma futura investigação de carácter exploratório que venha a ser efectuada sobre a imagem de Portugal num mercado europeu com elevado potencial: a Polónia. Neste estudo foram feitas entrevistas exploratórias a peritos que permitiram desenvolver um questionário testado em 15 indivíduos e administrado a uma amostra de 215 consumidores Polacos, com o intuito de analisar a imagem de Portugal, dos produtos Portugueses, algumas categorias de produtos e a publicidade feita a Portugal. Com base na análise descritiva (i.e., análise de médias), correlações e tabelas de contingência, verificámos que a atitude face ao país contribui para a atitude face aos produtos desse país. Verificámos também, que a imagem de Portugal e dos produtos portugueses é globalmente positiva, que existe um nível de desconhecimento elevado dos produtos portugueses e das marcas portuguesas, e que os produtos com maior notoriedade são os vinhos: O vinho do Porto bem como os vinhos de mesa. |
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