A imagem de Portugal e dos produtos Portugueses na Polónia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Marina Sobral Tordo Simões Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3727
Resumo: A pesquisa sobre a imagem do país e o seu impacto sobre produtos tem sido realizada segundo várias perspectivas. Este estudo foi desenvolvido segundo a perspectiva do comportamento do consumidor visto que analisa as percepções dos consumidores face à imagem do país, a sua atitude face aos produtos do país e as suas atitudes face às categorias de produtos desse país. É um estudo exploratório que visa criar pistas para uma futura investigação de carácter exploratório que venha a ser efectuada sobre a imagem de Portugal num mercado europeu com elevado potencial: a Polónia. Neste estudo foram feitas entrevistas exploratórias a peritos que permitiram desenvolver um questionário testado em 15 indivíduos e administrado a uma amostra de 215 consumidores Polacos, com o intuito de analisar a imagem de Portugal, dos produtos Portugueses, algumas categorias de produtos e a publicidade feita a Portugal. Com base na análise descritiva (i.e., análise de médias), correlações e tabelas de contingência, verificámos que a atitude face ao país contribui para a atitude face aos produtos desse país. Verificámos também, que a imagem de Portugal e dos produtos portugueses é globalmente positiva, que existe um nível de desconhecimento elevado dos produtos portugueses e das marcas portuguesas, e que os produtos com maior notoriedade são os vinhos: O vinho do Porto bem como os vinhos de mesa.
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