Bateria de provas de raciocínio: Precisão e validade em alunos moçambicanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32268 |
Resumo: | Tomando uma amostra de alunos moçambicanos (n = 1080), oriundos da cidade de Quelimane, que frequentavam a 8ª, 9ª e 10ª classes, procedemos ao estudo da precisão e validade dos resultados na Bateria de Provas de Raciocínio - versão BPR8/10 adaptada para Moçambique (Amaral, Almeida, & Morais, 2014). Trata-se de uma bateria que congrega cinco subtestes, que avaliam a capacidade de raciocínio recorrendo a itens de conteúdo verbal, abstrato, numérico, espacial e mecânico. Por problemas de falta de precisão, a prova de raciocínio mecânico foi retirada do estudo, tendo a análise fatorial com as restantes quatro provas sugerido a existência de um único fator latente, legitimando que se considere uma nota global na bateria nos estudos de validade. O rendimento académico foi obtido a partir das classificações escolares nas diferentes disciplinas curriculares. Os coeficientes de correlação sugerem uma associação moderada entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar dos alunos, sendo esses índices mais significativos quando o conteúdo curricular das disciplinas e o conteúdo dos itens dos cinco subtestes se aproximam. Por outro lado, também se observam coeficientes de correlação mais elevados quando se consideram notas globais na bateria e no conjunto das disciplinas curriculares. |
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Tomando uma amostra de alunos moçambicanos (n = 1080), oriundos da cidade de Quelimane, que frequentavam a 8ª, 9ª e 10ª classes, procedemos ao estudo da precisão e validade dos resultados na Bateria de Provas de Raciocínio - versão BPR8/10 adaptada para Moçambique (Amaral, Almeida, & Morais, 2014). Trata-se de uma bateria que congrega cinco subtestes, que avaliam a capacidade de raciocínio recorrendo a itens de conteúdo verbal, abstrato, numérico, espacial e mecânico. Por problemas de falta de precisão, a prova de raciocínio mecânico foi retirada do estudo, tendo a análise fatorial com as restantes quatro provas sugerido a existência de um único fator latente, legitimando que se considere uma nota global na bateria nos estudos de validade. O rendimento académico foi obtido a partir das classificações escolares nas diferentes disciplinas curriculares. Os coeficientes de correlação sugerem uma associação moderada entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar dos alunos, sendo esses índices mais significativos quando o conteúdo curricular das disciplinas e o conteúdo dos itens dos cinco subtestes se aproximam. Por outro lado, também se observam coeficientes de correlação mais elevados quando se consideram notas globais na bateria e no conjunto das disciplinas curriculares. |
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