Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Maria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15758
Resumo: Relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_674d9e7ebbf1583cb854194a6133af4b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15758
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporâneaJogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporâneaJogar-brincar-dançarJogos tradicionaisHabilidades de movimento.Play-danceTraditional gamesMovement skillsRelatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente texto dá forma a um relatório final de estágio a nível de mestrado em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, desenvolvido no ano letivo 2021/2022, em torno do tema “Os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento” com alunas do 2º ano do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, no Ginasiano Escola de Dança. A motivação inicial da mestranda ao escolher o tema proposto para a aplicação do projeto de estágio, relacionou-se à crença de que os jogos tradicionais, podem constituir uma mais-valia na construção de um conhecimento onde o corpo, em variadas ações de movimento, potencializa vivências que favorecem aprendizagens significativas em contexto formativo de dança. Todo o processo foi acompanhado pela revisita e o aprofundamento no pensamento de Rudolf Laban, bem como de um conjunto expressivo e diversificado de textos de autores contemporâneos de diversas áreas. O estudo da literatura de referência requerida para construção da trama conceitual necessária à elaboração das chaves de leitura da experiência a ser analisada – nomeadamente os conceitos de jogo e ludicidade, jogos tradicionais e habilidades de movimento – possibilitou uma contextualização teórica que se mostrou necessária e adequada à reflexão proposta no projeto de investigação. A mestranda formulou perguntas que foram tomadas como ponto de partida e de chegada da jornada-projeto-investigação, e que funcionaram como impulsionadoras do pensar sobre uma prática que visa propiciar aprendizagens artísticas significativas e o aprofundamento da compreensão sobre o processo educativo implicado no ensino da dança, processo que assume o corpo-sujeito como fio condutor da aprendizagem. As fotografias captadas ao longo do processo, assim como os registos no diário de bordo das participantes, evidenciaram o envolvimento com a experiência. Concluiu-se que, o ato de jogar-dançar, enriqueceu a performance técnica-artística validando a integração dos jogos tradicionais como um recurso que promove aprendizagens significativas em contexto de aula e a construção de conhecimentos no processo formativo em dança.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaGraça, CristinaRCIPLBarroso, Maria2023-03-03T16:52:11Z2022-12-092022-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15758TID:203240901porBarroso, M. (2022). Jogar como quem dança, dançar como quem joga: Os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dançainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15758Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:22.541852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
title Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
spellingShingle Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
Barroso, Maria
Jogar-brincar-dançar
Jogos tradicionais
Habilidades de movimento.
Play-dance
Traditional games
Movement skills
title_short Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
title_full Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
title_fullStr Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
title_full_unstemmed Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
title_sort Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea
author Barroso, Maria
author_facet Barroso, Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Jogar-brincar-dançar
Jogos tradicionais
Habilidades de movimento.
Play-dance
Traditional games
Movement skills
topic Jogar-brincar-dançar
Jogos tradicionais
Habilidades de movimento.
Play-dance
Traditional games
Movement skills
description Relatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09
2022-12-09T00:00:00Z
2023-03-03T16:52:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15758
TID:203240901
url http://hdl.handle.net/10400.21/15758
identifier_str_mv TID:203240901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barroso, M. (2022). Jogar como quem dança, dançar como quem joga: Os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporânea. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506124644352