A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Elias, Ana Paula de Andrade Janz Elias, Gonçalves, Thamyres Kinaski, Zoppo, Beatriz Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.536-548
Resumo: Atualmente, mesmo o pesquisador iniciante em investigações qualitativas pode utilizar-se de softwares de análise de dados como auxílio durante todo o processo de investigação. O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades de aprendizados que CAQDAS como o ATLAS.ti, MAXQDA, NVivo e IRAMUTEQ fornecem a pesquisadores iniciantes. Para tanto, foi analisado o relatório final de iniciação científica de uma estudante do Curso de Graduação em Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no qual a estudante tinha por finalidade registrar seu processo de aprendizagem na utilização dos quatro softwares. Foi possível perceber que os QACDAS permitiram à estudante-pesquisadora-iniciante em pesquisa qualitativa debruçar-se na análise dos dados a partir de opções visuais que eles apresentavam. Contudo, ela precisou dedicar um tempo significativo na aprendizagem dos recursos de cada software. Em suas conclusões, é possível perceber que os softwares de análise de dados auxiliam o pesquisador iniciante a comprender o processo de análise qualitativa, contudo, é importante aprender a utilizar essas ferramentas de forma efetiva. Portanto, é de fundamental importância que os pesquisadores, iniciantes no uso de uma ferramenta, prevejam em seu cronograma tempo necessário para esta aprendizagem.
id RCAP_6754536826fe54eebe94bff1ed9d5a9e
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora inicianteThe use of qualitative data analysis software under the eyes of a beginning researcherSofwares de Análise de Dados; Pesquisa Qualitativa; Pesquisadores Iniciantes.Data Analysis Software; Qualitative Research; Beginning Researchers.Atualmente, mesmo o pesquisador iniciante em investigações qualitativas pode utilizar-se de softwares de análise de dados como auxílio durante todo o processo de investigação. O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades de aprendizados que CAQDAS como o ATLAS.ti, MAXQDA, NVivo e IRAMUTEQ fornecem a pesquisadores iniciantes. Para tanto, foi analisado o relatório final de iniciação científica de uma estudante do Curso de Graduação em Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no qual a estudante tinha por finalidade registrar seu processo de aprendizagem na utilização dos quatro softwares. Foi possível perceber que os QACDAS permitiram à estudante-pesquisadora-iniciante em pesquisa qualitativa debruçar-se na análise dos dados a partir de opções visuais que eles apresentavam. Contudo, ela precisou dedicar um tempo significativo na aprendizagem dos recursos de cada software. Em suas conclusões, é possível perceber que os softwares de análise de dados auxiliam o pesquisador iniciante a comprender o processo de análise qualitativa, contudo, é importante aprender a utilizar essas ferramentas de forma efetiva. Portanto, é de fundamental importância que os pesquisadores, iniciantes no uso de uma ferramenta, prevejam em seu cronograma tempo necessário para esta aprendizagem.Nowadays even the researcher beginning in qualitative investigations can use data analysis software as an aid throughout the investigation process. The purpose of this article is to identify the learning possibilities that the software ATLAS.ti, MAXQDA, NVivo and IRAMUTEQ allow beginning researchers to develop researches that use the approach here mentioned. For this purpose, the Final PIBIC Report of a student of the Undergraduate Degree in Chemistry at the Pontifical Catholic University of Paraná was analyzed and this analysis was based on the analysis processes of a logbook, since the report contained the impressions of the student. It was possible to notice that the QACDAS allowed the student, a researcher beginning in qualitative research, to focus on the analysis of the data from the visual options they presented. In its conclusions, it is possible to notice that the data analysis software helps the beginning researcher to understand the qualitative analysis process, however, it is important to learn how to use these tools effectively. Therefore, it is of fundamental importance that researchers, who are new to the use of a tool, foresee in their schedule the time needed for this learning.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.536-548https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.536-548New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 536-548New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 536-548New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 536-5482184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/116https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/116/114Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna RamosElias, Ana Paula de Andrade Janz EliasGonçalves, Thamyres KinaskiZoppo, Beatriz Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:18Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:57.905500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante
The use of qualitative data analysis software under the eyes of a beginning researcher
title A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante
spellingShingle A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante
Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos
Sofwares de Análise de Dados; Pesquisa Qualitativa; Pesquisadores Iniciantes.
Data Analysis Software; Qualitative Research; Beginning Researchers.
title_short A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante
title_full A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante
title_fullStr A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante
title_full_unstemmed A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante
title_sort A utilização de softwares de análise de dados qualitativos sob o olhar de uma pesquisadora iniciante
author Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos
author_facet Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos
Elias, Ana Paula de Andrade Janz Elias
Gonçalves, Thamyres Kinaski
Zoppo, Beatriz Maria
author_role author
author2 Elias, Ana Paula de Andrade Janz Elias
Gonçalves, Thamyres Kinaski
Zoppo, Beatriz Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vosgerau, Dilmeire Sant’Anna Ramos
Elias, Ana Paula de Andrade Janz Elias
Gonçalves, Thamyres Kinaski
Zoppo, Beatriz Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sofwares de Análise de Dados; Pesquisa Qualitativa; Pesquisadores Iniciantes.
Data Analysis Software; Qualitative Research; Beginning Researchers.
topic Sofwares de Análise de Dados; Pesquisa Qualitativa; Pesquisadores Iniciantes.
Data Analysis Software; Qualitative Research; Beginning Researchers.
description Atualmente, mesmo o pesquisador iniciante em investigações qualitativas pode utilizar-se de softwares de análise de dados como auxílio durante todo o processo de investigação. O objetivo deste artigo é apresentar as possibilidades de aprendizados que CAQDAS como o ATLAS.ti, MAXQDA, NVivo e IRAMUTEQ fornecem a pesquisadores iniciantes. Para tanto, foi analisado o relatório final de iniciação científica de uma estudante do Curso de Graduação em Licenciatura em Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no qual a estudante tinha por finalidade registrar seu processo de aprendizagem na utilização dos quatro softwares. Foi possível perceber que os QACDAS permitiram à estudante-pesquisadora-iniciante em pesquisa qualitativa debruçar-se na análise dos dados a partir de opções visuais que eles apresentavam. Contudo, ela precisou dedicar um tempo significativo na aprendizagem dos recursos de cada software. Em suas conclusões, é possível perceber que os softwares de análise de dados auxiliam o pesquisador iniciante a comprender o processo de análise qualitativa, contudo, é importante aprender a utilizar essas ferramentas de forma efetiva. Portanto, é de fundamental importância que os pesquisadores, iniciantes no uso de uma ferramenta, prevejam em seu cronograma tempo necessário para esta aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.536-548
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.536-548
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.536-548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/116
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/116/114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 536-548
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 536-548
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 536-548
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346435903488