Do mutualismo ao mercado. A banca mutualista em Portugal. Estudo de caso: o Crédito Agrícola Mútuo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dina Maria Serrano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7355
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sociologia, na especialidade de Sociologia Económica e das Organizações
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spelling Do mutualismo ao mercado. A banca mutualista em Portugal. Estudo de caso: o Crédito Agrícola MútuoMutualismoCrédito Agrícola MútuoCapital socialidentidade organizacionalIsomorfismo institucionalDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Sociologia, na especialidade de Sociologia Económica e das OrganizaçõesNum mercado onde dominam os grandes grupos financeiros e onde existem estratégias agressivas de concorrência, o Crédito Agrícola, enquanto sistema cooperativo e mutualista bancário criado em 1911, tem conseguido não só sobreviver como obter sucesso. Este trabalho descreve o percurso do Crédito Agrícola desde a sua génese como projecto político, claramente alternativo à banca comercial, e a criação da legislação que o concebe de forma institucional até aos nossos dias, e procura compreender o seu crescimento e a sua readequação ao mercado e às instituições envolventes, também elas a sofrer uma enorme evolução. O capital social concretizado na sua origem, as alterações tecnológicas e organizacionais, a contenção e gestão do risco, a formação dos colaboradores e a standardização de procedimentos, são os principais factores analisados ao longo deste trabalho. As conclusões revelam a coalescência de círculos sociais diversos e de organizações de interesse na sua origem e em momentos chave de transformação institucional; um processo recente de isomorfismo institucional, a nível interno e externo, tendente a aproximar a instituição de crédito mutualista aos padrões de legitimidade vigentes no mercado financeiro; e evidenciam um trabalho simbólico de justificação discursiva visando resolver tensões valorativas causadas por esse isomorfismo, tornando os valores mercantis comensuráveis com os valores identitários da instituição mutualista.Faculdade de Ciêncais Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSantos, Dina Maria Serrano2012-06-23T10:43:26Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7355porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:10Zoai:run.unl.pt:10362/7355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:25.516507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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