Gestão do ciclo de vida de pontes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10813 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia Civil |
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Gestão do ciclo de vida de pontesPontesCiclo de vidaGestão preventiva e reactivaSistema de gestãoInspecçãoManutençãoReparaçãoDecisãoAnálise custo-benefícioBridgesLife cyclePreventive and reactive managementManagement systemInspectionMaintenanceRepairDecisionCost-benefit analysisDissertação de mestrado em Engenharia CivilO investimento em infra-estruturas de transportes seguido por Portugal nos últimos anos irá implicar a adopção de estratégias de conservação que garantam a sua utilização ao longo de toda a vida útil. Os fundos dispendidos em manutenção e conservação de pontes são limitados, devendo ser aplicados eficientemente. Neste contexto, desenvolve-se o presente trabalho que tem como objectivo desenvolver metodologias de optimização da durabilidade e conservação na gestão do ciclo de vida de pontes. A dissertação inicia-se com a descrição e análise de sistemas de gestão de pontes dos Estados Unidos e Europa, procurando recolher experiências e métodos aplicáveis em Portugal. Descreve-se o âmbito da gestão do ciclo de vida de pontes e ferramentas de apoio à gestão (Sistema de gestão de pontes e Análise de custos do ciclo de vida). Divide-se o ciclo de vida em duas fases: A primeira fase vai da concepção à construção e a segunda corresponde à fase em serviço das pontes. São realçadas medidas preventivas e reactivas a tomar que visem garantir a durabilidade e a optimização da estratégia de conservação, mantendo a ponte nos níveis de segurança e de serviço predefinidos. Ao nível da inspecção, é feita uma proposta de plano de inspecção, que preveja a utilização de sistemas de monitorização e tabelas de relação causa – efeito. Para a avaliação do nível de conservação, é igualmente feita uma proposta baseada numa análise efectuada a vários sistemas existentes. É apresentado um sistema de apoio à decisão baseado em análises custo-benefício, de suporte à definição de estratégias de conservação ao nível da rede viária e da ponte. Conclui-se apresentando as principais conclusões e desenvolvimentos futuros. Em anexo, desenvolve-se um modelo de base de dados de um sistema de gestão de pontes e um estudo de gestão de ciclo de vida para pontes metálicas de via ferroviária.The investment in transport infrastructures followed by Portugal in the last years will imply the adoption of maintenance strategies to ensure their use throughout the service life. Funds applied in bridge maintenance are limited and have to be applied efficiently. In this context, the present work aims to develop methodologies to optimize durability and maintenance options in the bridges life cycle management. The thesis starts with the description and analysis of several management systems used in the United States and Europe, trying to get experiences and methodologies to apply in Portugal. The scope of the bridges life cycle management and management tools like the bridges management systems and the life cycle cost analysis are described. The life cycle is divided into two phases. The first starts with the conception and goes until the construction of the bridge. The second correspond to the service life period. For both phases are presented preventive and reactive management measures to guarantee durability and maintenance strategy optimization of the bridge according to the safety and functionality levels predefined. To the inspection is developed an inspection plan that should include monitoring systems and cause-effect relation tables. To the condition assessment is also proposed a system based on several condition assessment systems presented. It’s presented a decision making system (based in cost-benefit analysis) to support maintenance strategy definition at two levels: bridge and network level. In the final conclusions, are presented the main conclusions of the thesis and future developments are identified. In appendix is presented a proposal for a database of a bridge management system and a life cycle management methodology to a steel railway bridge.Teixeira, José M. CardosoFreitas, José António Fonseca da MotaUniversidade do MinhoPoças, Ricardo de Figueiredo Gonçalves2009-12-282009-12-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:02Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:05.034432Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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