Aprendizagem do jogo no Futsal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, João Paulo Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6699
Resumo: O presente estudo teve como objetivo melhorar a compreensão sobre o processo de aprendizagem no futsal com recurso aos JRC em diferentes estruturas de jogo (GR+3x3+GR e GR+4x4+GR). Com esse fim, duas equipas do escalão sub-11 treinaram durante 5 semanas, cada uma delas na estrutura pretendida, sendo que a avaliação foi realizada a partir de jogos entre ambas equipas nas duas estruturas referidas, mantendo o rácio espaço/jogador. Foram analisadas variáveis táticas (Largura, Profundidade, Área Ocupada, Rácio Profundidade/Largura (P/L) e Distância entre CG) e técnicas (número de Passes Conseguidos, Passes Errados, Perdas de Bola individuais, 1x1 com sucesso, 1x1 com insucesso e Remates) com o objetivo de comparar os efeitos da aprendizagem num desenho experimental pré, pós-teste. O tratamento estatístico dos resultados entre pré e pós-teste para cada estrutura de treino foi realizado com recurso às inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Em relação aos aspetos táticos apenas a equipa que treinou na estrutura GR+4x4+GR apresentou melhorias significativas, evidenciando um aumento das variáveis Profundidade, Área Ocupada e Rácio P/L no jogo de GR+3x3+GR. Em relação aos aspetos técnicos ambas as equipas apresentaram melhorias significativas no passe e na finalização no jogo de GR+4x4+GR, com a equipa que treinou na estrutura GR+4x4+GR a apresentar um aumento de Passes Conseguidos, passes por posse e Remates, e com a equipa que treinou na estrutura de GR+3x3+GR a apresentar uma diminuição de Passes Errados, passes por posse e um aumento de Remates. O treino em GR+4x4+GR parece potenciar mais os aspetos táticos e o treino em GR+3x3+GR os aspetos técnicos.
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