Aprendizagem no Futsal Efeitos da manipulação do espaço na aprendizagem do jogo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/6736 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da manipulação do espaço na aprendizagem do jogo de futsal, nomeadamente ao nível das ações individuais. Para tal, recorreu-se á análise de diferentes variáveis técnicas para perceber se, e em que medida, a manipulação do espaço, ao longo de doze sessões de treino, promoveu alterações no comportamento dos jogadores aquando da realização de jogo formal. O estudo foi realizado em dois escalões etários (sub13 e sub15) de modo a identificar o efeito da manipulação de tarefa no processo de aprendizagem de jogadores de diferentes escalões etários. Cada equipa em análise foi dividida em dois grupos que realizaram em simultâneo o mesmo exercício. A um desses grupos foi manipulado o constrangimento espaço, tendo realizado todos os treinos em espaço reduzido. Todas as variáveis foram analisadas em jogo formal (5x5) num campo com as dimensões oficiais (40x20m) antes e após as doze sessões de treino. O tratamento estatístico foi realizado com recurso às inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Os resultados sugerem que a manipulação do espaço ao longo de doze sessões de treino promove alterações nas capacidades técnicas dos jogadores. No entanto, as alterações foram diferentes quando comparámos o escalão sub 13 com o sub 15. Observou-se que a diminuição do espaço de jogo promoveu a diminuição do número de dribles e mudanças de direção no escalão sub 13, enquanto no escalão sub 15 verificou-se um aumento significativo do drible, bem como uma tendência, embora não significativa, na diminuição do passe. |
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Aprendizagem no Futsal Efeitos da manipulação do espaço na aprendizagem do jogoAprendizagem do JogoFutsalManipulação de ConstrangimentosTreinoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DesportoO presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da manipulação do espaço na aprendizagem do jogo de futsal, nomeadamente ao nível das ações individuais. Para tal, recorreu-se á análise de diferentes variáveis técnicas para perceber se, e em que medida, a manipulação do espaço, ao longo de doze sessões de treino, promoveu alterações no comportamento dos jogadores aquando da realização de jogo formal. O estudo foi realizado em dois escalões etários (sub13 e sub15) de modo a identificar o efeito da manipulação de tarefa no processo de aprendizagem de jogadores de diferentes escalões etários. Cada equipa em análise foi dividida em dois grupos que realizaram em simultâneo o mesmo exercício. A um desses grupos foi manipulado o constrangimento espaço, tendo realizado todos os treinos em espaço reduzido. Todas as variáveis foram analisadas em jogo formal (5x5) num campo com as dimensões oficiais (40x20m) antes e após as doze sessões de treino. O tratamento estatístico foi realizado com recurso às inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Os resultados sugerem que a manipulação do espaço ao longo de doze sessões de treino promove alterações nas capacidades técnicas dos jogadores. No entanto, as alterações foram diferentes quando comparámos o escalão sub 13 com o sub 15. Observou-se que a diminuição do espaço de jogo promoveu a diminuição do número de dribles e mudanças de direção no escalão sub 13, enquanto no escalão sub 15 verificou-se um aumento significativo do drible, bem como uma tendência, embora não significativa, na diminuição do passe.The purpose of this study was to evaluate the effects of space manipulation on the learning of the futsal game, namely at the level of individual actions. For this, we used the analysis of different technical variables to see if, and to what extent, the manipulation of space, during twelve training sessions, promoted changes in the behavior of the players when performing a formal game. The study was conducted in two age groups (sub13 and sub15) in order to identify the effect of task manipulation on the learning process of players of different age groups. Each team under analysis was divided into two groups that simultaneously performed the same exercise. One of these groups was manipulated the space constraint, having performed all the training in reduced space. All variables were analyzed in formal game (5x5) in a field with official dimensions (40x20m) before and after the twelve training sessions. Statistical analysis was performed using inferences based on magnitude of effects. The results suggest that manipulation of space over twelve training sessions promotes changes in players' technical capabilities. However, the changes were different when we compared the sub 13 step with the sub 15. It was observed that the decrease in the playing space promoted a decrease in the number of dribbles and changes of direction in the sub 13 step, while in the sub 15 step there was a significant increase of the dribble, as well as a tendency, although not significant, in the decrease of the pass.Travassos, Bruno Filipe RamauBibliorumAssunção, José Augusto Marques da Silva2019-01-07T12:01:35Z2017-6-202017-07-142017-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6736TID:202108031porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:45:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:47:23.414973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da manipulação do espaço na aprendizagem do jogo de futsal, nomeadamente ao nível das ações individuais. Para tal, recorreu-se á análise de diferentes variáveis técnicas para perceber se, e em que medida, a manipulação do espaço, ao longo de doze sessões de treino, promoveu alterações no comportamento dos jogadores aquando da realização de jogo formal. O estudo foi realizado em dois escalões etários (sub13 e sub15) de modo a identificar o efeito da manipulação de tarefa no processo de aprendizagem de jogadores de diferentes escalões etários. Cada equipa em análise foi dividida em dois grupos que realizaram em simultâneo o mesmo exercício. A um desses grupos foi manipulado o constrangimento espaço, tendo realizado todos os treinos em espaço reduzido. Todas as variáveis foram analisadas em jogo formal (5x5) num campo com as dimensões oficiais (40x20m) antes e após as doze sessões de treino. O tratamento estatístico foi realizado com recurso às inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Os resultados sugerem que a manipulação do espaço ao longo de doze sessões de treino promove alterações nas capacidades técnicas dos jogadores. No entanto, as alterações foram diferentes quando comparámos o escalão sub 13 com o sub 15. Observou-se que a diminuição do espaço de jogo promoveu a diminuição do número de dribles e mudanças de direção no escalão sub 13, enquanto no escalão sub 15 verificou-se um aumento significativo do drible, bem como uma tendência, embora não significativa, na diminuição do passe. |
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