Aprendizagem no Futsal Efeitos da manipulação do espaço na aprendizagem do jogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, José Augusto Marques da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6736
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da manipulação do espaço na aprendizagem do jogo de futsal, nomeadamente ao nível das ações individuais. Para tal, recorreu-se á análise de diferentes variáveis técnicas para perceber se, e em que medida, a manipulação do espaço, ao longo de doze sessões de treino, promoveu alterações no comportamento dos jogadores aquando da realização de jogo formal. O estudo foi realizado em dois escalões etários (sub13 e sub15) de modo a identificar o efeito da manipulação de tarefa no processo de aprendizagem de jogadores de diferentes escalões etários. Cada equipa em análise foi dividida em dois grupos que realizaram em simultâneo o mesmo exercício. A um desses grupos foi manipulado o constrangimento espaço, tendo realizado todos os treinos em espaço reduzido. Todas as variáveis foram analisadas em jogo formal (5x5) num campo com as dimensões oficiais (40x20m) antes e após as doze sessões de treino. O tratamento estatístico foi realizado com recurso às inferências baseadas na magnitude dos efeitos. Os resultados sugerem que a manipulação do espaço ao longo de doze sessões de treino promove alterações nas capacidades técnicas dos jogadores. No entanto, as alterações foram diferentes quando comparámos o escalão sub 13 com o sub 15. Observou-se que a diminuição do espaço de jogo promoveu a diminuição do número de dribles e mudanças de direção no escalão sub 13, enquanto no escalão sub 15 verificou-se um aumento significativo do drible, bem como uma tendência, embora não significativa, na diminuição do passe.
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