A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camões, Ana Cláudia Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mateus, Cristina Cruz, Oliveira, Íris M., Noronha, Dulce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32229
Resumo: This work advocates the thesis that the training of neuroeducators constitutes a response from social professionals, such as social educators, to early childhood. The contemporaneous challenges increasingly require career adaptability, which may put career commitment and professional ethics into question. The social professional profile is presented as a unifier of diverse initial training courses, all needed to respond to early childhood. A highly-specialized training of neuroeducators is proposed to foster care, education and intervention in early childhood, thus acknowledging the scientific knowledge from Neurosciences and off ering an opportunity to the current society.
id RCAP_676b73b61fbdd6a7e546a2a018804e65
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32229
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infânciaSocial education in contemporary times: challenges and opportunities for early childhoodCareerContemporaneitySocial educatorNeuroeducatorsEarly childhoodCarreiraContemporaneidadeEducador socialPrimeira infânciaNeuroeducadoresThis work advocates the thesis that the training of neuroeducators constitutes a response from social professionals, such as social educators, to early childhood. The contemporaneous challenges increasingly require career adaptability, which may put career commitment and professional ethics into question. The social professional profile is presented as a unifier of diverse initial training courses, all needed to respond to early childhood. A highly-specialized training of neuroeducators is proposed to foster care, education and intervention in early childhood, thus acknowledging the scientific knowledge from Neurosciences and off ering an opportunity to the current society.Este trabalho defende a tese de que a formação de neuroeducadores constitui uma resposta de profissionais sociais, como os educadores sociais, à primeira infância. Considerando os desafios da contemporaneidade, é requerida uma crescente adaptabilidade, que pode questionar o comprometimento de carreira e a ética profissional. Apresenta-se o perfil social como unificador de uma variedade de formações de base necessárias à resposta na primeira infância. Propõe-se uma formação altamente especializada de neuroeducadores, promotores do cuidado, da educação e da intervenção na primeira infância, privilegiando o conhecimento científico das Neurociências, como uma oportunidade na sociedade atual.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCamões, Ana Cláudia RodriguesMateus, Cristina CruzOliveira, Íris M.Noronha, Dulce2021-03-16T17:14:11Z2020-11-192020-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32229por2176-171X10.29276/redapeci.2020.20.314590.6-17000612031500002info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:00.668092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
Social education in contemporary times: challenges and opportunities for early childhood
title A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
spellingShingle A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
Camões, Ana Cláudia Rodrigues
Career
Contemporaneity
Social educator
Neuroeducators
Early childhood
Carreira
Contemporaneidade
Educador social
Primeira infância
Neuroeducadores
title_short A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
title_full A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
title_fullStr A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
title_full_unstemmed A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
title_sort A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
author Camões, Ana Cláudia Rodrigues
author_facet Camões, Ana Cláudia Rodrigues
Mateus, Cristina Cruz
Oliveira, Íris M.
Noronha, Dulce
author_role author
author2 Mateus, Cristina Cruz
Oliveira, Íris M.
Noronha, Dulce
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Camões, Ana Cláudia Rodrigues
Mateus, Cristina Cruz
Oliveira, Íris M.
Noronha, Dulce
dc.subject.por.fl_str_mv Career
Contemporaneity
Social educator
Neuroeducators
Early childhood
Carreira
Contemporaneidade
Educador social
Primeira infância
Neuroeducadores
topic Career
Contemporaneity
Social educator
Neuroeducators
Early childhood
Carreira
Contemporaneidade
Educador social
Primeira infância
Neuroeducadores
description This work advocates the thesis that the training of neuroeducators constitutes a response from social professionals, such as social educators, to early childhood. The contemporaneous challenges increasingly require career adaptability, which may put career commitment and professional ethics into question. The social professional profile is presented as a unifier of diverse initial training courses, all needed to respond to early childhood. A highly-specialized training of neuroeducators is proposed to foster care, education and intervention in early childhood, thus acknowledging the scientific knowledge from Neurosciences and off ering an opportunity to the current society.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19
2020-11-19T00:00:00Z
2021-03-16T17:14:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32229
url http://hdl.handle.net/10400.14/32229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-171X
10.29276/redapeci.2020.20.314590.6-17
000612031500002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131976041496576