A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32229 |
Resumo: | This work advocates the thesis that the training of neuroeducators constitutes a response from social professionals, such as social educators, to early childhood. The contemporaneous challenges increasingly require career adaptability, which may put career commitment and professional ethics into question. The social professional profile is presented as a unifier of diverse initial training courses, all needed to respond to early childhood. A highly-specialized training of neuroeducators is proposed to foster care, education and intervention in early childhood, thus acknowledging the scientific knowledge from Neurosciences and off ering an opportunity to the current society. |
id |
RCAP_676b73b61fbdd6a7e546a2a018804e65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32229 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infânciaSocial education in contemporary times: challenges and opportunities for early childhoodCareerContemporaneitySocial educatorNeuroeducatorsEarly childhoodCarreiraContemporaneidadeEducador socialPrimeira infânciaNeuroeducadoresThis work advocates the thesis that the training of neuroeducators constitutes a response from social professionals, such as social educators, to early childhood. The contemporaneous challenges increasingly require career adaptability, which may put career commitment and professional ethics into question. The social professional profile is presented as a unifier of diverse initial training courses, all needed to respond to early childhood. A highly-specialized training of neuroeducators is proposed to foster care, education and intervention in early childhood, thus acknowledging the scientific knowledge from Neurosciences and off ering an opportunity to the current society.Este trabalho defende a tese de que a formação de neuroeducadores constitui uma resposta de profissionais sociais, como os educadores sociais, à primeira infância. Considerando os desafios da contemporaneidade, é requerida uma crescente adaptabilidade, que pode questionar o comprometimento de carreira e a ética profissional. Apresenta-se o perfil social como unificador de uma variedade de formações de base necessárias à resposta na primeira infância. Propõe-se uma formação altamente especializada de neuroeducadores, promotores do cuidado, da educação e da intervenção na primeira infância, privilegiando o conhecimento científico das Neurociências, como uma oportunidade na sociedade atual.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCamões, Ana Cláudia RodriguesMateus, Cristina CruzOliveira, Íris M.Noronha, Dulce2021-03-16T17:14:11Z2020-11-192020-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32229por2176-171X10.29276/redapeci.2020.20.314590.6-17000612031500002info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:00.668092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância Social education in contemporary times: challenges and opportunities for early childhood |
title |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância |
spellingShingle |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância Camões, Ana Cláudia Rodrigues Career Contemporaneity Social educator Neuroeducators Early childhood Carreira Contemporaneidade Educador social Primeira infância Neuroeducadores |
title_short |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância |
title_full |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância |
title_fullStr |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância |
title_full_unstemmed |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância |
title_sort |
A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância |
author |
Camões, Ana Cláudia Rodrigues |
author_facet |
Camões, Ana Cláudia Rodrigues Mateus, Cristina Cruz Oliveira, Íris M. Noronha, Dulce |
author_role |
author |
author2 |
Mateus, Cristina Cruz Oliveira, Íris M. Noronha, Dulce |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camões, Ana Cláudia Rodrigues Mateus, Cristina Cruz Oliveira, Íris M. Noronha, Dulce |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Career Contemporaneity Social educator Neuroeducators Early childhood Carreira Contemporaneidade Educador social Primeira infância Neuroeducadores |
topic |
Career Contemporaneity Social educator Neuroeducators Early childhood Carreira Contemporaneidade Educador social Primeira infância Neuroeducadores |
description |
This work advocates the thesis that the training of neuroeducators constitutes a response from social professionals, such as social educators, to early childhood. The contemporaneous challenges increasingly require career adaptability, which may put career commitment and professional ethics into question. The social professional profile is presented as a unifier of diverse initial training courses, all needed to respond to early childhood. A highly-specialized training of neuroeducators is proposed to foster care, education and intervention in early childhood, thus acknowledging the scientific knowledge from Neurosciences and off ering an opportunity to the current society. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-19 2020-11-19T00:00:00Z 2021-03-16T17:14:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/32229 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/32229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2176-171X 10.29276/redapeci.2020.20.314590.6-17 000612031500002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131976041496576 |