O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Micael Antunes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93764
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_67701ce6f5d15d6e2f9f88687838b9e8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de ferramentas digitais no ensino de InglêsThe Use of Digital Tools in English Language TeachingEnsino/aprendizagem de línguas estrangeiras;Inglês;Tecnologia;Tecnologias de informação e comunicação;Ferramentas digitais.Foreign language learning and teachingEnglish;Technology;Information and Communication Technologies;Digital tools.Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO uso de ferramentas digitais no ensino de InglêsCom a evolução e com a expansão da tecnologia, é, hoje em dia, possível encontrar dispositivos tecnológicos em quase todas as partes do mundo. Esses dispositivos são, de alguma forma, indispensáveis e fazem parte do nosso quotidiano. A tecnologia contribui e influencia a vida das pessoas de diferentes formas, quer no lazer, na saúde, em casa e principalmente no trabalho.Neste relatório irei abordar, especificamente, a forma como as ferramentas digitais podem influenciar de forma positiva o nosso trabalho enquanto docentes de inglês, bem como apresentar diferentes perspetivas sobre o ensino de línguas estrangeiras com recurso às ferramentas digitais. Será dividido em 3 capítulos: o primeiro descreve o contexto socioeducativo em que realizei o estágio pedagógico e o perfil das turmas em que lecionei; o segundo apresenta a minha formação prévia e uma descrição das atividades letivas e extraletivas realizadas durante o estágio, bem como uma avaliação crítica do meu desempenho; e o terceiro incide no tema central deste relatório, abordando primeiramente o papel das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino em geral, e depois o seu uso no contexto específico do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. Na terceira parte deste capítulo, descrevo as diferentes competências linguísticas e as possíveis vantagens e desvantagens do uso das TIC para o seu desenvolvimento. Para terminar, apresento e comento as técnicas e ferramentas que utilizei nas minhas aulas, e que provaram ser bastante motivadoras para os/as alunos/as e ter efeitos positivos na sua aprendizagem.The Use of Digital Tools in English Language Teaching With the evolution and expansion of technology around the world, it is possible to find, nowadays, technological devices almost everywhere. These devices have become essential and, in many ways, a part of our life and daily routine. Technology contributes to and influences people’s lives in many different ways, as in leisure, health, at home and especially at work.In this report I will focus on the way digital tools can have a positive influence on our work as English teachers, and present different perspectives on the use of digital tools in foreign language teaching. The report is divided into three chapters: the first describes the socio-educational context in which I carried out my teaching internship; the second presents my academic background and describes the classes that I taught and the extra-curricular activities in which I participated throughout the year, making a critcal assessment of my performance; and the third focuses on the central topic of this report, addressing first the role of information and communication technologies (ICT) in teaching in general, and then their use in more specific context of the teaching and learning of foreign languages. In the third part of this chapter, I describe the different language skills and the advantages and disadvantages of using ICT for their development. Finally, I present and discuss the techniques and tools that I used in my classes, which proved to be a motivating factor for the students, and consequently had positive effects on their learning.  2020-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93764http://hdl.handle.net/10316/93764TID:202490939porMartins, Micael Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:17:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:39.956904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês
The Use of Digital Tools in English Language Teaching
title O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês
spellingShingle O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês
Martins, Micael Antunes
Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras;
Inglês;
Tecnologia;
Tecnologias de informação e comunicação;
Ferramentas digitais.
Foreign language learning and teaching
English;
Technology;
Information and Communication Technologies;
Digital tools.
title_short O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês
title_full O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês
title_fullStr O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês
title_full_unstemmed O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês
title_sort O uso de ferramentas digitais no ensino de Inglês
author Martins, Micael Antunes
author_facet Martins, Micael Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Micael Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras;
Inglês;
Tecnologia;
Tecnologias de informação e comunicação;
Ferramentas digitais.
Foreign language learning and teaching
English;
Technology;
Information and Communication Technologies;
Digital tools.
topic Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras;
Inglês;
Tecnologia;
Tecnologias de informação e comunicação;
Ferramentas digitais.
Foreign language learning and teaching
English;
Technology;
Information and Communication Technologies;
Digital tools.
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93764
http://hdl.handle.net/10316/93764
TID:202490939
url http://hdl.handle.net/10316/93764
identifier_str_mv TID:202490939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022308200448