KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199870 |
Resumo: | O trabalho trata do uso de mídias digitais no ensino da língua inglesa, o qual é centro de inúmeras discussões no meio educacional quanto à didática utilizada nas escolas públicas, já que, de modo geral, os índices de aproveitamento demonstrados pelos estudantes são muito baixos. O foco da pesquisa deu-se no uso do Kahoot! uma plataforma digital que permite a criação de vários modelos de atividades/jogos a serem utilizados com os alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa que reuniu dois grupos de alunos para participarem de oficinas de língua inglesa. O primeiro grupo realizou uma tarefa escrita tradicional enquanto que o segundo participou de uma oficina com o Kahoot! a fim de observarem-se quais foram as interações propiciadas pelo mesmo, assim como os resultados obtidos em relação ao aproveitamento e acerto de questões. A coleta dos dados consistiu-se de um comparativo do número de acertos de cada grupo em cada atividade, assim como das respostas dadas pelos alunos em uma ficha de avaliação sobre a atividade que participaram. A análise dos dados, assim como a observação das atividades nos grupos, revelou a fragilidade dos sistemas de recursos humanos e materiais nas escolas públicas, fator determinante para a baixa utilização desse instrumento. Por outro lado, foi possível verificar a receptividade com a qual os alunos acolhem o uso desses dispositivos e o quão necessária é a implementação dessas atividades de maneira cotidiana nas aulas das mais diversas disciplinas. Conclui-se, dessa forma, que a utilização de ferramentas digitais, especialmente do Kahoot!, apresenta-se como uma opção conveniente e eficiente para auxiliar professores de língua inglesa a desenvolver atividades de ensino e aprendizagem com maiores níveis de aproveitamento. |
id |
UFRGS-2_7de9c120c4bc2259698612195c4e856e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199870 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Carlos, Carine PeterRibeiro, Ana Carolina Ribeiro2019-10-01T03:42:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/199870001102413O trabalho trata do uso de mídias digitais no ensino da língua inglesa, o qual é centro de inúmeras discussões no meio educacional quanto à didática utilizada nas escolas públicas, já que, de modo geral, os índices de aproveitamento demonstrados pelos estudantes são muito baixos. O foco da pesquisa deu-se no uso do Kahoot! uma plataforma digital que permite a criação de vários modelos de atividades/jogos a serem utilizados com os alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa que reuniu dois grupos de alunos para participarem de oficinas de língua inglesa. O primeiro grupo realizou uma tarefa escrita tradicional enquanto que o segundo participou de uma oficina com o Kahoot! a fim de observarem-se quais foram as interações propiciadas pelo mesmo, assim como os resultados obtidos em relação ao aproveitamento e acerto de questões. A coleta dos dados consistiu-se de um comparativo do número de acertos de cada grupo em cada atividade, assim como das respostas dadas pelos alunos em uma ficha de avaliação sobre a atividade que participaram. A análise dos dados, assim como a observação das atividades nos grupos, revelou a fragilidade dos sistemas de recursos humanos e materiais nas escolas públicas, fator determinante para a baixa utilização desse instrumento. Por outro lado, foi possível verificar a receptividade com a qual os alunos acolhem o uso desses dispositivos e o quão necessária é a implementação dessas atividades de maneira cotidiana nas aulas das mais diversas disciplinas. Conclui-se, dessa forma, que a utilização de ferramentas digitais, especialmente do Kahoot!, apresenta-se como uma opção conveniente e eficiente para auxiliar professores de língua inglesa a desenvolver atividades de ensino e aprendizagem com maiores níveis de aproveitamento.The study deals with the use of digital media in English language teaching, which is the center of numerous discussions in the educational environment regarding the didactics used in public schools, as long as, in general, the rates of achievement demonstrated by the students are very low. The focus of the research was on using Kahoot! a digital platform that allows the creation of several models of activities / games to be used with students. So, a research was carried out which brought together two groups of students to participate in English language workshops. The first group performed a traditional written task while the second group participated in a workshop with Kahoot! in order to observe the interactions provided by it, as well as the results obtained in relation to the use and correctness of questions. The data collection consisted of a comparison of the number of correct answers of each group in each activity, as well as the answers given by the students in an evaluation about the activity they had participated. Data analysis, as well as observation of the activities in the groups, revealed the fragility of the human and material resources systems in public schools, a determining factor for the low use of this instrument. On the other hand, it was possible to verify the receptivity with which the students receive the use of these devices and how necessary is the implementation of these activities in a daily way in the classes of the most diverse disciplines. It is concluded that the use of digital tools, especially Kahoot! Application, is a convenient and efficient option to help english teachers to develop teaching and learning activities with higher levels of achievement.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Mídias digitaisTecnologia educacionalKahootEnglish TeachingDigital MediasEducational TechnologiesKAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesaKahoot! as a tool in the teaching of english info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102413.pdf.txt001102413.pdf.txtExtracted Texttext/plain89593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199870/2/001102413.pdf.txtf0f2ea1444f0d7a12addcdfade529235MD52ORIGINAL001102413.pdfTexto completoapplication/pdf1512237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199870/1/001102413.pdff3dbe49b46bbf1b782d215a8ad6a1ef2MD5110183/1998702023-12-25 04:25:18.90899oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199870Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Kahoot! as a tool in the teaching of english |
title |
KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa |
spellingShingle |
KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa Carlos, Carine Peter Ensino de língua estrangeira (inglês) Mídias digitais Tecnologia educacional Kahoot English Teaching Digital Medias Educational Technologies |
title_short |
KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa |
title_full |
KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa |
title_fullStr |
KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa |
title_full_unstemmed |
KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa |
title_sort |
KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa |
author |
Carlos, Carine Peter |
author_facet |
Carlos, Carine Peter |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlos, Carine Peter |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro |
contributor_str_mv |
Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Mídias digitais Tecnologia educacional |
topic |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Mídias digitais Tecnologia educacional Kahoot English Teaching Digital Medias Educational Technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Kahoot English Teaching Digital Medias Educational Technologies |
description |
O trabalho trata do uso de mídias digitais no ensino da língua inglesa, o qual é centro de inúmeras discussões no meio educacional quanto à didática utilizada nas escolas públicas, já que, de modo geral, os índices de aproveitamento demonstrados pelos estudantes são muito baixos. O foco da pesquisa deu-se no uso do Kahoot! uma plataforma digital que permite a criação de vários modelos de atividades/jogos a serem utilizados com os alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa que reuniu dois grupos de alunos para participarem de oficinas de língua inglesa. O primeiro grupo realizou uma tarefa escrita tradicional enquanto que o segundo participou de uma oficina com o Kahoot! a fim de observarem-se quais foram as interações propiciadas pelo mesmo, assim como os resultados obtidos em relação ao aproveitamento e acerto de questões. A coleta dos dados consistiu-se de um comparativo do número de acertos de cada grupo em cada atividade, assim como das respostas dadas pelos alunos em uma ficha de avaliação sobre a atividade que participaram. A análise dos dados, assim como a observação das atividades nos grupos, revelou a fragilidade dos sistemas de recursos humanos e materiais nas escolas públicas, fator determinante para a baixa utilização desse instrumento. Por outro lado, foi possível verificar a receptividade com a qual os alunos acolhem o uso desses dispositivos e o quão necessária é a implementação dessas atividades de maneira cotidiana nas aulas das mais diversas disciplinas. Conclui-se, dessa forma, que a utilização de ferramentas digitais, especialmente do Kahoot!, apresenta-se como uma opção conveniente e eficiente para auxiliar professores de língua inglesa a desenvolver atividades de ensino e aprendizagem com maiores níveis de aproveitamento. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-01T03:42:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199870 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102413 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199870 |
identifier_str_mv |
001102413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199870/2/001102413.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199870/1/001102413.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f0f2ea1444f0d7a12addcdfade529235 f3dbe49b46bbf1b782d215a8ad6a1ef2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447251141525504 |