KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Carine Peter
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199870
Resumo: O trabalho trata do uso de mídias digitais no ensino da língua inglesa, o qual é centro de inúmeras discussões no meio educacional quanto à didática utilizada nas escolas públicas, já que, de modo geral, os índices de aproveitamento demonstrados pelos estudantes são muito baixos. O foco da pesquisa deu-se no uso do Kahoot! uma plataforma digital que permite a criação de vários modelos de atividades/jogos a serem utilizados com os alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa que reuniu dois grupos de alunos para participarem de oficinas de língua inglesa. O primeiro grupo realizou uma tarefa escrita tradicional enquanto que o segundo participou de uma oficina com o Kahoot! a fim de observarem-se quais foram as interações propiciadas pelo mesmo, assim como os resultados obtidos em relação ao aproveitamento e acerto de questões. A coleta dos dados consistiu-se de um comparativo do número de acertos de cada grupo em cada atividade, assim como das respostas dadas pelos alunos em uma ficha de avaliação sobre a atividade que participaram. A análise dos dados, assim como a observação das atividades nos grupos, revelou a fragilidade dos sistemas de recursos humanos e materiais nas escolas públicas, fator determinante para a baixa utilização desse instrumento. Por outro lado, foi possível verificar a receptividade com a qual os alunos acolhem o uso desses dispositivos e o quão necessária é a implementação dessas atividades de maneira cotidiana nas aulas das mais diversas disciplinas. Conclui-se, dessa forma, que a utilização de ferramentas digitais, especialmente do Kahoot!, apresenta-se como uma opção conveniente e eficiente para auxiliar professores de língua inglesa a desenvolver atividades de ensino e aprendizagem com maiores níveis de aproveitamento.
id UFRGS-2_7de9c120c4bc2259698612195c4e856e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199870
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carlos, Carine PeterRibeiro, Ana Carolina Ribeiro2019-10-01T03:42:06Z2018http://hdl.handle.net/10183/199870001102413O trabalho trata do uso de mídias digitais no ensino da língua inglesa, o qual é centro de inúmeras discussões no meio educacional quanto à didática utilizada nas escolas públicas, já que, de modo geral, os índices de aproveitamento demonstrados pelos estudantes são muito baixos. O foco da pesquisa deu-se no uso do Kahoot! uma plataforma digital que permite a criação de vários modelos de atividades/jogos a serem utilizados com os alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa que reuniu dois grupos de alunos para participarem de oficinas de língua inglesa. O primeiro grupo realizou uma tarefa escrita tradicional enquanto que o segundo participou de uma oficina com o Kahoot! a fim de observarem-se quais foram as interações propiciadas pelo mesmo, assim como os resultados obtidos em relação ao aproveitamento e acerto de questões. A coleta dos dados consistiu-se de um comparativo do número de acertos de cada grupo em cada atividade, assim como das respostas dadas pelos alunos em uma ficha de avaliação sobre a atividade que participaram. A análise dos dados, assim como a observação das atividades nos grupos, revelou a fragilidade dos sistemas de recursos humanos e materiais nas escolas públicas, fator determinante para a baixa utilização desse instrumento. Por outro lado, foi possível verificar a receptividade com a qual os alunos acolhem o uso desses dispositivos e o quão necessária é a implementação dessas atividades de maneira cotidiana nas aulas das mais diversas disciplinas. Conclui-se, dessa forma, que a utilização de ferramentas digitais, especialmente do Kahoot!, apresenta-se como uma opção conveniente e eficiente para auxiliar professores de língua inglesa a desenvolver atividades de ensino e aprendizagem com maiores níveis de aproveitamento.The study deals with the use of digital media in English language teaching, which is the center of numerous discussions in the educational environment regarding the didactics used in public schools, as long as, in general, the rates of achievement demonstrated by the students are very low. The focus of the research was on using Kahoot! a digital platform that allows the creation of several models of activities / games to be used with students. So, a research was carried out which brought together two groups of students to participate in English language workshops. The first group performed a traditional written task while the second group participated in a workshop with Kahoot! in order to observe the interactions provided by it, as well as the results obtained in relation to the use and correctness of questions. The data collection consisted of a comparison of the number of correct answers of each group in each activity, as well as the answers given by the students in an evaluation about the activity they had participated. Data analysis, as well as observation of the activities in the groups, revealed the fragility of the human and material resources systems in public schools, a determining factor for the low use of this instrument. On the other hand, it was possible to verify the receptivity with which the students receive the use of these devices and how necessary is the implementation of these activities in a daily way in the classes of the most diverse disciplines. It is concluded that the use of digital tools, especially Kahoot! Application, is a convenient and efficient option to help english teachers to develop teaching and learning activities with higher levels of achievement.application/pdfporEnsino de língua estrangeira (inglês)Mídias digitaisTecnologia educacionalKahootEnglish TeachingDigital MediasEducational TechnologiesKAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesaKahoot! as a tool in the teaching of english info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102413.pdf.txt001102413.pdf.txtExtracted Texttext/plain89593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199870/2/001102413.pdf.txtf0f2ea1444f0d7a12addcdfade529235MD52ORIGINAL001102413.pdfTexto completoapplication/pdf1512237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199870/1/001102413.pdff3dbe49b46bbf1b782d215a8ad6a1ef2MD5110183/1998702023-12-25 04:25:18.90899oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199870Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Kahoot! as a tool in the teaching of english
title KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
spellingShingle KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
Carlos, Carine Peter
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Mídias digitais
Tecnologia educacional
Kahoot
English Teaching
Digital Medias
Educational Technologies
title_short KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
title_full KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
title_fullStr KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
title_full_unstemmed KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
title_sort KAHOOT! como ferramenta no ensino da língua inglesa
author Carlos, Carine Peter
author_facet Carlos, Carine Peter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Carine Peter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
contributor_str_mv Ribeiro, Ana Carolina Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Mídias digitais
Tecnologia educacional
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Mídias digitais
Tecnologia educacional
Kahoot
English Teaching
Digital Medias
Educational Technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Kahoot
English Teaching
Digital Medias
Educational Technologies
description O trabalho trata do uso de mídias digitais no ensino da língua inglesa, o qual é centro de inúmeras discussões no meio educacional quanto à didática utilizada nas escolas públicas, já que, de modo geral, os índices de aproveitamento demonstrados pelos estudantes são muito baixos. O foco da pesquisa deu-se no uso do Kahoot! uma plataforma digital que permite a criação de vários modelos de atividades/jogos a serem utilizados com os alunos. Para isso, foi realizada uma pesquisa que reuniu dois grupos de alunos para participarem de oficinas de língua inglesa. O primeiro grupo realizou uma tarefa escrita tradicional enquanto que o segundo participou de uma oficina com o Kahoot! a fim de observarem-se quais foram as interações propiciadas pelo mesmo, assim como os resultados obtidos em relação ao aproveitamento e acerto de questões. A coleta dos dados consistiu-se de um comparativo do número de acertos de cada grupo em cada atividade, assim como das respostas dadas pelos alunos em uma ficha de avaliação sobre a atividade que participaram. A análise dos dados, assim como a observação das atividades nos grupos, revelou a fragilidade dos sistemas de recursos humanos e materiais nas escolas públicas, fator determinante para a baixa utilização desse instrumento. Por outro lado, foi possível verificar a receptividade com a qual os alunos acolhem o uso desses dispositivos e o quão necessária é a implementação dessas atividades de maneira cotidiana nas aulas das mais diversas disciplinas. Conclui-se, dessa forma, que a utilização de ferramentas digitais, especialmente do Kahoot!, apresenta-se como uma opção conveniente e eficiente para auxiliar professores de língua inglesa a desenvolver atividades de ensino e aprendizagem com maiores níveis de aproveitamento.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-01T03:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199870
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102413
url http://hdl.handle.net/10183/199870
identifier_str_mv 001102413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199870/2/001102413.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199870/1/001102413.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f0f2ea1444f0d7a12addcdfade529235
f3dbe49b46bbf1b782d215a8ad6a1ef2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447251141525504