Divulgação e portefólio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | ita |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28534 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a problemática da visibilidade comercial dos ateliers de design (e designers freelancers), que pode fazer toda a diferença na captação de novos ou de melhores clientes. Começámos por abordar a temática de modo a perceber a importância e o impacto que uma estratégia de divulgação e um portefólio podem ter na visibilidade comercial de uma empresa de design e procurámos identificar as melhores ferra¬mentas e técnicas a utilizar. De seguida, materializámos a pesquisa aplicando os conhecimentos ao caso concreto do atelier Overshoot Design, cuja principal atividade é fazer design de comunicação e editorial na área cultural. Iniciámos o trabalho de projeto pelo desenvolvimento de uma estratégia de marke¬ting. Deste modo, conseguimos obter informações importantes sobre o mercado – através da caracterização da empresa, por um lado, e da análise comparativa de empresas concorrentes do atelier que atuam na mesma área, por outro. Assim, conseguimos definir um posicionamento diferenciador em relação à concorrência e criar um plano estratégico que nos permitiu fixar e alcançar objetivos: criar uma presença online de visibilidade e credibilidade da Overshoot Design, que despolete confiança nos potenciais clientes. Com uma estratégia definida, avançámos para a implementação do plano. Este consistiu no redesign do logótipo da Overshoot Design, na criação de cartões comerciais e da assinatura de email, na criação de um portefólio digital PDF, na criação de um website, e de um plano de divulgação nas redes sociais – Behance, Facebook, Instagram, Youtube – e de cartões postais tipográficos. Tratou-se de um projeto exequível e com implementação a partir do dia 1 de Novembro de 2018. E, embora o mesmo seja dedicado a uma única empresa pode servir de modelo para outros ateliers de design que tenham idênticas necessidades de comunicação e visibilidade. |
id |
RCAP_678a35d33239edcf6fb7e79edb9b0b15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/28534 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Divulgação e portefólioVisibilidade de um Atelier de designAtelier de designDivulgaçãoPortefólioVisibilidade onlineAutopromoçãoDomínio/Área Científica::HumanidadesO presente trabalho aborda a problemática da visibilidade comercial dos ateliers de design (e designers freelancers), que pode fazer toda a diferença na captação de novos ou de melhores clientes. Começámos por abordar a temática de modo a perceber a importância e o impacto que uma estratégia de divulgação e um portefólio podem ter na visibilidade comercial de uma empresa de design e procurámos identificar as melhores ferra¬mentas e técnicas a utilizar. De seguida, materializámos a pesquisa aplicando os conhecimentos ao caso concreto do atelier Overshoot Design, cuja principal atividade é fazer design de comunicação e editorial na área cultural. Iniciámos o trabalho de projeto pelo desenvolvimento de uma estratégia de marke¬ting. Deste modo, conseguimos obter informações importantes sobre o mercado – através da caracterização da empresa, por um lado, e da análise comparativa de empresas concorrentes do atelier que atuam na mesma área, por outro. Assim, conseguimos definir um posicionamento diferenciador em relação à concorrência e criar um plano estratégico que nos permitiu fixar e alcançar objetivos: criar uma presença online de visibilidade e credibilidade da Overshoot Design, que despolete confiança nos potenciais clientes. Com uma estratégia definida, avançámos para a implementação do plano. Este consistiu no redesign do logótipo da Overshoot Design, na criação de cartões comerciais e da assinatura de email, na criação de um portefólio digital PDF, na criação de um website, e de um plano de divulgação nas redes sociais – Behance, Facebook, Instagram, Youtube – e de cartões postais tipográficos. Tratou-se de um projeto exequível e com implementação a partir do dia 1 de Novembro de 2018. E, embora o mesmo seja dedicado a uma única empresa pode servir de modelo para outros ateliers de design que tenham idênticas necessidades de comunicação e visibilidade.Rolo, Elisabete de Jesus RosadoRepositório ComumCavalheiro, Fernanda Catarina Amaro2019-05-16T14:40:04Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28534TID:202230929itainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28534Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:56.926143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Divulgação e portefólio Visibilidade de um Atelier de design |
title |
Divulgação e portefólio |
spellingShingle |
Divulgação e portefólio Cavalheiro, Fernanda Catarina Amaro Atelier de design Divulgação Portefólio Visibilidade online Autopromoção Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
Divulgação e portefólio |
title_full |
Divulgação e portefólio |
title_fullStr |
Divulgação e portefólio |
title_full_unstemmed |
Divulgação e portefólio |
title_sort |
Divulgação e portefólio |
author |
Cavalheiro, Fernanda Catarina Amaro |
author_facet |
Cavalheiro, Fernanda Catarina Amaro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rolo, Elisabete de Jesus Rosado Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalheiro, Fernanda Catarina Amaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atelier de design Divulgação Portefólio Visibilidade online Autopromoção Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Atelier de design Divulgação Portefólio Visibilidade online Autopromoção Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
O presente trabalho aborda a problemática da visibilidade comercial dos ateliers de design (e designers freelancers), que pode fazer toda a diferença na captação de novos ou de melhores clientes. Começámos por abordar a temática de modo a perceber a importância e o impacto que uma estratégia de divulgação e um portefólio podem ter na visibilidade comercial de uma empresa de design e procurámos identificar as melhores ferra¬mentas e técnicas a utilizar. De seguida, materializámos a pesquisa aplicando os conhecimentos ao caso concreto do atelier Overshoot Design, cuja principal atividade é fazer design de comunicação e editorial na área cultural. Iniciámos o trabalho de projeto pelo desenvolvimento de uma estratégia de marke¬ting. Deste modo, conseguimos obter informações importantes sobre o mercado – através da caracterização da empresa, por um lado, e da análise comparativa de empresas concorrentes do atelier que atuam na mesma área, por outro. Assim, conseguimos definir um posicionamento diferenciador em relação à concorrência e criar um plano estratégico que nos permitiu fixar e alcançar objetivos: criar uma presença online de visibilidade e credibilidade da Overshoot Design, que despolete confiança nos potenciais clientes. Com uma estratégia definida, avançámos para a implementação do plano. Este consistiu no redesign do logótipo da Overshoot Design, na criação de cartões comerciais e da assinatura de email, na criação de um portefólio digital PDF, na criação de um website, e de um plano de divulgação nas redes sociais – Behance, Facebook, Instagram, Youtube – e de cartões postais tipográficos. Tratou-se de um projeto exequível e com implementação a partir do dia 1 de Novembro de 2018. E, embora o mesmo seja dedicado a uma única empresa pode servir de modelo para outros ateliers de design que tenham idênticas necessidades de comunicação e visibilidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-05-16T14:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/28534 TID:202230929 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/28534 |
identifier_str_mv |
TID:202230929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
ita |
language |
ita |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133631736709120 |