A consciencialização da técnica no estudo do canto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5609 |
Resumo: | O presente trabalho pretende abordar a importância da consciencialização técnica no estudo do Canto Lírico. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Canto: fisiologia e aplicações, assim como à informação existente sobre o conceito de talento. O segundo momento expõe a metodologia seleccionada, baseada nos ensaios de Robert A. Duke “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” e na promoção da consciencialização das várias componentes técnicas essenciais à voz e à sua potencialização. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de canto de uma aluna, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, no terceiro momento, serão analisados os resultados do trabalho realizado com a aluna assim como as respectivas conclusões. |
id |
RCAP_678c238241719f84bbaf35ce0fc19f3a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A consciencialização da técnica no estudo do cantoCantoAprendizagemTécnica vocalConsciencialização técnicaSingLearnVocal techniqueTechnical awarenessDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente trabalho pretende abordar a importância da consciencialização técnica no estudo do Canto Lírico. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Canto: fisiologia e aplicações, assim como à informação existente sobre o conceito de talento. O segundo momento expõe a metodologia seleccionada, baseada nos ensaios de Robert A. Duke “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” e na promoção da consciencialização das várias componentes técnicas essenciais à voz e à sua potencialização. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de canto de uma aluna, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, no terceiro momento, serão analisados os resultados do trabalho realizado com a aluna assim como as respectivas conclusões.Abstract :The following work addresses the importance of the technical awareness in the study of lyrical singing. It’s structured in three main moments. The first refer to the literature review about the concept of sing: physiology and applications and also the information about the concept of talent. The second moment describe the selected methodology based on the studies of Duke, Robert A. “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” and the promotion of the awareness in the various technical components essential to the voice and her fruitfulness. This approach has been applied in the individual classes of one student in scope of Supervise Practical Teaching. In the third moment will be analyze the results of the work with the student as also the respective conclusions.Matos, Maria Elisabete da Silva DuarteAlves, Mário João da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLopes, Liliana Sofia Vaz2017-07-22T15:59:09Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5609TID:201719720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:01Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:24.804680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A consciencialização da técnica no estudo do canto |
title |
A consciencialização da técnica no estudo do canto |
spellingShingle |
A consciencialização da técnica no estudo do canto Lopes, Liliana Sofia Vaz Canto Aprendizagem Técnica vocal Consciencialização técnica Sing Learn Vocal technique Technical awareness Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
A consciencialização da técnica no estudo do canto |
title_full |
A consciencialização da técnica no estudo do canto |
title_fullStr |
A consciencialização da técnica no estudo do canto |
title_full_unstemmed |
A consciencialização da técnica no estudo do canto |
title_sort |
A consciencialização da técnica no estudo do canto |
author |
Lopes, Liliana Sofia Vaz |
author_facet |
Lopes, Liliana Sofia Vaz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Maria Elisabete da Silva Duarte Alves, Mário João da Silva Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Liliana Sofia Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto Aprendizagem Técnica vocal Consciencialização técnica Sing Learn Vocal technique Technical awareness Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Canto Aprendizagem Técnica vocal Consciencialização técnica Sing Learn Vocal technique Technical awareness Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente trabalho pretende abordar a importância da consciencialização técnica no estudo do Canto Lírico. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Canto: fisiologia e aplicações, assim como à informação existente sobre o conceito de talento. O segundo momento expõe a metodologia seleccionada, baseada nos ensaios de Robert A. Duke “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” e na promoção da consciencialização das várias componentes técnicas essenciais à voz e à sua potencialização. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de canto de uma aluna, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, no terceiro momento, serão analisados os resultados do trabalho realizado com a aluna assim como as respectivas conclusões. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-22T15:59:09Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5609 TID:201719720 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5609 |
identifier_str_mv |
TID:201719720 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130824327561216 |