A consciencialização da técnica no estudo do canto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Liliana Sofia Vaz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5609
Resumo: O presente trabalho pretende abordar a importância da consciencialização técnica no estudo do Canto Lírico. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Canto: fisiologia e aplicações, assim como à informação existente sobre o conceito de talento. O segundo momento expõe a metodologia seleccionada, baseada nos ensaios de Robert A. Duke “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” e na promoção da consciencialização das várias componentes técnicas essenciais à voz e à sua potencialização. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de canto de uma aluna, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, no terceiro momento, serão analisados os resultados do trabalho realizado com a aluna assim como as respectivas conclusões.
id RCAP_678c238241719f84bbaf35ce0fc19f3a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A consciencialização da técnica no estudo do cantoCantoAprendizagemTécnica vocalConsciencialização técnicaSingLearnVocal techniqueTechnical awarenessDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente trabalho pretende abordar a importância da consciencialização técnica no estudo do Canto Lírico. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Canto: fisiologia e aplicações, assim como à informação existente sobre o conceito de talento. O segundo momento expõe a metodologia seleccionada, baseada nos ensaios de Robert A. Duke “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” e na promoção da consciencialização das várias componentes técnicas essenciais à voz e à sua potencialização. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de canto de uma aluna, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, no terceiro momento, serão analisados os resultados do trabalho realizado com a aluna assim como as respectivas conclusões.Abstract :The following work addresses the importance of the technical awareness in the study of lyrical singing. It’s structured in three main moments. The first refer to the literature review about the concept of sing: physiology and applications and also the information about the concept of talent. The second moment describe the selected methodology based on the studies of Duke, Robert A. “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” and the promotion of the awareness in the various technical components essential to the voice and her fruitfulness. This approach has been applied in the individual classes of one student in scope of Supervise Practical Teaching. In the third moment will be analyze the results of the work with the student as also the respective conclusions.Matos, Maria Elisabete da Silva DuarteAlves, Mário João da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoLopes, Liliana Sofia Vaz2017-07-22T15:59:09Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5609TID:201719720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:01Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:24.804680Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A consciencialização da técnica no estudo do canto
title A consciencialização da técnica no estudo do canto
spellingShingle A consciencialização da técnica no estudo do canto
Lopes, Liliana Sofia Vaz
Canto
Aprendizagem
Técnica vocal
Consciencialização técnica
Sing
Learn
Vocal technique
Technical awareness
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A consciencialização da técnica no estudo do canto
title_full A consciencialização da técnica no estudo do canto
title_fullStr A consciencialização da técnica no estudo do canto
title_full_unstemmed A consciencialização da técnica no estudo do canto
title_sort A consciencialização da técnica no estudo do canto
author Lopes, Liliana Sofia Vaz
author_facet Lopes, Liliana Sofia Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Maria Elisabete da Silva Duarte
Alves, Mário João da Silva
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Liliana Sofia Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Canto
Aprendizagem
Técnica vocal
Consciencialização técnica
Sing
Learn
Vocal technique
Technical awareness
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Canto
Aprendizagem
Técnica vocal
Consciencialização técnica
Sing
Learn
Vocal technique
Technical awareness
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente trabalho pretende abordar a importância da consciencialização técnica no estudo do Canto Lírico. Está estruturado em três momentos principais. O primeiro faz referência à revisão bibliográfica sobre o conceito de Canto: fisiologia e aplicações, assim como à informação existente sobre o conceito de talento. O segundo momento expõe a metodologia seleccionada, baseada nos ensaios de Robert A. Duke “Intelligent Music Teaching – Essays on the Core Principles of Effective Instruction” e na promoção da consciencialização das várias componentes técnicas essenciais à voz e à sua potencialização. Esta abordagem foi aplicada nas aulas individuais de canto de uma aluna, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. Por fim, no terceiro momento, serão analisados os resultados do trabalho realizado com a aluna assim como as respectivas conclusões.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-22T15:59:09Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5609
TID:201719720
url http://hdl.handle.net/10400.11/5609
identifier_str_mv TID:201719720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130824327561216