Incursões em torno do projeto de vida em acolhimento institucional : do conceito à intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Patrícia Alexandra Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28911
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias)
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spelling Incursões em torno do projeto de vida em acolhimento institucional : do conceito à intervenção37.018.3Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial em Crianças, Jovens e Famílias)O projeto de vida assume um papel fundamental na intervenção efetuada em contexto de acolhimento institucional. Esta noção surge da necessidade de incrementar a intervenção efetuada com as crianças em situação de acolhimento, resultante das transformações e reformas vividas no sistema de acolhimento e consequentemente nas instituições, uma vez que se entendeu que as crianças/jovens não beneficiavam de uma intervenção baseada em orientações e objetivos que sustentassem a sua desinstitucionalização. Assim, o projeto de vida pretende dar resposta a esta premissa, contudo, a noção não apresenta uma clara e explícita definição. Portanto, este trabalho pretende entender de que forma o projeto de vida influencia a intervenção efetuada pelas instituições de acolhimento de longa de duração; qual é a influência das caraterísticas do caso, nomeadamente, caraterísticas da criança e da família e do motivo de acolhimento, na decisão do projeto de vida; auxiliar na definição deste conceito e averiguar a informação e a participação dos jovens no seu processo de acolhimento. Para tal foi constituída uma amostra composta por quatro Lares de Infância e Juventude na pessoa do diretor da instituição e 16 jovens (quatro em cada Lar), sendo aplicada como técnica de recolha de dados a entrevista, com um guião próprio, cujas respostas foram sujeitas à análise de conteúdo. Os resultados apurados apontam que as caraterísticas da criança e da família são fatores determinantes na definição do projeto de vida, mas também na revisão e concretização do mesmo; embora se verifique uma prevalência da participação quer do jovem, quer da família na processo de tomada de decisão do projeto de vida, os jovens não estão devidamente informados sobre a sua situação, principalmente no que diz respeito ao tempo de permanência na instituição, verificando-se que a idade e a escolaridade são os indicadores da duração do acolhimento. Entende-se um considerável investimento por parte das instituições na promoção da autonomia das crianças/jovens e a existência de constrangimentos na intervenção junto das famílias, obrigando ao estabelecimento de critérios de seleção da intervenção familiar. Compreende-se que os jovens focalizam em si próprios a possibilidade da concretização do projeto de vida e que a empregabilidade e a família são os pilares da transição para a vida pósinstitucional. A família assume, também, um papel determinante na constituição da rede de apoio informal dos jovens.Permanency plan plays a key role in the intervention of institutionalized children. This notion emerges from the need to increase the intervention performed with foster care children, as a result of the transformations and reforms experienced in the foster care system and consequently in institutions, once they understood that children/young people did not benefit from an intervention based on guidelines and goals that sustain their foster care exit. Thus, the permanency plan aims to respond to this problematic, however, the notion does not present itself with a clear and explicit definition. Therefore, this study aims to understand how the Permanency plan influences the intervention made by the long-term care institutions; how the case characteristics, including child and family characteristics and the reason for removal, influences the permanency plan decision-making; as a result of this we hope to achieve a better definition of the concept; verify the information and participation of youth in their foster care plan. For this analysis we had a sample of four foster care homes. It comprised of the directors and sixteen juveniles. For data collection scripted interviews were made, and all responses were subject to content analysis. The results obtained show that the child and family characteristics are key factors in the permanency plan decision-making, but also on its review and concretization. Although there is a predominance of young people and family involvement in decisionmaking process, young people are not properly informed about their situation, especially regarding to the length of stay in foster care system, noticing that age and education are the indicators of the duration of the response/staying. It also shows that children/young people empowerment takes on a considerable role in the institutions intervention. The family intervention has some constraints, forcing the establishment of criteria on the selection of work with families. It is understandable that juveniles focus on themselves the possibility of permanency plan materialization; and family and employability are the cornerstones of the transition to post-institutional life. The family also assumes a decisive role in the establishment of young people support network.Martins, Paula CristinaUniversidade do MinhoFernandes, Patrícia Alexandra Gomes20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28911por201267187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:31.730807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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