Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Carlos José Evangelista Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36581
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como principal objetivo elaborar um modelo de delineação da estratégica empresarial sob o prisma da Teoria da Complexidade, para posterior verificação da sua adequação a uma empresa do setor das telecomunicações. Nesse sentido, a introdução refere que o estudo e a estratégia de uma empresa deverá ser sempre o todo e as partes, e, portanto, nem só o todo, nem só as partes. A problemática reside no facto de muitas das empresas atualmente continuarem a aplicar modelos desenvolvidos em épocas distintas da atual, e, portanto, com influência nos resultados. Deste modo a proposta de efetuar o processo de análise, decisão e implementação da estratégia empresarial sob o prisma da Teoria da Complexidade afigura-se pertinente, pois ela aplica-se a sistemas complexos. Para tal foi verificado como as empresas podem ser consideradas sistemas complexos e adaptativos, para posteriormente aferir da pertinência e mais-valia da aplicação da Teoria da Complexidade à estratégia empresarial. Nesse sentido foi elaborado com base na revisão de literatura um modelo próprio de análise, decisão e implementação da estratégia com base na Teoria da Complexidade. A metodologia de estudo é qualitativa, consubstanciando a mesma num estudo de caso na empresa Altice Portugal por via de entrevistas ao Presidente Executivo e à Diretora de Recursos Humanos. Concluo que a Teoria da Complexidade é passível de ser aplicada às empresas, que a sua aplicação à estratégia empresarial, apresenta vantagens face aos modelos tradicionais e que a Altice Portugal incorpora maioritariamente os princípios/conceitos da Teoria da Complexidade.
id RCAP_679ec8651be1ce3cb5b782b90058ea1a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da ComplexidadeComplexidadeEstratégiaModeloSistemaTelecomunicaçõesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEsta dissertação de mestrado tem como principal objetivo elaborar um modelo de delineação da estratégica empresarial sob o prisma da Teoria da Complexidade, para posterior verificação da sua adequação a uma empresa do setor das telecomunicações. Nesse sentido, a introdução refere que o estudo e a estratégia de uma empresa deverá ser sempre o todo e as partes, e, portanto, nem só o todo, nem só as partes. A problemática reside no facto de muitas das empresas atualmente continuarem a aplicar modelos desenvolvidos em épocas distintas da atual, e, portanto, com influência nos resultados. Deste modo a proposta de efetuar o processo de análise, decisão e implementação da estratégia empresarial sob o prisma da Teoria da Complexidade afigura-se pertinente, pois ela aplica-se a sistemas complexos. Para tal foi verificado como as empresas podem ser consideradas sistemas complexos e adaptativos, para posteriormente aferir da pertinência e mais-valia da aplicação da Teoria da Complexidade à estratégia empresarial. Nesse sentido foi elaborado com base na revisão de literatura um modelo próprio de análise, decisão e implementação da estratégia com base na Teoria da Complexidade. A metodologia de estudo é qualitativa, consubstanciando a mesma num estudo de caso na empresa Altice Portugal por via de entrevistas ao Presidente Executivo e à Diretora de Recursos Humanos. Concluo que a Teoria da Complexidade é passível de ser aplicada às empresas, que a sua aplicação à estratégia empresarial, apresenta vantagens face aos modelos tradicionais e que a Altice Portugal incorpora maioritariamente os princípios/conceitos da Teoria da Complexidade.This master's thesis has as main objective to elaborate a model for delineation the business strategy under the perspective of complexity theory, for later verification of its suitability to a company in the telecommunications sector. In this sense, the introduction refers that the study and strategy of a company should always be the whole and the parts, and therefore not only the whole, not only the parts. The problem is that many of the companies currently continue to apply models developed in different times from the current one, and therefore with influence on results. Thus, the proposal to carry out the process of analysis, decision, and implementation of the business strategy from the perspective of complexity theory is relevant, as it applies to complex systems. For this, it was verified how companies can be considered complex and adaptive systems, in addition to assessing the relevance and added value of complexity theory application to business strategy. In this sense, a model of analysis, decision and implementation of the strategy based on complexity theory was elaborated based on the review literature. The study methodology is qualitative, embodying it in a case study at Altice Portugal and through interviews with the Executive President and the Director of Human Resources. I conclude that the Complexity Theory can be applied to companies, that its application to business strategy, has advantages over traditional models and that Altice Portugal mainly incorporates the principles/concepts of complexity theory.Rkibi, TawfiqRepositório ComumFialho, Carlos José Evangelista Silva2021-05-21T15:31:24Z2021-04-122021-04-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36581TID:202727033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:21.239900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade
title Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade
spellingShingle Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade
Fialho, Carlos José Evangelista Silva
Complexidade
Estratégia
Modelo
Sistema
Telecomunicações
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade
title_full Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade
title_fullStr Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade
title_full_unstemmed Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade
title_sort Estratégia Empresarial sob o Prisma da Teoria da Complexidade
author Fialho, Carlos José Evangelista Silva
author_facet Fialho, Carlos José Evangelista Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rkibi, Tawfiq
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Carlos José Evangelista Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Complexidade
Estratégia
Modelo
Sistema
Telecomunicações
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Complexidade
Estratégia
Modelo
Sistema
Telecomunicações
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Esta dissertação de mestrado tem como principal objetivo elaborar um modelo de delineação da estratégica empresarial sob o prisma da Teoria da Complexidade, para posterior verificação da sua adequação a uma empresa do setor das telecomunicações. Nesse sentido, a introdução refere que o estudo e a estratégia de uma empresa deverá ser sempre o todo e as partes, e, portanto, nem só o todo, nem só as partes. A problemática reside no facto de muitas das empresas atualmente continuarem a aplicar modelos desenvolvidos em épocas distintas da atual, e, portanto, com influência nos resultados. Deste modo a proposta de efetuar o processo de análise, decisão e implementação da estratégia empresarial sob o prisma da Teoria da Complexidade afigura-se pertinente, pois ela aplica-se a sistemas complexos. Para tal foi verificado como as empresas podem ser consideradas sistemas complexos e adaptativos, para posteriormente aferir da pertinência e mais-valia da aplicação da Teoria da Complexidade à estratégia empresarial. Nesse sentido foi elaborado com base na revisão de literatura um modelo próprio de análise, decisão e implementação da estratégia com base na Teoria da Complexidade. A metodologia de estudo é qualitativa, consubstanciando a mesma num estudo de caso na empresa Altice Portugal por via de entrevistas ao Presidente Executivo e à Diretora de Recursos Humanos. Concluo que a Teoria da Complexidade é passível de ser aplicada às empresas, que a sua aplicação à estratégia empresarial, apresenta vantagens face aos modelos tradicionais e que a Altice Portugal incorpora maioritariamente os princípios/conceitos da Teoria da Complexidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-21T15:31:24Z
2021-04-12
2021-04-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36581
TID:202727033
url http://hdl.handle.net/10400.26/36581
identifier_str_mv TID:202727033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135491776315392