Balanced scorecard evolution corporate responsibility perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pilão, Pedro Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4219
Resumo: O conceito de Balanced Scorecard tem focado a atenção e o entusiasmo de muitos investigadores e responsáveis organizativos, reunindo uma crescente popularidade e reconhecimento entre os sistemas de gestão estratégica e de avaliação de desempenho organizacional, demarcando-se dos restantes modelos devido à integração de indicadores não financeiros bem como ao seu alinhamento com a estratégia organizacional. A metodologia do Balanced Scorecard determina que todos os aspectos do negócio que podem influenciar o desempenho e o valor organizacional devem ser representados numa perspectiva, que equilibrada com as outras perspectivas do scorecard gera os principais indicadores para os futuros resultados financeiros das empresas, nesta óptica o BSC integra um núcleo válido de perspectivas para a avaliação de desempenho organizativa, especificamente financeira, cliente, processos internos e aprendizagem e crescimento. Porém, vários elementos do ambiente empresarial e da organização estão ausentes ou se referenciados, sua importância não é completamente revelada e demonstrada, neste caso, está a Responsabilidade Social das Organizações, que apesar das evidências empíricas que sustentam o seu impacto positivo no valor da empresa e nos resultados financeiros da organização. Neste trabalho é abordado conceito de Responsabilidade Social das Organizações descrevendo a importância e necessidade da integração de indicadores “de responsabilidade” na identificação de iniciativas que alinhadas à visão e estratégia empresarial potenciam o impacto e as sinergias que o Balanced Scorecard pode originar dentro de uma organização contemporânea que utilize a Responsabilidade Social como vantagem competitiva.
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