Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardes, Sara Deen
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4003
Resumo: No âmbito da tese de mestrado em GRH no ISCTE, pretendeu-se analisar a influência que o outsourcing poderá ter sobre a percepção dos colaboradores face à força da identidade organizacional bem como sobre os seus sentidos de pertença à entidade, referindo-se assim à identificação organizacional. De forma a realizar um reportório de análise mais explicativo e específico, usufruiu-se de alternativas à identificação organizacional, sendo estas a identificação neutra, ambivalente e a desidentificação. Contextualizou-se ainda ao estudo, o prestígio externo percebido, o conflito e ambiguidade de papel bem como a satisfação profissional. Através de uma pesquisa na literatura, surtiu-nos de forma constelar um modelo caracterizador de uma entidade estruturalmente heterogénea, que integra o outsourcing na sua estratégia empresarial. Neste caso, sugere-se que a força da identidade organizacional poderá estar comprometida sendo aqui susceptível o conflito e ambiguidade de papel sentido pelo colaborador. Consequentemente, os sentidos de pertença do indivíduo face à organização divergirão, influenciando a sua satisfação profissional. De forma a validar este desenho da organização, analisou-se as relações e influências destas variáveis, através de um estudo empírico efectuado a 113 colaboradores numa empresa de handling aeroportuário, à qual dar-se-á o nome fictício de GroundStaff. A amostra compreende 60,2% colaboradores que se encontram em regime outsourcing e os restantes 39,8% são membros internos da entidade em análise. Os resultados revelaram-se justificativos no seu contexto. Desta forma, conclui-se com a sugestão de que a força da identidade organizacional poderá estar comprometida devido à integração do outsourcing, quando as estratégias corporativas não estão alinhadas, sendo as suas repercussões consideráveis.
id RCAP_67abd3aa7d5e6c43b04f296a64d807ef
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizaçõesOutsourcingForça da identidade organizacionalConflito e ambiguidade de papelIdentificação organizacionalOrganizational Identity strengthRole conflict and ambiguityOrganizational identificationNo âmbito da tese de mestrado em GRH no ISCTE, pretendeu-se analisar a influência que o outsourcing poderá ter sobre a percepção dos colaboradores face à força da identidade organizacional bem como sobre os seus sentidos de pertença à entidade, referindo-se assim à identificação organizacional. De forma a realizar um reportório de análise mais explicativo e específico, usufruiu-se de alternativas à identificação organizacional, sendo estas a identificação neutra, ambivalente e a desidentificação. Contextualizou-se ainda ao estudo, o prestígio externo percebido, o conflito e ambiguidade de papel bem como a satisfação profissional. Através de uma pesquisa na literatura, surtiu-nos de forma constelar um modelo caracterizador de uma entidade estruturalmente heterogénea, que integra o outsourcing na sua estratégia empresarial. Neste caso, sugere-se que a força da identidade organizacional poderá estar comprometida sendo aqui susceptível o conflito e ambiguidade de papel sentido pelo colaborador. Consequentemente, os sentidos de pertença do indivíduo face à organização divergirão, influenciando a sua satisfação profissional. De forma a validar este desenho da organização, analisou-se as relações e influências destas variáveis, através de um estudo empírico efectuado a 113 colaboradores numa empresa de handling aeroportuário, à qual dar-se-á o nome fictício de GroundStaff. A amostra compreende 60,2% colaboradores que se encontram em regime outsourcing e os restantes 39,8% são membros internos da entidade em análise. Os resultados revelaram-se justificativos no seu contexto. Desta forma, conclui-se com a sugestão de que a força da identidade organizacional poderá estar comprometida devido à integração do outsourcing, quando as estratégias corporativas não estão alinhadas, sendo as suas repercussões consideráveis.In this master GRH thesis at ISCTE, the goals were to analyze the influence of outsourcing in Organizational Identity Strength and its effect on the sense of belonging from employees facing the organization, specifically what concerns to organisational identification. In order to realise a more explicit and specific report of analyses we used alternatives to organizational identification, being the neutral, ambivalent and desidentification. We linked also to the context of the study the perceived prestige, role conflict and ambiguity as well as professional satisfaction. Through a literary study, we managed to design a characterizing model of a heterogenic structure, which integrates outsourcing in the company’s strategy. In this case we suggested that the organizational identity could be compromised, revealing on employees feelings of role conflict and ambiguity on employees. Thus, identification of the individual towards the organization might diverge and influence professional satisfaction. To validate this study of the organization, seven hypotheses were defined to analyze the relations and influences of these variables. To study these analyses, an empiric study was conducted to 113 employees in an airport handling agency that we will name GroundStaff. In this study, 60,2% individuals are on outsourcing contracts and the remaining 39,8% are employees of the company. The results revealed to be justified in the context. In conclusion, we suggest that organizational identity strength could be compromised due to the integration of outsourcing when corporate strategies are not matching, being the repercussions of it considerable.2012-11-05T15:48:56Z2011-01-01T00:00:00Z20112012-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4003porBernardes, Sara Deeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:55Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:32.489397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações
title Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações
spellingShingle Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações
Bernardes, Sara Deen
Outsourcing
Força da identidade organizacional
Conflito e ambiguidade de papel
Identificação organizacional
Organizational Identity strength
Role conflict and ambiguity
Organizational identification
title_short Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações
title_full Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações
title_fullStr Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações
title_full_unstemmed Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações
title_sort Afinal a quem pertenço?: os efeitos do outsourcing na relação entre os colaboradores e as organizações
author Bernardes, Sara Deen
author_facet Bernardes, Sara Deen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardes, Sara Deen
dc.subject.por.fl_str_mv Outsourcing
Força da identidade organizacional
Conflito e ambiguidade de papel
Identificação organizacional
Organizational Identity strength
Role conflict and ambiguity
Organizational identification
topic Outsourcing
Força da identidade organizacional
Conflito e ambiguidade de papel
Identificação organizacional
Organizational Identity strength
Role conflict and ambiguity
Organizational identification
description No âmbito da tese de mestrado em GRH no ISCTE, pretendeu-se analisar a influência que o outsourcing poderá ter sobre a percepção dos colaboradores face à força da identidade organizacional bem como sobre os seus sentidos de pertença à entidade, referindo-se assim à identificação organizacional. De forma a realizar um reportório de análise mais explicativo e específico, usufruiu-se de alternativas à identificação organizacional, sendo estas a identificação neutra, ambivalente e a desidentificação. Contextualizou-se ainda ao estudo, o prestígio externo percebido, o conflito e ambiguidade de papel bem como a satisfação profissional. Através de uma pesquisa na literatura, surtiu-nos de forma constelar um modelo caracterizador de uma entidade estruturalmente heterogénea, que integra o outsourcing na sua estratégia empresarial. Neste caso, sugere-se que a força da identidade organizacional poderá estar comprometida sendo aqui susceptível o conflito e ambiguidade de papel sentido pelo colaborador. Consequentemente, os sentidos de pertença do indivíduo face à organização divergirão, influenciando a sua satisfação profissional. De forma a validar este desenho da organização, analisou-se as relações e influências destas variáveis, através de um estudo empírico efectuado a 113 colaboradores numa empresa de handling aeroportuário, à qual dar-se-á o nome fictício de GroundStaff. A amostra compreende 60,2% colaboradores que se encontram em regime outsourcing e os restantes 39,8% são membros internos da entidade em análise. Os resultados revelaram-se justificativos no seu contexto. Desta forma, conclui-se com a sugestão de que a força da identidade organizacional poderá estar comprometida devido à integração do outsourcing, quando as estratégias corporativas não estão alinhadas, sendo as suas repercussões consideráveis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-11-05T15:48:56Z
2012-11-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4003
url http://hdl.handle.net/10071/4003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134755034234880