O acolhimento institucional na adolescência : estudo de caso sobre perceções, significados e participação no processo judicial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/20753 |
Resumo: | Este trabalho foi pensado no sentido de completar alguma da escassez de estudos nacionais e conhecimentos específicos sobre as perceções e significados que as crianças e adolescentes envolvidos com a justiça sentem relativamente ao processo judicial que leva à sua institucionalização (Ribeiro, 2009). Neste estudo pretendemos compreender quais as perceções e significados que os adolescentes atribuem ao primeiro processo judicial e à respetiva institucionalização, e a todas as mudanças que isso acarreta nas suas vidas, ou seja, o nosso intuito foi saber quais as suas experiências, relativas a tais acontecimentos, através do discurso do sujeito. Por isto, optámos por uma metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, recorrendo à análise de conteúdo. Após a análise de resultados, percebemos que os nossos resultados contrariam, em parte, o que vem descrito na literatura. Este facto pode dever-se a características pessoais do participante. Contudo, estes resultados não são representativos, uma vez que dispomos de um único participante, no entanto pode suscitar questões a serem estudadas futuramente |
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O acolhimento institucional na adolescência : estudo de caso sobre perceções, significados e participação no processo judicialCrianças e adolescentesSignificadosPerceçõesParticipaçãoAcolhimento institucionalProcesso judicialTomada de decisãoChildren and teensMeaningsPerceptionsParticipationFoster careJudicial processDecision-makingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEste trabalho foi pensado no sentido de completar alguma da escassez de estudos nacionais e conhecimentos específicos sobre as perceções e significados que as crianças e adolescentes envolvidos com a justiça sentem relativamente ao processo judicial que leva à sua institucionalização (Ribeiro, 2009). Neste estudo pretendemos compreender quais as perceções e significados que os adolescentes atribuem ao primeiro processo judicial e à respetiva institucionalização, e a todas as mudanças que isso acarreta nas suas vidas, ou seja, o nosso intuito foi saber quais as suas experiências, relativas a tais acontecimentos, através do discurso do sujeito. Por isto, optámos por uma metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, recorrendo à análise de conteúdo. Após a análise de resultados, percebemos que os nossos resultados contrariam, em parte, o que vem descrito na literatura. Este facto pode dever-se a características pessoais do participante. Contudo, estes resultados não são representativos, uma vez que dispomos de um único participante, no entanto pode suscitar questões a serem estudadas futuramenteThis study was thought to complete some lack of national studies and specific knowledge about the perceptions and meanings that children and youth involved in law feel about the judicial process that lead them to foster care (Ribeiro, 2009). We pretend to understand which are the perceptions and meanings that young people attribute to the first judicial process and the respective foster care, and all of the changes it has in their lives, that's to say, our intention is to know which are their experiences about such events, through the subject’s speech. So we chose a qualitative methodology of a case study, using content analysis. After the results analysis, we came to the conclusion that our results contradict, partly, what is described in the literature. This may be due to participant's personal characteristics. However, these results are not representative, since we only have a single participant, but it may raise questions to be studied in the futureRibeiro, CatarinaTrigo, LuísaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaChaves, Carolina Ramos Moreira de Henriques2016-09-22T14:38:09Z2016-07-2120162016-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20753TID:201462869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:39Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:11.363090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho foi pensado no sentido de completar alguma da escassez de estudos nacionais e conhecimentos específicos sobre as perceções e significados que as crianças e adolescentes envolvidos com a justiça sentem relativamente ao processo judicial que leva à sua institucionalização (Ribeiro, 2009). Neste estudo pretendemos compreender quais as perceções e significados que os adolescentes atribuem ao primeiro processo judicial e à respetiva institucionalização, e a todas as mudanças que isso acarreta nas suas vidas, ou seja, o nosso intuito foi saber quais as suas experiências, relativas a tais acontecimentos, através do discurso do sujeito. Por isto, optámos por uma metodologia qualitativa do tipo estudo de caso, recorrendo à análise de conteúdo. Após a análise de resultados, percebemos que os nossos resultados contrariam, em parte, o que vem descrito na literatura. Este facto pode dever-se a características pessoais do participante. Contudo, estes resultados não são representativos, uma vez que dispomos de um único participante, no entanto pode suscitar questões a serem estudadas futuramente |
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