Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Velez, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6559
Resumo: Este artigo analisa o modo como dois alunos de 7 anos lidam com representações em 3 tarefas, uma sequência pictórica repetitiva e outra crescente e combinações de objetos. Os resultados mostram que os alunos compreendem os aspectos fundamentais do sistema de representação de uma sequência e são capazes de o usar para responder a questões sobre termos próximos. Conseguem também usar representações que lhes permitem, em certos casos, responder a questões envolvendo termos distantes. No entanto, no problema de combinações um dos alunos evidencia usar uma representação sem a compreender. Os resultados sugerem a necessidade dos professores darem uma atenção particular à aprendizagem das representações.
id RCAP_67d7950211bc12d0e694db0774829275
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridadeRepresentaçõesPensamento algébricoResolução de problemasAprendizagem matemáticaEnsino primárioEste artigo analisa o modo como dois alunos de 7 anos lidam com representações em 3 tarefas, uma sequência pictórica repetitiva e outra crescente e combinações de objetos. Os resultados mostram que os alunos compreendem os aspectos fundamentais do sistema de representação de uma sequência e são capazes de o usar para responder a questões sobre termos próximos. Conseguem também usar representações que lhes permitem, em certos casos, responder a questões envolvendo termos distantes. No entanto, no problema de combinações um dos alunos evidencia usar uma representação sem a compreender. Os resultados sugerem a necessidade dos professores darem uma atenção particular à aprendizagem das representações.This article examines how two 7 years old students deal with representations in 3 tasks, a repetitive and an increasing pictorial sequence and combinations of objects. The results show that students understand the fundamental aspects of the system of representation of a sequence and are able to use it to answer questions about near terms. They can also produce additional representations that allow them, in some cases, to answer questions involving distant terms. However, in the combinatorial problem, a student demonstrates to use a representation without understanding it. The results suggest that teachers need to pay particular attention to learning representations.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daVelez, Isabel2012-06-21T11:26:30Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6559porPonte, J. P., & Velez, I. (2011). Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade. Boletim do GEPEM, 59, 53-68.0104-­9739info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:34.679580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
title Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
spellingShingle Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
Ponte, João Pedro da
Representações
Pensamento algébrico
Resolução de problemas
Aprendizagem matemática
Ensino primário
title_short Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
title_full Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
title_fullStr Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
title_sort Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Velez, Isabel
author_role author
author2 Velez, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Velez, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Pensamento algébrico
Resolução de problemas
Aprendizagem matemática
Ensino primário
topic Representações
Pensamento algébrico
Resolução de problemas
Aprendizagem matemática
Ensino primário
description Este artigo analisa o modo como dois alunos de 7 anos lidam com representações em 3 tarefas, uma sequência pictórica repetitiva e outra crescente e combinações de objetos. Os resultados mostram que os alunos compreendem os aspectos fundamentais do sistema de representação de uma sequência e são capazes de o usar para responder a questões sobre termos próximos. Conseguem também usar representações que lhes permitem, em certos casos, responder a questões envolvendo termos distantes. No entanto, no problema de combinações um dos alunos evidencia usar uma representação sem a compreender. Os resultados sugerem a necessidade dos professores darem uma atenção particular à aprendizagem das representações.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-06-21T11:26:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6559
url http://hdl.handle.net/10451/6559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., & Velez, I. (2011). Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade. Boletim do GEPEM, 59, 53-68.
0104-­9739
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134205090725888