Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6559 |
Resumo: | Este artigo analisa o modo como dois alunos de 7 anos lidam com representações em 3 tarefas, uma sequência pictórica repetitiva e outra crescente e combinações de objetos. Os resultados mostram que os alunos compreendem os aspectos fundamentais do sistema de representação de uma sequência e são capazes de o usar para responder a questões sobre termos próximos. Conseguem também usar representações que lhes permitem, em certos casos, responder a questões envolvendo termos distantes. No entanto, no problema de combinações um dos alunos evidencia usar uma representação sem a compreender. Os resultados sugerem a necessidade dos professores darem uma atenção particular à aprendizagem das representações. |
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Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridadeRepresentaçõesPensamento algébricoResolução de problemasAprendizagem matemáticaEnsino primárioEste artigo analisa o modo como dois alunos de 7 anos lidam com representações em 3 tarefas, uma sequência pictórica repetitiva e outra crescente e combinações de objetos. Os resultados mostram que os alunos compreendem os aspectos fundamentais do sistema de representação de uma sequência e são capazes de o usar para responder a questões sobre termos próximos. Conseguem também usar representações que lhes permitem, em certos casos, responder a questões envolvendo termos distantes. No entanto, no problema de combinações um dos alunos evidencia usar uma representação sem a compreender. Os resultados sugerem a necessidade dos professores darem uma atenção particular à aprendizagem das representações.This article examines how two 7 years old students deal with representations in 3 tasks, a repetitive and an increasing pictorial sequence and combinations of objects. The results show that students understand the fundamental aspects of the system of representation of a sequence and are able to use it to answer questions about near terms. They can also produce additional representations that allow them, in some cases, to answer questions involving distant terms. However, in the combinatorial problem, a student demonstrates to use a representation without understanding it. The results suggest that teachers need to pay particular attention to learning representations.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daVelez, Isabel2012-06-21T11:26:30Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6559porPonte, J. P., & Velez, I. (2011). Representações em tarefas algébricas no 2.º ano de escolaridade. Boletim do GEPEM, 59, 53-68.0104-9739info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:34.679580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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