Os Antecedentes da Notoriedade e da Lealdade às Agências de Viagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Joana Catarina Duque
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33041
Resumo: O turismo tem-se evidenciado como uma das grandes atividades do século XXI, contudo, devido à globalização vê alguns dos seus princípios e elementos a serem alterados pelas novas tecnologias. As agências de viagens têm sido uma das partes que mais tem vindo a sofrer alterações neste aspeto. Enquanto que antes as pessoas se dirigiam sempre a uma agência de viagens para marcar as suas deslocações, nos dias de hoje este processo já não se realiza sempre da mesma maneira. Com o aparecimento e desenvolvimento constante das novas tecnologias, surgiram as primeiras agências de viagens online, e para além disto, o consumidor torna-se cada vez mais independente nas suas compras, o que “apaga” em grande parte o trabalho do agente de viagens. As agências de viagens online vão criando então mais espaços publicitários, preços mais apelativos e outras condições que atraem o cliente a comprar as suas viagens sem ter de se dirigir a uma agência de viagens num espaço físico. É então importante pensar como é que os agentes de viagens que têm os seus espaços físicos abertos, podem manter e incrementar o negócio, através do fortalecimento das relações com os clientes. É importante manter o foco na confiança e lealdade do consumidor, ao mesmo tempo que se tenta criar e estabelecer o valor da marca ou da empresa. Os resultados obtidos neste estudo, através de um questionário com uma amostra de 152 observações, demonstram que a notoriedade da empresa e a lealdade do cliente são influenciadas por fatores antecedentes, como a qualidade percebida, a satisfação do consumidor e a confiança deste. Deverão ser estes os pontos fulcrais para o investimento dos agentes de viagens, de modo a não perder os seus clientes e, por sua vez, o seu negócio. Palavras-chave: Comunicação; Consumidor; Qualidade Percebida; Satisfação; Confiança; Notoriedade; Lealdade
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