A cauda longa : uma aplicação aos fundos de investimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Eunice Neves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8116
Resumo: Mestrado em Matemática Financeira
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spelling A cauda longa : uma aplicação aos fundos de investimentoCauda LongaFundos de investimentoVolatilidadeRendibilidadeLong TailMutual FundsVolatilityProfitabilityMestrado em Matemática FinanceiraPara que as instituições financeiras possam crescer é necessário que disponham de produtos e serviços suficientemente competitivos e que exista uma relação de confiança com os clientes. Uma das tarefas mais difíceis para este tipo de instituições é decidir que produtos colocar na oferta de forma a conseguir captar uma maior diversidade de clientes. Com este trabalho pretende-se analisar se é mais importante o facto da oferta de produtos da instituição financeira ser mais alargada ou se é preferível restringir a mesma aos produtos que lhe geram um maior retorno. A escolha deste tema surgiu após a leitura do livro "A Cauda Longa : Porque é que o futuro dos negócios é vender menos de mais produtos" sendo este do interesse da instituição financeira, mas fundamentalmente do Departamento de Contabilidade e Controlo, onde o estágio foi realizado. Neste relatório é apresentado uma pequena explicação relativamente ao conceito da cauda longa, referindo também as três forças que a constituem. De seguida apresenta-se uma definição dos fundos de investimento, bem como os conceitos mais importantes envolvidos. Por fim, aplica-se o conceito da cauda longa aos fundos de investimento e elabora-se uma análise aos mesmos relativamente à tipologia, volatilidade e rendibilidade.In order for a financial institution to grow, it is necessary to have competitive products and services, and a trust relationship with customers. One of the hardest tasks for these institutions is to decide which products to offer to attract a wide diversity of customers. We propose to analyse if indeed it is more important to have a wide range of available products, or to restrict the offer only to those that generate more profit. The purpose of this work is a direct result of the study of the book "The Long Tail: Why the Future of Business Is Selling Less of More" by Chris Anderson. In this report we present a brief explanation of the concept of Long Tail, referring also the three forces that constitute it. Next we present a definition of mutual funds, as well as the most important definitions surrounding it. Finally we apply the notion of Long Tail to the mutual funds and we elaborate an analysis concerning typology, volatility and profitability for these kind of products.Instituto Superior de Economia e GestãoPassos, JoséMurteira, VandaRepositório da Universidade de LisboaPontes, Eunice Neves2015-03-05T15:54:42Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8116porPontes, Eunice Neves (2014). "A cauda longa : uma aplicação aos fundos de investimento". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:10.904766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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