UM REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O MERCADO DE E-COMMERCE SOB A PERSPECTIVA DO FENÔMENO CAUDA LONGA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ibsem Agrello
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rosa, Marcelo Medeiros da, Casagrande, Jacir Leonir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Unifebe
Texto Completo: https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/view/374
Resumo: Em 2006, Chris Anderson, apresentou o resultado de seus estudos sobre o tema, com o enfoque nas mudanças na forma de oferecer, vender e distribuir serviços e produtos em um mundo amplamente conectadoe altamente segmentado, denominado, a partir de então, Cauda Longa. Este artigo tem por objetivo realizar um mapeamento de um portfólio de artigos que abordem sobre o fenômeno “Cauda Longa” e sua validade na criação do comércio eletrônico (e-commerce), das publicações entre 2006 e 2014. Em pesquisa nas bases de dados disponíveis no Portal de Periódicos da Capes pouco foi encontrado sobre o tema, porém nas Bases internacionais WEB OF Science e Scopus identificaram-se 393 de artigos publicados. Após as pesquisas e refinamentos dos artigos científicos, obteve-se quatro artigos alinhados ao tema da pesquisa. A análise sistêmica dos artigos evidencia que o fenômeno Cauda Longa justifica parte da formação do comércio eletrônico. Os artigos selecionados apresentam outras perspectivas sobre o e-commerce, como a modernização dos sistemas de logística, a evolução da gestão da informação, além de ramos de atividade específicos que facilitam o comércio eletrônico, entre outros. Por se tratar de um tema recente, porém significativo para a adaptação das empresas a um novo mercado, espera-se tornar o estudo proposto um referencial bibliográfico científico significativo para os pesquisadores realizarem futuros trabalhos de pesquisa sobre o assunto.
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