Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9594 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Teatro na Educação |
id |
RCAP_67f727ef63a87326eca8eff9e7a9dc49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9594 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de TeatroEducação ArtísticaTeatro na educaçãoConferência Mundial de Educação ArtísticaProfessor de teatroArtista na escolaArts educationTheater in educationWorld Conference for Arts EducationTheater teacherArtist at schoolDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Teatro na EducaçãoEsta dissertação tem como ponto de partida a 1ª Conferência Mundial de Educação Artística (CMEA), realizada em Portugal, em março de 2006, numa parceria com a UNESCO. A conferência pretendeu constituir-se como um referencial de boas práticas para a Educação Artística (EA) a nível internacional, de modo a inspirar planos de ação nacionais. Com este estudo pretendemos contribuir para a análise dos possíveis impactos da mesma na década seguinte à sua realização. O desenho da investigação integra-se numa abordagem qualitativa e no paradigma interpretativo, decorrendo da pergunta de partida: em que medida, na última década, os princípios e as recomendações da CMEA têm influenciado o rumo da EA em Portugal, em particular quanto ao perfil do professor de Teatro?. Estabelecemos como objetivos gerais: i) perceber como são analisados, dez anos depois, por diferentes agentes educativos e artísticos, os efeitos, em particular no âmbito do Teatro na Educação, da realização da CMEA em Portugal; ii) perspetivar como a EA é hoje dimensionada por diferentes agentes educativos e artísticos, a partir da análise que fazem das políticas de Educação e de Cultura e das práticas, em particular no campo do Teatro na Educação, em contexto formal; iii) compreender em que medida, a nível nacional, as políticas de Educação contemplam o enquadramento do artista e se estas podem influenciar as possibilidades de ação, em contexto formal escolar. Trata-se de um estudo exploratório que recorre a técnicas de recolha e tratamento documental, bem como de observação não participante, em particular através de entrevistas semi-diretivas a agentes educativos e artísticos, submetidas a análise de conteúdo. As conclusões deste estudo apontam para a importância reconhecida à realização desta conferência e aos seus efeitos imediatos e compromissos políticos, como a organização em 2007, no Porto, da 1ª Conferência Nacional de Educação Artística (CNEA). No entanto, os resultados obtidos, sobretudo a partir das reflexões e das opiniões dos entrevistados, parecem mostrar que prevalece o desconhecimento ou o fraco interesse generalizado sobre a relação entre Arte e Educação, o que dificulta ou inviabiliza a operacionalização de muitas das recomendações emanadas de iniciativas como a CMEA ou a CNEA, desde a presença mais definida da EA na escola ao perfil do professor de Teatro e à possível colaboração do artista na educação formal.ABSTRACT This thesis draws from the 1st World Conference for Arts Education (WCAE), held in Portugal, March 2006, in a joint initiative with UNESCO. Such conference aimed at setting international good practices vis-à-vis Arts Education (AE), as to inspire action plans at a national level. This study is a contribution for the analysis of the impacts of the WCAE, in the 10-year period since it was held. The investigation follows a qualitative approach and the interpretative paradigm, stemming from the kick-off question: to what extent, in the past decade, WCAE principles and recommendations have influenced AE in Portugal, in particular as per the role of the Theater teacher? We outlined as our main goals: i) to understand how different educational and artistic agents analyze, ten-years past, the effects of WCAE being held in Portugal, especially as per Theater in Education; ii) to grasp how different educational and artistic agents frame AE, considering their outlook on the Education and Culture policies and practices, especially as per Theater in Education, in formal context; iii) to understand to what extent, at a national level, Educational policies foresee the artist’s contextualization, and if such policies can influence the possibilities to act in school context and, especially, curricular. It is an exploratory study that uses documental collection and analysis techniques, as well as non-participant observation, especially by means of semi-directive interviews of educational and artistic agents, subsequently submitted to content analysis. The conclusions of this study point to the importance that was recognized to the Conference as well as to its immediate effects and political commitments, as was the organization of the 1st National Conference for Arts Education (NCAE), held at Oporto, in 2007. However, the results, mainly through the reflections and opinions of the interviewees, also seem to show that the prevailing tendency is the lack of knowledge or weak interest as per the relation between Arts and Education, that rends the operationalization of many of WCAE or NCAE’s recommendation difficult or even impossible, from a more defined presence of AE in school to the profile of the Theater teacher and the possible collaboration of the artist in formal education.Falcão, MiguelRCIPLDurão, Rita Maria Bandeira Afonso2019-02-27T15:15:38Z2018-07-112018-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9594TID:202054632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:08.371877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro |
title |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro |
spellingShingle |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro Durão, Rita Maria Bandeira Afonso Educação Artística Teatro na educação Conferência Mundial de Educação Artística Professor de teatro Artista na escola Arts education Theater in education World Conference for Arts Education Theater teacher Artist at school |
title_short |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro |
title_full |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro |
title_fullStr |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro |
title_full_unstemmed |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro |
title_sort |
Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro |
author |
Durão, Rita Maria Bandeira Afonso |
author_facet |
Durão, Rita Maria Bandeira Afonso |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Falcão, Miguel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Durão, Rita Maria Bandeira Afonso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Artística Teatro na educação Conferência Mundial de Educação Artística Professor de teatro Artista na escola Arts education Theater in education World Conference for Arts Education Theater teacher Artist at school |
topic |
Educação Artística Teatro na educação Conferência Mundial de Educação Artística Professor de teatro Artista na escola Arts education Theater in education World Conference for Arts Education Theater teacher Artist at school |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Teatro na Educação |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-11 2018-07-11T00:00:00Z 2019-02-27T15:15:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9594 TID:202054632 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9594 |
identifier_str_mv |
TID:202054632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133444776656896 |