Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durão, Rita Maria Bandeira Afonso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9594
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Teatro na Educação
id RCAP_67f727ef63a87326eca8eff9e7a9dc49
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9594
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de TeatroEducação ArtísticaTeatro na educaçãoConferência Mundial de Educação ArtísticaProfessor de teatroArtista na escolaArts educationTheater in educationWorld Conference for Arts EducationTheater teacherArtist at schoolDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Teatro na EducaçãoEsta dissertação tem como ponto de partida a 1ª Conferência Mundial de Educação Artística (CMEA), realizada em Portugal, em março de 2006, numa parceria com a UNESCO. A conferência pretendeu constituir-se como um referencial de boas práticas para a Educação Artística (EA) a nível internacional, de modo a inspirar planos de ação nacionais. Com este estudo pretendemos contribuir para a análise dos possíveis impactos da mesma na década seguinte à sua realização. O desenho da investigação integra-se numa abordagem qualitativa e no paradigma interpretativo, decorrendo da pergunta de partida: em que medida, na última década, os princípios e as recomendações da CMEA têm influenciado o rumo da EA em Portugal, em particular quanto ao perfil do professor de Teatro?. Estabelecemos como objetivos gerais: i) perceber como são analisados, dez anos depois, por diferentes agentes educativos e artísticos, os efeitos, em particular no âmbito do Teatro na Educação, da realização da CMEA em Portugal; ii) perspetivar como a EA é hoje dimensionada por diferentes agentes educativos e artísticos, a partir da análise que fazem das políticas de Educação e de Cultura e das práticas, em particular no campo do Teatro na Educação, em contexto formal; iii) compreender em que medida, a nível nacional, as políticas de Educação contemplam o enquadramento do artista e se estas podem influenciar as possibilidades de ação, em contexto formal escolar. Trata-se de um estudo exploratório que recorre a técnicas de recolha e tratamento documental, bem como de observação não participante, em particular através de entrevistas semi-diretivas a agentes educativos e artísticos, submetidas a análise de conteúdo. As conclusões deste estudo apontam para a importância reconhecida à realização desta conferência e aos seus efeitos imediatos e compromissos políticos, como a organização em 2007, no Porto, da 1ª Conferência Nacional de Educação Artística (CNEA). No entanto, os resultados obtidos, sobretudo a partir das reflexões e das opiniões dos entrevistados, parecem mostrar que prevalece o desconhecimento ou o fraco interesse generalizado sobre a relação entre Arte e Educação, o que dificulta ou inviabiliza a operacionalização de muitas das recomendações emanadas de iniciativas como a CMEA ou a CNEA, desde a presença mais definida da EA na escola ao perfil do professor de Teatro e à possível colaboração do artista na educação formal.ABSTRACT This thesis draws from the 1st World Conference for Arts Education (WCAE), held in Portugal, March 2006, in a joint initiative with UNESCO. Such conference aimed at setting international good practices vis-à-vis Arts Education (AE), as to inspire action plans at a national level. This study is a contribution for the analysis of the impacts of the WCAE, in the 10-year period since it was held. The investigation follows a qualitative approach and the interpretative paradigm, stemming from the kick-off question: to what extent, in the past decade, WCAE principles and recommendations have influenced AE in Portugal, in particular as per the role of the Theater teacher? We outlined as our main goals: i) to understand how different educational and artistic agents analyze, ten-years past, the effects of WCAE being held in Portugal, especially as per Theater in Education; ii) to grasp how different educational and artistic agents frame AE, considering their outlook on the Education and Culture policies and practices, especially as per Theater in Education, in formal context; iii) to understand to what extent, at a national level, Educational policies foresee the artist’s contextualization, and if such policies can influence the possibilities to act in school context and, especially, curricular. It is an exploratory study that uses documental collection and analysis techniques, as well as non-participant observation, especially by means of semi-directive interviews of educational and artistic agents, subsequently submitted to content analysis. The conclusions of this study point to the importance that was recognized to the Conference as well as to its immediate effects and political commitments, as was the organization of the 1st National Conference for Arts Education (NCAE), held at Oporto, in 2007. However, the results, mainly through the reflections and opinions of the interviewees, also seem to show that the prevailing tendency is the lack of knowledge or weak interest as per the relation between Arts and Education, that rends the operationalization of many of WCAE or NCAE’s recommendation difficult or even impossible, from a more defined presence of AE in school to the profile of the Theater teacher and the possible collaboration of the artist in formal education.Falcão, MiguelRCIPLDurão, Rita Maria Bandeira Afonso2019-02-27T15:15:38Z2018-07-112018-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9594TID:202054632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:08.371877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
title Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
spellingShingle Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
Durão, Rita Maria Bandeira Afonso
Educação Artística
Teatro na educação
Conferência Mundial de Educação Artística
Professor de teatro
Artista na escola
Arts education
Theater in education
World Conference for Arts Education
Theater teacher
Artist at school
title_short Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
title_full Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
title_fullStr Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
title_full_unstemmed Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
title_sort Conferência Mundial de Educação Artística (2006), dez anos depois: conceções e expetativas sobre as artes na educação e o perfil do professor de Teatro
author Durão, Rita Maria Bandeira Afonso
author_facet Durão, Rita Maria Bandeira Afonso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Durão, Rita Maria Bandeira Afonso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Artística
Teatro na educação
Conferência Mundial de Educação Artística
Professor de teatro
Artista na escola
Arts education
Theater in education
World Conference for Arts Education
Theater teacher
Artist at school
topic Educação Artística
Teatro na educação
Conferência Mundial de Educação Artística
Professor de teatro
Artista na escola
Arts education
Theater in education
World Conference for Arts Education
Theater teacher
Artist at school
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Teatro na Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
2018-07-11T00:00:00Z
2019-02-27T15:15:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9594
TID:202054632
url http://hdl.handle.net/10400.21/9594
identifier_str_mv TID:202054632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133444776656896