Normalização e automatização do processo de orçamentação numa empresa do tipo Job Shop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Pedro Miguel Pinho Marques de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19124
Resumo: A crescente competitividade que atualmente existe na indústria gera necessidade, por parte das organizações, de uma melhoria contínua em todos os seus processos com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva. Geralmente, apesar de existir um foco maior no aperfeiçoamento do sistema produtivo, na realidade, a falta de planeamento e muitos dos pontos de estrangulamento (que levam a atrasos no prazo de entrega) são causados, ainda, na fase de realização do orçamento. O presente projeto teve como objetivo a modelação de um software de orçamentação para empresas do tipo job shop. Pretende-se que o mesmo resolva os problemas associados ao departamento de orçamentação e que permita, na execução da obra, um melhor planeamento e controlo sobre a produção. Assim, no presente relatório apresentam-se, em UML (Unified Modeling Language), a modelação de uma proposta de Software de Orçamentação que, apesar de ter sido projetado num ambiente industrial de metalomecânica, pretende ser aplicável a qualquer empresa com sistema produtivo do tipo job shop. O sistema de orçamentação a ser aplicado pelo software é o modelo de Orçamento por Atividades. Este método específico de realizar orçamentos avalia e considera custos que, em outros sistemas, seriam ignorados, permitindo assim uma melhor precisão e organização na realização e interpretação dos mesmos. Apesar do conceito do presente projeto existir ainda, apenas, enquanto protótipo, há características que este modelo de software evidencia que, se devidamente programados e aplicados, conseguem não só otimizar o processo de orçamentação, como melhorar todo o processo da cadeia de abastecimento.
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