Normalização e automatização do processo de orçamentação numa empresa do tipo Job Shop
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/19124 |
Resumo: | A crescente competitividade que atualmente existe na indústria gera necessidade, por parte das organizações, de uma melhoria contínua em todos os seus processos com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva. Geralmente, apesar de existir um foco maior no aperfeiçoamento do sistema produtivo, na realidade, a falta de planeamento e muitos dos pontos de estrangulamento (que levam a atrasos no prazo de entrega) são causados, ainda, na fase de realização do orçamento. O presente projeto teve como objetivo a modelação de um software de orçamentação para empresas do tipo job shop. Pretende-se que o mesmo resolva os problemas associados ao departamento de orçamentação e que permita, na execução da obra, um melhor planeamento e controlo sobre a produção. Assim, no presente relatório apresentam-se, em UML (Unified Modeling Language), a modelação de uma proposta de Software de Orçamentação que, apesar de ter sido projetado num ambiente industrial de metalomecânica, pretende ser aplicável a qualquer empresa com sistema produtivo do tipo job shop. O sistema de orçamentação a ser aplicado pelo software é o modelo de Orçamento por Atividades. Este método específico de realizar orçamentos avalia e considera custos que, em outros sistemas, seriam ignorados, permitindo assim uma melhor precisão e organização na realização e interpretação dos mesmos. Apesar do conceito do presente projeto existir ainda, apenas, enquanto protótipo, há características que este modelo de software evidencia que, se devidamente programados e aplicados, conseguem não só otimizar o processo de orçamentação, como melhorar todo o processo da cadeia de abastecimento. |
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Normalização e automatização do processo de orçamentação numa empresa do tipo Job ShopGestão financeiraOrçamentos - Gestão de empresasA crescente competitividade que atualmente existe na indústria gera necessidade, por parte das organizações, de uma melhoria contínua em todos os seus processos com o objetivo de aumentar a vantagem competitiva. Geralmente, apesar de existir um foco maior no aperfeiçoamento do sistema produtivo, na realidade, a falta de planeamento e muitos dos pontos de estrangulamento (que levam a atrasos no prazo de entrega) são causados, ainda, na fase de realização do orçamento. O presente projeto teve como objetivo a modelação de um software de orçamentação para empresas do tipo job shop. Pretende-se que o mesmo resolva os problemas associados ao departamento de orçamentação e que permita, na execução da obra, um melhor planeamento e controlo sobre a produção. Assim, no presente relatório apresentam-se, em UML (Unified Modeling Language), a modelação de uma proposta de Software de Orçamentação que, apesar de ter sido projetado num ambiente industrial de metalomecânica, pretende ser aplicável a qualquer empresa com sistema produtivo do tipo job shop. O sistema de orçamentação a ser aplicado pelo software é o modelo de Orçamento por Atividades. Este método específico de realizar orçamentos avalia e considera custos que, em outros sistemas, seriam ignorados, permitindo assim uma melhor precisão e organização na realização e interpretação dos mesmos. Apesar do conceito do presente projeto existir ainda, apenas, enquanto protótipo, há características que este modelo de software evidencia que, se devidamente programados e aplicados, conseguem não só otimizar o processo de orçamentação, como melhorar todo o processo da cadeia de abastecimento.The increasingly competitive environment that exists in today’s industry leads towards the need for the organizations to continuously improve their processes with the aim of increasing their competitive advantage. Despite the focus currently being on improving the productive system, the reality is that the lack of planning and most of the bottleneck points (which lead to delivery date delays) are caused during the budgeting stage. The goal of this project was to model a budget software for job shop companies. It is intended to solve the problems related to the budget department and to allow, during the execution of the project, a better planning and control over the production. This report presents, in UML (Unified Modeling Language), the modelling of a Budgeting Software proposal that, despite having been designed on a metallomechanics industrial environment, aims applicability on any company with a job shop production system. The budget system used by the software is the Activity Based Budgeting. This method of budgeting assesses and takes into consideration costs that would, in other systems, be ignored, allowing a higher precision and organization during its execution and interpretation. Despite this concept only existing as a prototype, there are characteristics provided by the software that, if properly programmed and applied, are able not only to optimize to budgeting process but also to improve the supply chain process.Universidade de Aveiro2017-12-05T14:11:11Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/19124TID:201934515porSousa, Pedro Miguel Pinho Marques deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:37:02Zoai:ria.ua.pt:10773/19124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:55.191931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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