Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tânia Alexandra Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2519
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
id RCAP_68031a7db787fb43a6eb3960c6c10903
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2519
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágioIdentidade visual corporativaEstágioMarca gráficaDesignCorporate brandingTraineeGraphic designDesignTrabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.Considerando a Identidade Visual Corporativa enquanto campo de investigação, o tema deste trabalho trata das etapas e processos de design dos signos de identidade. Trata-se de um projeto de investigação intervencionista, desenvolvido em contexto de estágio e que procura confrontar alguns modelos de autores reputados com a prática em contexto de trabalho. Os objetivos deste trabalho de investigação através do design, passam pela explanação de alguns processos e etapas de projeto de Identidade Visual Corporativa, recomendadas por alguns autores consultados, e do seu confronto com as experiências obtidas em contexto de estágio curricular na empresa “Celeuma — Creative Agency”. O processo de investigação assenta numa metodologia mista que se subdivide numa fase não intervencionista e numa outra intervencionista ativa em contexto de estágio. Os dados obtidos permitiram aferir que existem diferenças entre os modelos sistematizados dos autores e os processos adotados em contexto de trabalho, por questões de tempo, pela relação entre a empresa e os clientes, mas sobretudo pela ausência de modelos e de cultura de trabalho que valorize estas práticas.Considering the Corporative Visual identity as a field of research, the main topic of this work is related with the steps to design signs of identity. It is an interventionist research project, developed in probation context and seeks to confront some models proposed by reputed authors with the results obtained in workplace. The goals of this research work are the explanation of some processes and steps in projects of corporative visual identity, recommended by some authors, and compare them with experiences obtained in a traineeship at “Celeuma - Creative Agency”. The research process is based on a mixed methodology which is divided in a non-interventionist phase and in an active interventionist phase in probation context. The collected data allowed to assess that there are differences between the systematized models from authors and the processes adopted in workplace context, because of time issues, because the relationship between the company and the costumers, but especially by the absence of models and work culture that values this practices.Martins, Daniel RaposoSilva, José Miguel Gago daRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFerreira, Tânia Alexandra Gonçalves2014-09-23T13:51:35Z20142014-082014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2519TID:201064367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:20Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2519Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:46.456852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio
title Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio
spellingShingle Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio
Ferreira, Tânia Alexandra Gonçalves
Identidade visual corporativa
Estágio
Marca gráfica
Design
Corporate branding
Trainee
Graphic design
Design
title_short Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio
title_full Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio
title_fullStr Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio
title_full_unstemmed Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio
title_sort Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio
author Ferreira, Tânia Alexandra Gonçalves
author_facet Ferreira, Tânia Alexandra Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Daniel Raposo
Silva, José Miguel Gago da
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tânia Alexandra Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade visual corporativa
Estágio
Marca gráfica
Design
Corporate branding
Trainee
Graphic design
Design
topic Identidade visual corporativa
Estágio
Marca gráfica
Design
Corporate branding
Trainee
Graphic design
Design
description Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-23T13:51:35Z
2014
2014-08
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2519
TID:201064367
url http://hdl.handle.net/10400.11/2519
identifier_str_mv TID:201064367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130798256816128