Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, D.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8296
Resumo: Esta publicação surge na sequência de uma já velha ambição de contribuir para a clarificação de conceitos relacionados com a Identidade e Imagem Corporativa. Tal intenção revela-se mais pertinente quando, diariamente, muitos designers desenvolvem projectos de identidade visual sem dados suficientes sobre o objecto de estudo e convencidos de que vendem um projecto de identidade corporativa, o que quase nunca corresponde à verdade... tal como ocorre com a frequente redução das marcas a um mero exercício para aumentar as vendas. À novidade da disciplina do design e ao facto de ter surgido de fora para dentro das empresas, se deverãp as diversas confusões entre termos técnicos, nomeadamente entre “Identidade e Imagem Corporativa”, frequentemente utilizados como sinónimos e que nesta publicação encontram uma tentativa de explicitação. Ao longo desta obra, o termo Corporativo será usado na sequência de corporação (do Lat. corporatione) para referir organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, grupo de pessoas que trabalha em determinada actividade com um propósito comum, sinónimo do termo Global ou sistema sociológico e organizativo. Não confundir com corporativismo (do Lat. Corpus), política corporativista ou estado corporativo.
id RCAP_3631c7a86e35d373277fa7d7d2b6bb77
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8296
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativaDesign de comunicaçãoDesign de identidade visualIdentidade visual corporativaIdentidade visual de marcaBrandingGestão de marcaMarca gráficaMarcaEsta publicação surge na sequência de uma já velha ambição de contribuir para a clarificação de conceitos relacionados com a Identidade e Imagem Corporativa. Tal intenção revela-se mais pertinente quando, diariamente, muitos designers desenvolvem projectos de identidade visual sem dados suficientes sobre o objecto de estudo e convencidos de que vendem um projecto de identidade corporativa, o que quase nunca corresponde à verdade... tal como ocorre com a frequente redução das marcas a um mero exercício para aumentar as vendas. À novidade da disciplina do design e ao facto de ter surgido de fora para dentro das empresas, se deverãp as diversas confusões entre termos técnicos, nomeadamente entre “Identidade e Imagem Corporativa”, frequentemente utilizados como sinónimos e que nesta publicação encontram uma tentativa de explicitação. Ao longo desta obra, o termo Corporativo será usado na sequência de corporação (do Lat. corporatione) para referir organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, grupo de pessoas que trabalha em determinada actividade com um propósito comum, sinónimo do termo Global ou sistema sociológico e organizativo. Não confundir com corporativismo (do Lat. Corpus), política corporativista ou estado corporativo.IPCBRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRaposo, D.2023-02-02T12:46:34Z20082023-02-01T14:44:38Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8296porRAPOSO, D. (2008) - Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa. Castelo Branco : IPCB. 154 p. ISBN 978-989-8196-07-1.978-989-8196-07-1cv-prod-3131697info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-04T01:45:30Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8296Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:05.905126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa
title Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa
spellingShingle Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa
Raposo, D.
Design de comunicação
Design de identidade visual
Identidade visual corporativa
Identidade visual de marca
Branding
Gestão de marca
Marca gráfica
Marca
title_short Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa
title_full Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa
title_fullStr Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa
title_full_unstemmed Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa
title_sort Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa
author Raposo, D.
author_facet Raposo, D.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, D.
dc.subject.por.fl_str_mv Design de comunicação
Design de identidade visual
Identidade visual corporativa
Identidade visual de marca
Branding
Gestão de marca
Marca gráfica
Marca
topic Design de comunicação
Design de identidade visual
Identidade visual corporativa
Identidade visual de marca
Branding
Gestão de marca
Marca gráfica
Marca
description Esta publicação surge na sequência de uma já velha ambição de contribuir para a clarificação de conceitos relacionados com a Identidade e Imagem Corporativa. Tal intenção revela-se mais pertinente quando, diariamente, muitos designers desenvolvem projectos de identidade visual sem dados suficientes sobre o objecto de estudo e convencidos de que vendem um projecto de identidade corporativa, o que quase nunca corresponde à verdade... tal como ocorre com a frequente redução das marcas a um mero exercício para aumentar as vendas. À novidade da disciplina do design e ao facto de ter surgido de fora para dentro das empresas, se deverãp as diversas confusões entre termos técnicos, nomeadamente entre “Identidade e Imagem Corporativa”, frequentemente utilizados como sinónimos e que nesta publicação encontram uma tentativa de explicitação. Ao longo desta obra, o termo Corporativo será usado na sequência de corporação (do Lat. corporatione) para referir organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, grupo de pessoas que trabalha em determinada actividade com um propósito comum, sinónimo do termo Global ou sistema sociológico e organizativo. Não confundir com corporativismo (do Lat. Corpus), política corporativista ou estado corporativo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2023-02-02T12:46:34Z
2023-02-01T14:44:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/8296
url http://hdl.handle.net/10400.11/8296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv RAPOSO, D. (2008) - Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa. Castelo Branco : IPCB. 154 p. ISBN 978-989-8196-07-1.
978-989-8196-07-1
cv-prod-3131697
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB
publisher.none.fl_str_mv IPCB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130932503904256