A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio André
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cardoso, Eduardo Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/2928
Resumo: No ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learnig, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learnig, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos.
id RCAP_6809983502bbe6f97ec2248f2855222d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/2928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, PortugalTutor’s activity in online teaching: case study of e-learning in adult’s teaching in Azores, PortugalAvaliaçãoE-learnigEnsino à distânciaEducação de adultosTutoriaE-learnig evaluationDistance learningAdult educationE-tutorNo ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learnig, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learnig, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos.In the school year of 2003/2004 the Elementary/High School 3/S Vitorino Nemésio, in Terceira Island, Azores, has become the fi rst Portuguese school to have adult’s teaching by e-learning in Elementary and High School levels. In this research, we tried to understand how the role of tutor is exercised and how it can determine the development of the teaching/ learning process. To approach this problematic, once we want to treat the subject intensively, we used the case study to describe and analyze how the role of tutor is exercised in its multiple ways. The results show that the lack of teachers’ experience as students and e-learning tutors, associated with the low knowledge concerning ICT (Information and Communication Technologies) and e-learning, compromises the quality of the work developed and explains the transfer of traditional teaching, namely in methodological and content issues.UnisinosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Sérgio AndréCardoso, Eduardo Luís2010-10-14T20:49:06Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/2928por"Educação Unisinos". ISSN 1519-387X. 14: 2 (2010) 143-1491519-387X10.4013/edu.2010.142.072177-6210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:09:38ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
Tutor’s activity in online teaching: case study of e-learning in adult’s teaching in Azores, Portugal
title A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
spellingShingle A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
Ferreira, Sérgio André
Avaliação
E-learnig
Ensino à distância
Educação de adultos
Tutoria
E-learnig evaluation
Distance learning
Adult education
E-tutor
title_short A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
title_full A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
title_fullStr A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
title_full_unstemmed A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
title_sort A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
author Ferreira, Sérgio André
author_facet Ferreira, Sérgio André
Cardoso, Eduardo Luís
author_role author
author2 Cardoso, Eduardo Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sérgio André
Cardoso, Eduardo Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
E-learnig
Ensino à distância
Educação de adultos
Tutoria
E-learnig evaluation
Distance learning
Adult education
E-tutor
topic Avaliação
E-learnig
Ensino à distância
Educação de adultos
Tutoria
E-learnig evaluation
Distance learning
Adult education
E-tutor
description No ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learnig, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learnig, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-14T20:49:06Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/2928
url http://hdl.handle.net/10400.14/2928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Educação Unisinos". ISSN 1519-387X. 14: 2 (2010) 143-149
1519-387X
10.4013/edu.2010.142.07
2177-6210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisinos
publisher.none.fl_str_mv Unisinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303117301284864