A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/2928 |
Resumo: | No ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learnig, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learnig, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos. |
id |
RCAP_6809983502bbe6f97ec2248f2855222d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/2928 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, PortugalTutor’s activity in online teaching: case study of e-learning in adult’s teaching in Azores, PortugalAvaliaçãoE-learnigEnsino à distânciaEducação de adultosTutoriaE-learnig evaluationDistance learningAdult educationE-tutorNo ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learnig, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learnig, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos.In the school year of 2003/2004 the Elementary/High School 3/S Vitorino Nemésio, in Terceira Island, Azores, has become the fi rst Portuguese school to have adult’s teaching by e-learning in Elementary and High School levels. In this research, we tried to understand how the role of tutor is exercised and how it can determine the development of the teaching/ learning process. To approach this problematic, once we want to treat the subject intensively, we used the case study to describe and analyze how the role of tutor is exercised in its multiple ways. The results show that the lack of teachers’ experience as students and e-learning tutors, associated with the low knowledge concerning ICT (Information and Communication Technologies) and e-learning, compromises the quality of the work developed and explains the transfer of traditional teaching, namely in methodological and content issues.UnisinosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Sérgio AndréCardoso, Eduardo Luís2010-10-14T20:49:06Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/2928por"Educação Unisinos". ISSN 1519-387X. 14: 2 (2010) 143-1491519-387X10.4013/edu.2010.142.072177-6210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:09:38ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal Tutor’s activity in online teaching: case study of e-learning in adult’s teaching in Azores, Portugal |
title |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal |
spellingShingle |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal Ferreira, Sérgio André Avaliação E-learnig Ensino à distância Educação de adultos Tutoria E-learnig evaluation Distance learning Adult education E-tutor |
title_short |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal |
title_full |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal |
title_fullStr |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal |
title_full_unstemmed |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal |
title_sort |
A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal |
author |
Ferreira, Sérgio André |
author_facet |
Ferreira, Sérgio André Cardoso, Eduardo Luís |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eduardo Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sérgio André Cardoso, Eduardo Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação E-learnig Ensino à distância Educação de adultos Tutoria E-learnig evaluation Distance learning Adult education E-tutor |
topic |
Avaliação E-learnig Ensino à distância Educação de adultos Tutoria E-learnig evaluation Distance learning Adult education E-tutor |
description |
No ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learnig, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learnig, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-14T20:49:06Z 2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/2928 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/2928 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Educação Unisinos". ISSN 1519-387X. 14: 2 (2010) 143-149 1519-387X 10.4013/edu.2010.142.07 2177-6210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303117301284864 |