Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/3676 |
Resumo: | No ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem da problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade, compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do elearning. O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se, de forma mais efectiva, fora da Região |
id |
RCAP_eb2e572198ee28efd43078fc70d751f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimentoAvaliaçãoE-learningEnsino a distânciaEducação de adultosNo ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem da problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade, compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do elearning. O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se, de forma mais efectiva, fora da RegiãoEducom - APTEVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Sérgio AndréCardoso, Eduardo Luís2010-11-29T16:21:48Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/3676porFERREIRA, Sérgio André; CARDOSO, Eduardo Luís - Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – Perspectivas de desenvolvimento. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X . Vol. 2, Nº 1 (2009), p. 110-119info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:09:54Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/3676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:05:21.711112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento |
title |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento |
spellingShingle |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento Ferreira, Sérgio André Avaliação E-learning Ensino a distância Educação de adultos |
title_short |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento |
title_full |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento |
title_fullStr |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento |
title_sort |
Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – perspectivas de desenvolvimento |
author |
Ferreira, Sérgio André |
author_facet |
Ferreira, Sérgio André Cardoso, Eduardo Luís |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Eduardo Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sérgio André Cardoso, Eduardo Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação E-learning Ensino a distância Educação de adultos |
topic |
Avaliação E-learning Ensino a distância Educação de adultos |
description |
No ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem da problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade, compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver, nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do elearning. O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se, de forma mais efectiva, fora da Região |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-11-29T16:21:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/3676 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/3676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FERREIRA, Sérgio André; CARDOSO, Eduardo Luís - Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – Perspectivas de desenvolvimento. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X . Vol. 2, Nº 1 (2009), p. 110-119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educom - APTE |
publisher.none.fl_str_mv |
Educom - APTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131717893619712 |