Ensino da ortografia e pontuação e sua avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17267
Resumo: Um dos objetivos da investigação em Educação consis- te em levar professores e alunos a verem a avaliação como uma das faces do ensino/aprendizagem, essen- cial para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvi- mento de competências. Um dos grandes obstáculos à consecução deste objetivo decorre da frequente confu- são entre avaliação e classificação. De entre as competências a desenvolver no âmbito do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, desta- cam-se as relativas ao uso da ortografia e da pontua- ção, facilmente vistas como primordiais para a escri- ta, mas que também condicionam a compreensão na leitura. Neste texto, apresentamos exemplos de inter- venções baseadas em princípios didáticos inovadores neste campo, que também afetam a avaliação.
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spelling Ensino da ortografia e pontuação e sua avaliaçãoAvaliaçãoEnsinoLíngua maternaOrtografiaPontuaçãoUm dos objetivos da investigação em Educação consis- te em levar professores e alunos a verem a avaliação como uma das faces do ensino/aprendizagem, essen- cial para a aquisição de conhecimentos e o desenvolvi- mento de competências. Um dos grandes obstáculos à consecução deste objetivo decorre da frequente confu- são entre avaliação e classificação. De entre as competências a desenvolver no âmbito do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, desta- cam-se as relativas ao uso da ortografia e da pontua- ção, facilmente vistas como primordiais para a escri- ta, mas que também condicionam a compreensão na leitura. Neste texto, apresentamos exemplos de inter- venções baseadas em princípios didáticos inovadores neste campo, que também afetam a avaliação.L’un des buts de la recherche en Éducation est d’ame- ner les enseignants et les apprenants à envisager l’évaluation comme une partie intégrante du pro- cessus d’enseignement/apprentissage, essentielle à l’acquisition de connaissances et au développement de compétences. L’un des grands obstacles qui s’op- posent à ce but découle de la confusion systématique entre évaluation et classification. Parmi les compétences développées par l’enseigne- ment de la langue maternelle figurent la maîtrise de l’orthographe et de la ponctuation, aisément vues comme essentielles pour la production écrite, mais fondamentales aussi pour la compréhension écrite. Dans ce texte, nous présentons des exemples d’inter- vention basés sur de nouveaux principes didactiques touchant aussi à l’évaluation. ABSTRACT: One of the aims of research in Education is persuading teachers and pupils that teaching/learning and assess- ment are two faces of the same process, since both are essential to the acquisition of knowledge and the de- velopment of competences. The fact that both parts fre- quently mix up assessment and classification prevents them from understanding this important issue. Among the competences related to the teaching of the mother tongue are the domains of spelling and punc- tuation, easily taken into account in what concerns writing, but also essential to reading comprehension. In this paper, we present examples of innovative di- dactic intervention in this domain that also affects the assessment. RESUMEN: De entre otros objetivos, la investigación en Educación visa mostrar a profesores y alumnos que la evaluación es una parte integrante de la enseñanza y del aprendizaje, esencial a la adquisición de conocimiento y al desarrollo de competencias. La frecuente confusión entre evaluación y clasificación afecta negativamente a este objetivo. Entre las competencias a desarrollar a través la ense- ñanza de la lengua materna está incluso el dominio de la ortografía y de la puntuación, fácilmente ligado a la escritura, pero también importante en la comprensión escrita. En este testo presentamos ejemplos de interven- ción en este dominio basada en nuevos principios didác- ticos que afectan a la evaluación.ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti2017-04-21T15:57:06Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17267por1647-214410.17346/se.vol20Sá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:44Zoai:ria.ua.pt:10773/17267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:19.659949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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