A importância e o interesse do uso dos sinais de pontuação no ensino/aprendizagem de espanhol língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/24395 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio apresenta a investigação que desenvolvemos no âmbito das disciplinas de Prática de Ensino Supervisionada I e II (PES I e PES II) e Seminário de Investigação em Didática de Línguas I e II (SIDL I e SIDL II), que teve como principal objetivo analisar as dificuldades que os alunos sentem em relação ao uso da pontuação, nomeadamente quando iniciam a aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para o efeito, começámos por consultar um conjunto de bibliografia especializada sobre o tema, a partir da qual sintetizámos a evolução histórica da pontuação, a sua relação com a linguagem oral, bem como algumas regras de uso dos respetivos sinais. Em simultâneo, delineámos estratégias didáticas com o intuito de obter respostas para a questão orientadora do projeto de intervenção que tínhamos projetado inicialmente. Tendo em conta a natureza da investigação, selecionámos como instrumentos de recolha de dados a observação direta e a análise documental, mais especificamente, os textos produzidos pelos alunos ao longo do projeto. Para efetuarmos o tratamento desses mesmos dados, incidimos na análise de conteúdo, conciliando os métodos qualitativo e quantitativo. A análise dos dados obtidos permitiu-nos concluir que as dificuldades mais evidentes relativamente ao uso da pontuação, nesta fase inicial da aprendizagem da língua espanhola, prendem-se com o emprego da vírgula. Além disso, verificámos que alguns dos erros de pontuação detetados nos textos na língua materna (LM) poderão ser transferidos para a escrita na língua estrangeira (LE). |
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A importância e o interesse do uso dos sinais de pontuação no ensino/aprendizagem de espanhol língua estrangeiraPontuaçãoSinais de pontuaçãoOrtografiaIniciaçãoEscrita/oralidadeO presente Relatório de Estágio apresenta a investigação que desenvolvemos no âmbito das disciplinas de Prática de Ensino Supervisionada I e II (PES I e PES II) e Seminário de Investigação em Didática de Línguas I e II (SIDL I e SIDL II), que teve como principal objetivo analisar as dificuldades que os alunos sentem em relação ao uso da pontuação, nomeadamente quando iniciam a aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para o efeito, começámos por consultar um conjunto de bibliografia especializada sobre o tema, a partir da qual sintetizámos a evolução histórica da pontuação, a sua relação com a linguagem oral, bem como algumas regras de uso dos respetivos sinais. Em simultâneo, delineámos estratégias didáticas com o intuito de obter respostas para a questão orientadora do projeto de intervenção que tínhamos projetado inicialmente. Tendo em conta a natureza da investigação, selecionámos como instrumentos de recolha de dados a observação direta e a análise documental, mais especificamente, os textos produzidos pelos alunos ao longo do projeto. Para efetuarmos o tratamento desses mesmos dados, incidimos na análise de conteúdo, conciliando os métodos qualitativo e quantitativo. A análise dos dados obtidos permitiu-nos concluir que as dificuldades mais evidentes relativamente ao uso da pontuação, nesta fase inicial da aprendizagem da língua espanhola, prendem-se com o emprego da vírgula. Além disso, verificámos que alguns dos erros de pontuação detetados nos textos na língua materna (LM) poderão ser transferidos para a escrita na língua estrangeira (LE).Este Trabajo de Fin de Máster presenta la investigación llevada a cabo en el ámbito de las Prácticas docentes en la Formación de Profesores (PES I y PES II) y Seminario de Investigación en Enseñanza de Idiomas I y II (SIDL I y SIDL II), teniendo como principal objetivo analizar las dificultades que los alumnos sienten en el uso de los signos de puntuación, en particular, cuando inician su aprendizaje de Español Lengua Extranjera (ELE). Tras la debida consulta bibliográfica sobre el tema, comenzamos por el estudio de la evolución histórica de la puntuación y sus relaciones con el lenguaje oral, refiriendo algunas reglas de uso de los signos de puntuación más comúnmente empleados. Al mismo tiempo, diseñamos estrategias didácticas que nos dieran respuestas a los planteamientos que fueron surgiendo y orientaron nuestras prácticas docentes, en el contexto escolar portugués. Teniendo en cuenta la especificidad de la investigación, seleccionamos como instrumentos de recogida de datos la observación directa y el análisis documental, más concretamente, los textos producidos por los alumnos en clase, a lo largo del proyecto. Estudiamos esos mismos datos a la luz de un análisis de contenidos, conciliando los métodos cualitativo y cuantitativo. Después de analizar los datos obtenidos, pudimos concluir que las dificultades más notables de los alumnos en su fase inicial de aprendizaje de ELE se focalizan, sobre todo, en el empleo de la coma. Además, observamos que algunos de sus errores de puntuación están directamente relacionados con el uso que hacen de la misma en su lengua materna (LM).2018-10-19T14:44:58Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24395TID:201595834porMoreira, Tiago Emanuel Vasconcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:46Zoai:ria.ua.pt:10773/24395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:02.045664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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