A importância e o interesse do uso dos sinais de pontuação no ensino/aprendizagem de espanhol língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Tiago Emanuel Vasconcelos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24395
Resumo: O presente Relatório de Estágio apresenta a investigação que desenvolvemos no âmbito das disciplinas de Prática de Ensino Supervisionada I e II (PES I e PES II) e Seminário de Investigação em Didática de Línguas I e II (SIDL I e SIDL II), que teve como principal objetivo analisar as dificuldades que os alunos sentem em relação ao uso da pontuação, nomeadamente quando iniciam a aprendizagem do Espanhol Língua Estrangeira (ELE). Para o efeito, começámos por consultar um conjunto de bibliografia especializada sobre o tema, a partir da qual sintetizámos a evolução histórica da pontuação, a sua relação com a linguagem oral, bem como algumas regras de uso dos respetivos sinais. Em simultâneo, delineámos estratégias didáticas com o intuito de obter respostas para a questão orientadora do projeto de intervenção que tínhamos projetado inicialmente. Tendo em conta a natureza da investigação, selecionámos como instrumentos de recolha de dados a observação direta e a análise documental, mais especificamente, os textos produzidos pelos alunos ao longo do projeto. Para efetuarmos o tratamento desses mesmos dados, incidimos na análise de conteúdo, conciliando os métodos qualitativo e quantitativo. A análise dos dados obtidos permitiu-nos concluir que as dificuldades mais evidentes relativamente ao uso da pontuação, nesta fase inicial da aprendizagem da língua espanhola, prendem-se com o emprego da vírgula. Além disso, verificámos que alguns dos erros de pontuação detetados nos textos na língua materna (LM) poderão ser transferidos para a escrita na língua estrangeira (LE).
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