Trissomia 21 e comportamentos disruptivos em sala de aula: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3824 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
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Trissomia 21 e comportamentos disruptivos em sala de aula: estudo de casoTrissomia 21Comportamentos disruptivosIntervenção inclusãoDown syndromeDisruptive behavioursInclusionInterventionDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente trabalho de investigação insere-se no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor, da Universidade Fernando Pessoa e visa promover a inclusão e a participação de um aluno com Trissomia 21, associado a comportamentos disruptivos na sala de aula. A inclusão é o grande desafio que se coloca à escola. É fundamental que esta seja capaz de encontrar formas e meios de responder com eficácia às necessidades educativas das crianças com Trissomia 21 associadas a comportamentos disruptivos. É neste contexto, que pretendemos obter resposta à seguinte questão: De que forma um programa de intervenção, direcionado a um aluno com problemas disruptivos, associado a trissomia 21, influencia positivamente a mudança dos comportamentos? Neste trabalho apresentamos os resultados de um programa de modificação comportamental, analisando o seu contributo perante os problemas de indisciplina, tendo como participante alvo um aluno com Trissomia 21. Como enfoque realçamos a importância de uma abordagem preventiva e a resposta à intervenção que deve ser pensada em função do problema do aluno e das circunstâncias, quer familiares quer do seu meio circundante. O programa de intervenção implementado visou promover os comportamentos desejados dentro da sala de aula, durante o ano letivo 2011/2012. Tal foi possível através da recolha colaborativa dos registos de comportamentos disruptivos, pelos professores de turma e de educação especial, antes e após a intervenção baseada num sistema de créditos, No final deste programa verificaram-se mudanças comportamentais no aluno, com diminuição dos comportamentos disruptivos e aumento de comportamentos ajustados.This study, for the masters´ degree on Educational Sciences – Special Education, Cognitive and Motor domain, in the University Fernando Pessoa, aims to promote the inclusion and participation of a student with Down Syndrome and disruptive behaviours in the classroom. Inclusion is the major challenge facing school today. So it is essential that school succeed in finding ways and means to respond effectively to the educational needs of children with Down Syndrome and disruptive behaviours. Our study intends to answer the following question: How does an intervention program targeted at a student with Down Syndrome and disruptive behaviours has a positive influence in his behavioural change? Intervention strategies and results of behavioural change in a student with Down Syndrome will be presented, and their contribution towards disciplinary problems will be discussed. This study focus on the importance of a contemporary, preventive and response to intervention approach, according to the student’s problems and the circumstances regarding both family and environment issues. In this study was implemented and evaluated an intervention programme wish aims to promote desired behaviours in the classroom during the 2011/2012 school year. This was possible through the collaborative collection of records of disruptive behaviour, by regular and special education teachers, before and after the intervention, using a rewarding credit system for student desired behaviours. At the end of this programme behavioural changes were observed, with a reduction of the disruptive behaviours and an increase of the desired ones.[s.n.]Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMarques, Hélder Augusto Carreira2013-06-03T09:14:51Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:10Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:42.500561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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