Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Eunice Leal Martins de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2666
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
id RCAP_984dfcdd18b093d1c4f2bae3eb93f897
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aulaCrianças e jovens em riscoComportamentos disruptivosInstitucionalizaçãoChildren and youth at riskDisruptive behaviorsInstitutionalizationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.O presente relatório é o resultado de todo o trabalho que foi sendo desenvolvido, ao longo do nosso estágio que teve lugar numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na qual são acolhidas apenas crianças e jovens do sexo masculino, por serem vítimas de abandono, negligência parental, carências económicas, entre outros tipos de situações. O trabalho em questão possui como principal objetivo, a “Prevenção dos Comportamentos Disruptivos em contexto de sala de aula”. Para tal, foi construído um programa de intervenção que visava essencialmente, o desenvolvimento de competências sociais, que permitissem a redução dos comportamentos disruptivos destes jovens, em contexto de sala de aula. Como tal, ao longo dos seis meses de estágio, foram‐se desenvolvendo sessões junto dos jovens aí institucionalizados, possuindo estas conteúdos variados e apresentando como objetivo principal, a sensibilização destes jovens, para diversas problemáticas. Quanto aos resultados esperados, procuramos essencialmente, a redução dos comportamentos disruptivos em sala de aula. Procuramos igualmente, capacitar estes jovens de mecanismos, que lhe permitam o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis, e ainda dotá‐los de mecanismos, que lhe permitam a obtenção de melhores resultados escolares.The present report is the result of all the work that was being developed, in the course of our stage that took place at a Private Institution of Social Solidarity, in which they are received only children and young males, because they are victims of abandonment, parental neglect, economic deprivation, among other types of situations. The work in question has as its main objective, the "Prevention of Disruptive behavior in the context of the classroom". For this, we built a intervention program that essentially, the development of social skills, enabling the reduction of disruptive behavior of these young people, in the context of the classroom. As such, over the six months of internship, have developed sessions with young people there institutionalized, having these various content and presenting as its main objective, the awareness of these young people, for various problems. As to expected results, we essentially, the reduction of disruptive behaviors in the classroom. We also empower these young people of mechanisms, which allow the establishment of interpersonal relationships healthy, and also equip them with mechanisms, which will allow it to achieve better results at school.Pereira, Cristina Maria GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCarvalho, Eunice Leal Martins de2014-12-22T13:57:08Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2666TID:201053730porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:36Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:55.535900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
title Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
spellingShingle Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
Carvalho, Eunice Leal Martins de
Crianças e jovens em risco
Comportamentos disruptivos
Institucionalização
Children and youth at risk
Disruptive behaviors
Institutionalization
title_short Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
title_full Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
title_fullStr Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
title_full_unstemmed Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
title_sort Prevenção dos comportamentos disruptivos em contexto de sala de aula
author Carvalho, Eunice Leal Martins de
author_facet Carvalho, Eunice Leal Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Eunice Leal Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças e jovens em risco
Comportamentos disruptivos
Institucionalização
Children and youth at risk
Disruptive behaviors
Institutionalization
topic Crianças e jovens em risco
Comportamentos disruptivos
Institucionalização
Children and youth at risk
Disruptive behaviors
Institutionalization
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22T13:57:08Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2666
TID:201053730
url http://hdl.handle.net/10400.11/2666
identifier_str_mv TID:201053730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130800507060224