Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97304
Resumo: Dissertação de Mestrado em Geociências apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_6832560ecaab9030d65e954fd834be61
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superiormanuais escolaresnível cognitivopapel funcionalperguntasrepresentações pictóricastectónica de placastipologiacognitive levelfunctional rolepictorial representationsquestionsplate tectonicstextbookstypologyDissertação de Mestrado em Geociências apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.O objectivo principal deste estudo foi analisar as representações pictóricas e perguntas incluídas em dois manuais escolares do 7.º ano de Ciências Naturais e dois de Geologia Geral de introdução no ensino superior, no subtema da Tectónica de Placas. Foi desenvolvido um estudo qualitativo de análise documental através de uma análise de conteúdo em função da tipologia, papel funcional e nível cognitivo das perguntas relacionadas com as representações, apresentadas nos quatro manuais seleccionados. Neste estudo obtiveram-se melhores resultados nos manuais de Geologia Geral, cujas representações implicam níveis de abstracção mais elevados em função da tipologia pela utilização mais frequente de Mapas, Fotografias e Diagramas; e do papel funcional das representações no Nível 2 e Nível 3 e, ainda, um maior número de perguntas relacionadas com as representações nas categorias Aplicar e Analisar. Assim, estes resultados podem indicar condições importantes na promoção de literacia científica no ensino das Ciências.The main objective of this study was to analyze and compare the prevalence of pictorial representations and questions included in two textbooks 7.º Grade of Natural Sciences and two textbooks of General Geology used in higher education, on the subtheme of Plate Tectonics. A documental and content analysis was done according to the typology, functional role of the pictorial representations and cognitive level of questions relating to representations presented in the four selected textbooks. In these study were obtained better results in the textbooks of General Geology, because representations imply higher levels of abstraction depending on the typology that used more Maps, Photos and Diagrams; a functional role of representations were in Level 2 and Level 3 and also a greater number of questions related to the representations in Categories Apply and analyze; conditions that may be relevant in promoting scientific literacy in science teaching.2014-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97304http://hdl.handle.net/10316/97304porFaustino, Paula Cristina Alexandre Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:33:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:22.213463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
title Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
spellingShingle Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira
manuais escolares
nível cognitivo
papel funcional
perguntas
representações pictóricas
tectónica de placas
tipologia
cognitive level
functional role
pictorial representations
questions
plate tectonics
textbooks
typology
title_short Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
title_full Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
title_fullStr Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
title_full_unstemmed Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
title_sort Tectónica de Placas: Representações pictóricas e perguntas em manuais de Ciências Naturais e de Geologia Geral do ensino superior
author Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira
author_facet Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv manuais escolares
nível cognitivo
papel funcional
perguntas
representações pictóricas
tectónica de placas
tipologia
cognitive level
functional role
pictorial representations
questions
plate tectonics
textbooks
typology
topic manuais escolares
nível cognitivo
papel funcional
perguntas
representações pictóricas
tectónica de placas
tipologia
cognitive level
functional role
pictorial representations
questions
plate tectonics
textbooks
typology
description Dissertação de Mestrado em Geociências apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97304
http://hdl.handle.net/10316/97304
url http://hdl.handle.net/10316/97304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552490275536896