A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Filipa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Branco, Neusa Cristina Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2036
Resumo: O presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
id RCAP_61b381150f0c5bc34983201f304ebf80
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébricosequências pictóricasgeneralizaçãopensamento algébricopictorial sequencesgeneralizationsalgebraic thinkingO presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.This paper focuses on a study developed by the first author in her internship report on supervised teaching practice of the Masters in Pre-school Education and Teaching in primary school related with the promotion of algebraic thinking in the early years in the work with pictorial sequences. The study aims to understand how students of the 4th year analyze and generalize growing pictorial sequences, in particular how they determine near and far terms and how they express their generalizations. The methodology has a qualitative and interpretative nature with the design of case study with three students. Data collection is performed through clinical interviews recorded in audio and video and written production of these students in two tasks with different pictorial sequences involving the discovery of one near term and one distant term and a generalization to determine any sequence term. The results show that the three students use different strategies in both tasks revealing the importance of the structure of the pictorial terms in the relations that they establish. All students presents difficulty in expressing the generalization.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, FilipaBranco, Neusa Cristina Vicente2018-01-17T21:24:55Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2036porCorreia, F., & Branco, N. (2015). A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico. Revista da UIIPS, 3(6), 151-168.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:33Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:11.526442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
title A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
spellingShingle A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
Correia, Filipa
sequências pictóricas
generalização
pensamento algébrico
pictorial sequences
generalizations
algebraic thinking
title_short A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
title_full A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
title_fullStr A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
title_full_unstemmed A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
title_sort A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
author Correia, Filipa
author_facet Correia, Filipa
Branco, Neusa Cristina Vicente
author_role author
author2 Branco, Neusa Cristina Vicente
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Filipa
Branco, Neusa Cristina Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv sequências pictóricas
generalização
pensamento algébrico
pictorial sequences
generalizations
algebraic thinking
topic sequências pictóricas
generalização
pensamento algébrico
pictorial sequences
generalizations
algebraic thinking
description O presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-01-17T21:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2036
url http://hdl.handle.net/10400.15/2036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, F., & Branco, N. (2015). A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico. Revista da UIIPS, 3(6), 151-168.
2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137031293501440