A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2036 |
Resumo: | O presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização. |
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A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébricosequências pictóricasgeneralizaçãopensamento algébricopictorial sequencesgeneralizationsalgebraic thinkingO presente artigo foca um estudo desenvolvido no âmbito do relatório de estágio da primeira autora integrado na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico relativo à promoção do pensamento algébrico nos primeiros anos no trabalho com sequências pictóricas. O estudo visa compreender como é que alunos do 4.º ano analisam e generalizam sequências pictóricas crescentes, nomeadamente como determinam termos próximos, distantes e como expressam as suas generalizações. A metodologia é qualitativa de cariz interpretativo na modalidade de estudo de caso com três alunos. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas clínicas gravadas em áudio e vídeo e das produções escritas destes alunos em duas tarefas com sequências pictóricas distintas que envolvem a descoberta de um termo próximo e um termo distante e uma generalização para determinar qualquer termo de sequências. Os resultados mostram que os três alunos utilizam estratégias distintas em ambas as tarefas, revelando a importância da estrutura dos termos pictóricos nas relações que os alunos estabelecem. Todos os alunos manifestam dificuldade em expressar a generalização.This paper focuses on a study developed by the first author in her internship report on supervised teaching practice of the Masters in Pre-school Education and Teaching in primary school related with the promotion of algebraic thinking in the early years in the work with pictorial sequences. The study aims to understand how students of the 4th year analyze and generalize growing pictorial sequences, in particular how they determine near and far terms and how they express their generalizations. The methodology has a qualitative and interpretative nature with the design of case study with three students. Data collection is performed through clinical interviews recorded in audio and video and written production of these students in two tasks with different pictorial sequences involving the discovery of one near term and one distant term and a generalization to determine any sequence term. The results show that the three students use different strategies in both tasks revealing the importance of the structure of the pictorial terms in the relations that they establish. All students presents difficulty in expressing the generalization.Instituto Politécnico de SantarémRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCorreia, FilipaBranco, Neusa Cristina Vicente2018-01-17T21:24:55Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2036porCorreia, F., & Branco, N. (2015). A análise de sequências pictóricas por alunos do 4.º ano de escolaridade na promoção do pensamento algébrico. Revista da UIIPS, 3(6), 151-168.2182-9608info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:33Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:11.526442Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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