Voluntariado social e formação cívica de crianças e jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cândida de Jesus Fernandes dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8272
Resumo: O presente trabalho corresponde ao relatório de uma pesquisa subordinada ao tema Voluntariado Social e Formação Cívica de Crianças e Jovens, desenvolvida sob o enquadramento teórico da Pedagogia Social. Acreditando que as práticas de voluntariado social desempenham um papel decisivo no processo formativo das crianças e jovens, quisemos saber em que medida estão as Escolas vocacionadas para integrar essas dinâmicas de voluntariado nos seus projectos educativos, tentando averiguar sobre as motivações que impelem as crianças e os jovens para a acção voluntária e sobre os valores que emergem dessas vivências pessoais. Para o efeito, foi realizado um trabalho empírico junto de três Escolas do Norte do País, dos ensinos básico e secundário e tendo por referência uma iniciativa de voluntariado social muito particular – o projecto Por Uma Nova África. Conforme se evidencia neste relatório, este estudo permitiu-nos concluir sobre a relevância sociopedagógica destas experiências de vida que, como tal, deverão ser inseridas nos planos formativos das crianças e jovens.
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